Ranking da Desigualdade Entre Homens e Mulheres e 2010

Foi lançado no meio de outubro o Relatório Global de Desigualdade de Gênero 2010, produzido pelo Fórum Econômico Mundial (FEM).

O objetivo é estabelecer um ranking mostrando quais países possuem uma paridade entre homens e mulheres, pois assim é possível promover novas ações que permitam que essa desigualdade seja diminuída gradativamente. O ranking é elaborado a partir de estudos de ambos os sexos de diversas classes sociais em 134 países.

Desigualdade

Os países que encabeçam a lista são europeus, da parte nórdica: Islândia, Noruega, Finlândia e Suécia. A quinta colocação fica com a Nova Zelândia. Já as últimas colocações, predomínio dos países árabes. Os últimos colocados do ranking são Paquistão, Chade e Iêmen.
No Brasil

Em relação ao relatório anterior, o Brasil caiu quatro posições, indo de 81º para 85º lugar. Em relação aos países da América Latina, os brasileiros só superam três países: El Salvador, México e Guatemala. Segundo o documento do FEM, a queda brasileira se deu por baixos investimentos em educação e no poder político em relação a outros países. Um dos dados levantados é que a proporção de crianças do sexo masculino matriculados no ensino primário é maior do que o de meninas.

Brasil

Outro dado relevante apontado no relatório é que a participação das mulheres no mercado de trabalho ainda é muito menos se comparada com a dos homens. Elas correspondem a 64%, enquanto eles são 85%. Além disso, foi constatado que a renda estimada delas dois terços menor que os ganhos deles.

Para piorar, o documento cita que o salário para cada tipo de trabalho vem caindo no Brasil constantemente, colocando o país na 123º posição, ou seja, tem uma das piores remunerações do mundo.

Em relação ao poder político, as mulheres representam apenas 9% de todo cargo parlamentar no país. Já nos cargos ministeriais, esse número ainda é menor: 7%. Logo, o relatório mostra que o país está em posições mais baixas nesse quesito, ocupando a 108º e 102º colocação respectivamente.

Outros Destaques do Documento

Os Estados Unidos receberam grande destaque pelo FEM, pois subiram 12 posições em relação ao ano passado, ocupando agora a 19º colocação. Já a França foi a grande decepção, pois despencou 28 posições e ocupa agora o 46º lugar do ranking.

Paises

Na Ásia, o destaque vai para as Filipinas, que ocupa a 9º posição do ranking. Já China se manteve na 61º colocação e o Japão subiu quatro posições, chegando a 94º colocação. Já em relação aos países Africanos, o melhor colocado segundo o documento é Lesoto, que ocupa a 8º posição. Em seguida aparece a África do Sul, em 12º lugar. A boa colocação desses países se deve pela participação feminina no mercado de trabalho.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Pessoas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.