Cuidado Humanizado

Um médico, enfermeiro, cuidador, ou qualquer outro profissional da saúde, tem que ter sempre em mente que lida com vidas, com o sofrimento humano em sua forma mais pura, lida com o drama existente entre a vida e a morte.

Por isso, o cuidado com os pacientes deve ser o mais humano possível, um cuidado totalmente humanizado, que vise o bem estar da pessoa humana, com muito respeito, solidariedade e atenção, já que quem está doente sente um fardo na vida do outro e necessita de carinho e paciência redobrados.

Cuidado Humanizado

Cuidado Humanizado

O enfermeiro é o profissional que mais está em contato com o paciente, é aquele vai ver a pressão, a febre, que tira o sangue, que faz a higiene diária, que ouve as lamúrias e lamentações, sendo quem mais se compadece com um paciente, principalmente com aqueles que se encontram em estado terminal.

A relação entre enfermeiro e paciente deve ser saudável, equilibrada e acima de tudo extremamente cuidadosa e repleta de compaixão pelo outro, inclusive até por sua família, que de uma forma ou outra sofre junto com o doente.

O profissional da saúde deve estar preparado para cuidar de gente e colocar sua percepção e observação apurados a seu favor, conseguindo visualizar a necessidade do doente e correspondendo a suas expectativas.

Cuidado Humanizado

Cuidado Humanizado

O cuidado humanizado com o paciente é uma maneira de expressar um relacionamento sadio e solidário com o outro, com a intenção de se obter uma vida mais plena e feliz, proporcionando meios mais ativos e eficazes de sobrevivência, sem o extremo do sofrimento.

O cuidado não está apenas direcionado com a questão médica, mas antes de tudo com o carinho no trato com o paciente, através da paciência, da amabilidade, e atento às indicações que o corpo dá, através de um olhar, de um aperto de mão e de um abraço afetuoso.

Essas são indicações que podem melhorar muito um quadro de saúde, já que o paciente se sentirá à vontade com aquele profissional, e o simples sorriso dele pode ter efeito mais terapêutico do que uma dúzia de medicamentos.

Cuidado Humanizado

Cuidado Humanizado

No ambiente hospitalar tudo gera tristeza e melancolia, nele são despejados todos os problemas, principalmente os relacionados às condições econômicas, mas o cuidado humanizado pode fazer com que as pessoas que lá estejam se sintam únicas e acreditem nos profissionais que estão tratando de sua saúde. Com isso, o tratamento será muito mais eficaz e o paciente terá sua saúde restabelecida com maior prontidão.

A maioria das pessoas quando procura ajuda hospitalar, busca também um ouvido amigo, por isso o tratamento humanizado e carregado de compaixão é tão bem-vindo e extremamente precioso a quem o busca, seja ele na rede particular ou na rede pública. Todos querem ser tratados com carinho e atenção.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Emprego

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.