As 8 Melhores Séries Brasileiras de Todos os Tempos

O Brasil virou uma referência no exterior por conta de suas produções televisivas. São várias e cada um mostra um pouco do jeito brasileiro de ser. Elas mostram desde as belas praias que o país dispõe até mesmo as belezas do norte, a Amazônia, maior floresta tropical de todo o globo.

E, falando em globo, podemos dizer que a Emissora Carioca é referência na arte de tais produções, já que é agraciada com um time de atores de peso, que marcaram a teledramaturgia brasileira.

Podemos dizer isso pelas obras que a Globo produziu pela sua trajetória de vida. ‘’Senhora do Destino’’, ‘’Tieta’’, ‘’Gabriela’’, ‘’Irmãos Coragem’’, ‘’Roque Santeiro’’, entre muitos outros.

Mas Não é Somente a Globo uma das Melhores no Quesito Teledramaturgia

Como já dito no subtítulo acima, a Globo não é a única. Podemos citar aqui a Rede Manchete, de propriedade do Grupo Bloch. Apesar de já ter sido extinta há 13 anos, ainda é lembrada pelo público, pelo seu dinamismo em transmitir e informar aos telespectadores.

Rede Manchete de Televisão

Rede Manchete de Televisão

Além disso, quem teve a infância no período de funcionamento da emissora (1983-1999) aclama a mesma por ter levado ao público, os animes (tais como Jiraya, Cavaleiros do Zodíaco, Jaspion, entre outros) além de ter um acervo grande de sucessos noveleiros (Dona Beija, Kananga do Japão, que foi idealizada pelo dono da emissora, Adolpho Bloch, Helena, entre outros).

Infelizmente, depois de gestões que não levaram o crescimento da emissora, a mesma veio a decretar falência, depois de muitas crises, e foi substituída pela RedeTV! Em 10 de maio de 1999.

O que é uma Série Televisiva?

Uma série televisiva nada mais é do que um programa que tem determinado número de episódios. Ele pode ser fruto de uma idéia da ficção científica ou ser também baseados em fatos que realmente aconteceram. O que mais diferencia as séries das novelas é que a mesma tem ‘’episódios’’ e pode ser dividida em temporadas.

A história das séries inicia simultaneamente com a da televisão no Brasil. A primeira foi ‘’O Vigilante Rodoviário’’, de 1961. A seguir, confira com a gente esse e mais 7 seriados que fizeram tremendo sucesso no Brasil.

Seriado Brasileiro - Os Normais

Seriado Brasileiro – Os Normais

As Oito Melhores Séries Brasileiras

Vamos listar agora as oito melhores séries já produzidas no Brasil. Certamente, você já conheceu alguma. Pessoas que tem uma idade maior, também irá se lembrar de algumas. Então, vamos conferir as oito melhores?

08º- O Vigilante Rodoviário (1961/62 TV Tupi):

100% brasileiro, a série contava a história de um vigilante que rondava as vias paulistas, prendendo bandidos, sendo um herói. O sucesso foi tamanho que os episódios (cerca de 40) foram repetitivamente mostrados ao público, de 1960 até a década de 70. Uma curiosidade é que, depois do fim da série, o ator que interpretava o vigilante (Carlos Miranda) deixou de lado a sua profissão artística e se dedicou ao trabalho de vigilante, e, em 1988, foi aposentado como tenente.

 

07º-Alô, Doçura (1953/64 TV Tupi):

Esse é outro exemplo de série brasileira. Com protagonistas de peso como a veterana Eva Wilma e o também veterano John Herbert, ficou no ar durante 11 anos. A cada episódio, os atores se travestiam de personagens diferentes, mas sem perderem o enfoque inicial que move a série: Um desequilíbrio na vida de um casal. Os protagonistas transferiram a história para a vida cotidiana: Se casaram e conservaram o matrimônio pelo período de 1955 a 1976.

 

06º- Malu Mulher (1979/80 TV Globo):

Tinha como centro a vida de Malu (Vivida por Regina Duarte), separada e também emancipada. Outras questões que, na época, eram um tabu, como sexo e orgasmo, também eram temas abordados na trama. Daniel Filho dirigiu a série e o autor Manoel Carlos teve participação ao redigir 76 dos episódios da série.

 

05º-Plantão de Polícia (1979/81 TV Globo):

De autoria do excêntrico autor Aguinaldo Silva, foi o primeiro trabalho dele desse tipo na emissora. Antes, fazia coberturas de teor policial para o jornal O Globo. O enredo era constituído por uma folha de notícias, nomeada ‘’Folha Popular’’, e o seu diretor, Pena (Hugo Carvana). Para poder montar esse personagem, Silva aproveitou seus trabalhos em tais coberturas policiais em locais onde a ação da polícia era constante.

 

04º-Carga Pesada (1979/1981 e 2003/2007 TV Globo):

Essa, com certeza, todos se lembram. Foi produzida em dois períodos: 1979/1981 e 2003/2007. Mas, os protagonistas foram os mesmos: Stênio Garcia (Bino) e Antônio Fagundes (Pedro). O enredo está relacionado à vida caminhoneira dos dois, que se envolvem nos mais diversos acasos por onde passavam, geralmente envolvendo pautas sociais e humanas. Ainda hoje é lembrada, com humor, a célebre frase de Pedro: ‘’É uma cilada, Bino’’.

03º-Armação Ilimitada (1985/88 TV Globo):

Essa série tinha como protagonistas Andréa Beltrão (Zelda), Kadu Moliterno (Juba) e André Biase (Lula). Os protagonistas tinham um triângulo amoroso na trama. Adeptos de MotoCross e de Surf, ambos desejavam Zelda, que era jornalista do jornal ‘’Correio do Crepúsculo’’. Além de dividir o coração entre os dois rapazes, ela e eles zelam pela vida de Bacana (Jonas Torres), uma criança órfã.

 

02º- A Grande Família (2001 – TV Globo)

No ar desde 2001, é uma das produções Globais que está a mais tempo no ar. As confusões em que a família de Lineu (Marco Nanini) se envolve são quase todas culpa de seu genro, Agostinho (Pedro Cardoso). Nenê (Marieta Severo) faz de tudo para ‘’acoitar’’ Agostinho e seu filho, Tuco (Lúcio Mauro Filho). Sua filha, Bebel (Guta Stresser) é casada com Agostinho e juntos tem um filho, Floriano.

.

 

01º- A Diarista (2003/2007 TV Globo)

Essa série merece ficar na primeira posição. As aventuras da diarista Marinete (Cláudia Rodrigues) juntamente com seus amigos Ipanema (Helena Fernandes), Solineuza (Dira Paes), Dalila (Cláudia Mello) e Figueirinha (Serjão Loroza), sendo esse último seu patrão. Fazendo o seu trabalho nas casas das mais variadas pessoas, Marinete se envolve em confusões e, até mesmo do próprio meio onde vive.

http://www.youtube.com/watch?v=RUX72ORtlaE&feature=related

Teve grande aceitação popular, o que fez a série ter 4 temporadas, ficando no ar de 2003 a 2007. Uma possível 5º temporada estava sendo cogitada, mas, por problemas de saúde por parte de Cláudia Rodrigues fez o projeto ser adiado.

Aí estão algumas das séries que fizeram sucesso nas estações televisivas. Podemos perceber que a maioria é de produção da Rede Globo. Independente da emissora, o que importa é a história da série e a qualidade da produção, tanto do lado do elenco quanto do lado do enredo.

Por Francisco Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
TV

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.