Brasil Fora da Recessão

Desde que a crise mundial econômica se estabeleceu alastrando-se por todos os países do mundo, no Brasil se afirmava não ser tão forte assim esta crise que teve origem nos Estados Unidos da América. Mesmo assim, o governo brasileiro agiu e vem agindo combatendo em todos os momentos, os principais focos da crise, procurando fortalecer o mercado interno, criando isenções e incentivos ao desenvolvimento do comércio e da indústria, visando o aquecimento do mercado e a manutenção do emprego. Nesta questão do emprego, o papel da indústria, que é a grande empregadora, foi louvável em todos os sentidos. Evitou demissões, sentou à mesa com seus empregados, negociou redução de horários e de salários, evitando ao maximo, as demissões.

Brasil Fora da Recessão

Brasil Fora da Recessão

Por isso, para os que vêem o Brasil fora da recessão, àqueles que sempre olharam para a crise sem promover alardes negativos, os que aceitaram e projetaram tudo o que foi feito pelo governo em termos de incentivos, hoje, quando o Ministro Guido Mantega afirma que o Brasil saiu da recessão técnica, eles estão com o mesmo comportamento e realizando um Trabalho Duro para que o equilíbrio alcançado até agora resulte em crescimento já a partir do terceiro trimestre e se torne realmente, no primeiro país a sair da crise.

Economia Brasileira

Economia Brasileira

Comparando com outros países

Para o presidente Luis Inácio Lula da Silva, a Economia Brasileira, não foi atingida pela crise da mesma maneira que a maioria das nações pelo mundo afora. Aqui no Brasil foi só uma “marolinha”, o que não é verdade. A intenção do nosso presidente foi apenas a de amenizar o que estava acontecendo tentando manter o povo otimista e a bem da verdade, não foi mesmo tão forte assim, pois na ocasião, o Brasil se encontrava em estado de graça com sua economia, o que acabou fragilizado a própria crise. Ao analisar a questão do Brasil fora da recessão, o Ministro Mantega, fez algumas comparações com outros países, pois segundo ele, o Brasil gastou de 1 a 1.5% do seu PIB com incentivos e desonerações, ao passo que a China pode alcançar 13% do seu PIB e os EUA, 7%, mas nenhum desses países conseguiu resultados tão positivos como os que o Brasil alcançou.

Mercado

Mercado

Projeções positivas

O que na verdade se passa no Brasil, em relação a essa crise na economia é que nem a oposição teve grandes argumentos para criticar o país pela crise e medidas tomadas, pois diante dos fatos que se apresentam pelo menos, o que vemos são coisas positivas. O próprio IBGE está fazendo projeções alentadoras para o encerramento do ano, com a economia crescendo 3.4 pontos percentuais, o que seria extremamente relevante para um país que se prepara para entrar na era do pré-sal, o fortificante econômico que começa a emergir das profundezas do mar, criando expectativas de Momentos Incríveis para o futuro de nosso país, que tem tudo para superar a crise, ou melhor, quase tudo, apenas falta seriedade e honestidade para gerir os grandes negócios de futuro para o país.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Economia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.