O Natal originou-se do latim e significa nascimento, assim o natal é a celebração do nascimento de Jesus, é o culto universal da bondade, da confraternização, da reflexão, da vida. O Natal é comemorado por muitos com ceias lindas e maravilhosas, troca de presentes, decorações natalinas iluminadas, festas animadas, mas o natal é muito mais do que isso. A festa de Natal deve acontecer dentro do coração de cada um de nós, deve representar a celebração de uma nova vida, o renascimento de um novo homem, melhor. Esse é o verdadeiro espírito do Natal.
Festa de natal e sua simbologia
As festas de natal seguem uma tradição muito antiga e quase tudo que se faz no natal tem um significado especial, desde alguns pratos que comemos ou não podemos comer, como a troca de presentes, o Papai Noel, a troca de presentes e até mesmo a árvore e os enfeites de natal. Aqui vamos falar um pouco da simbologia dos enfeites de Natal.
Presépio
O presépio montado nas casas, igrejas, comércio e até nas praças relembra o nascimento do menino Jesus e todas as pessoas que estiveram presentes nesse momento tão sublime. Foi São Francisco de Assis quem montou o primeiro presépio em 1223, na Itália. O presépio nos lembra a vinda de Cristo para o meio de nós, e a forma humilde escolhida por ele para nascer. A observação ao presépio nos faz refletir sobre a mensagem que Jesus nos deixou com seu nascimento numa manjedoura, rodeado de animais.
Bolas coloridas
As bolas coloridas são talvez o enfeite mais tradicional das arvores de Natal e o mais admirado pelas crianças. As bolas representam os frutos da arvores da vida com Jesus, que são os talentos, as boas ações, os dons, o perdão, o amor, a compreensão, a esperança. As nossas atitudes cotidianas são os frutos da árvore da nossa vida e assim como as bolas, refletem quem somos. As bolas simbolizam também as graças que recebemos diariamente, a cada natal estarão com seu brilho um pouco mais desgastado, mas em compensação guardarão lembranças, vivencias e emoções acumuladas.
Estrela
A estrela é o enfeite tradicional da ponta do pinheiro, e relembra a estrela guia que guiou os reis magos até o menino Jesus. A estrela representa a luz que não se apaga, ela é permanente.
Velas
As velas de natal são um dos símbolos mais bonitos do natal, simbolizam a luz do mundo, Jesus, que devemos seguir. Uma lenda de origem nórdica conta que a vela guiou um menino de rua até uma casa que lhe abrigou durante o natal. Era o menino Jesus, a partir daí as velas são usadas para guiar Jesus as nossas casas na noite de Natal.
Papai Noel, pé de meia, ceia de natal, árvore de natal, presentes, cartões e mensagens de reflexão no natal, luzes, coroa do advento, missa do galo, etc., cada um desses enfeites de natal e elementos que compõem a celebração de natal tem um significado especial que foi cultuado através das tradições durante o tempo. Eles são especiais e fazem de nosso natal um momento mágico, em que nos encontramos mais próximas dos nossos irmãos e assim, também de Jesus, o filho de Deus.