Dia do Enfermeiro

As comemorações mundiais do dia do enfermeiro ocorrem em 12 de maio, como uma forma de homenagear Florence Nightingale, um verdadeiro exemplo de enfermagem moderna, para todo o mundo. Em nosso país comemora-se não somente o dia do enfermeiro, mas acontecem comemorações de 12 a 20 de maio, na Semana da Enfermagem, data esta que se instituiu durante os anos 40, para homenagear também, além de Florence, à Anna Nery. Esta importante enfermeira do nosso país foi a primeira mulher a se alistar de forma voluntária para auxiliar nos combates militares, um belo exemplo para os profissionais desta área.

Voluntários

Origem

A palavra enfermeiro ou enfermeira é composta por outras duas palavras cuja origem é  latim, a a palavra “nutrix” que significa mãe, e o verbo “nutrire” cujo significado é criar e ou nutrir. Estas duas palavras foram adaptadas para o inglês durante o século XIX, e esta adaptação acabou por se transformar em uma terceira palavra que é “nurse”, que na língua portuguesa significa enfermeira.

Dia do Enfermeiro

A Profissão

Já no Velho Testamento existem alusões à profissão de enfermeiro, tratava-se das pessoas que se ocupavam dos cuidados e proteção à pessoas doentes, especialmente tratando-se de deficientes e de idosos, pois naquela época esta atitude nobre garantia ao homem uma forma de manter sua sobrevivência. Naquele período e por muitos séculos depois, a enfermagem esteve ligada a figura feminina, ao seu trabalho e cuidados junto a grupos de nômades primitivos. Tudo nesta vida é evolução, e com a enfermagem não poderia ser diferente, os tempos passaram e as práticas ligadas à saúde evoluíram consideravelmente. Do século V ao século VIII a enfermagem é praticada de forma leiga, por pessoas que tinham vínculos religiosos, era como uma espécie de sacerdócio. Este entendimento fez com que as mulheres se afastassem da prática da enfermagem, pois tornara-se sem atrativos e indigna para elas, pois antes consideravam tal prática como um trabalho doméstico.

Mensagem

A Evolução

Passada a crise veio a evolução deste trabalho, e assim, em meio ao século XVI, a enfermagem passou a ser uma prática reconhecida como atividade profissional devidamente institucionalizada. Já em meados do século XIX a Inglaterra a considerava como enfermagem moderna. A partir de então padrões e definições passaram a ser catalogadas para o exercício desta profissão. A American Nurses Association – ANA, cria um conceito para a Enfermagem: é uma arte e também uma ciência, considerando-se como principal objetivo do trabalho o cuidado com os reais problemas de saúde, através de ações interdependentes e com base técnico científica, bem como o reconhecimento do significativo papel de enfermeiro quanto à educação para a saúde, deve-se ter habilidades na prevenção de doenças e no cuidado único e individual ao paciente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Datas Comemorativas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.