Muitos programas caíram no esquecimento, alguns ainda são lembrados vagamente por adultos de hoje, que eram crianças nos anos 90. Porém, a grande maioria dos programas que mostraremos a seguir fizeram grande sucesso nos anos 90. Confira!
1- O Castelo Rá Tim Bum que foi exibido pela TV Cultura entre os anos de 1994 a 1997 fez uma grande sucesso. Na verdade o programa infantil teve dois momentos, na década de 80, onde pontuou mais na audiência e na década de 90, não repetindo o mesmo sucesso.
O programa tinha como público-alvo, o infanto-juvenil e era produzido em cima de atividades pedagógicas. Chegou a marcar 12 pontos de média, o que para a TV Cultura era uma excelente pontuação de audiência.
2- Glub Glub é outro programa infantil dos anos 90 de destaque da TV Cultura, que esteve no ar durante 8 anos, entre 1991 e 1999.
Dois peixinhos eram os protagonistas do programa. A cada um episódio, o peixe fêmea e o peixe macho tinham uma missão para resolver, todas elas com lições de moral para a criançada. O cenário do programa sempre foi o fundo do mar.
3- A TV Colosso fez sucesso na Rede Globo entre os anos de 1993 e 1997. Com certeza foi um programa infantil que marcou as crianças que nasceram nos anos 90. Elas se divertiam com os personagens, todos simpáticos cachorros, que andavam, falavam e ainda apresentavam desenhos.
4- O Caça Talentos foi outro sucesso para o público infanto-juvenil que ficou no ar entre 1996 e 1998 na Rede Globo.
Angélica era protagonista do programa que vivia com duas fadas bem atrapalhadas depois de perder os pais em um acidente de carro. Bela, o seu nome na história, vivia as aventuras em um Mundo Mágico.
5- Bom dia & Cia foi um programa infantil dos anos 90 exibido pelo SBT durante os anos de 1993 e 2009.
O comando do programa ficava por conta da apresentadora Eliana. No começo, era apresentado de uma “casa”, o cenário, sendo 100% um programa educativo. Em 1994, Eliana passou a ter companhia. Melocoton apresentava o programa junto com ela e também Bizuca participava, um fantoche e uma minhoca respectivamente.
6- O Xou da Xuxa sem dúvidas foi o maior sucesso da Rede Globo na grade de programas infantis. Xuxa entrou no ar com o programa em 1986 e seguiu até 1992. O Xou da Xuxa teve a dura missão de substituir o programa Balão Mágico e fez muito bem.
O programa de auditório misturava jogos e quadros com a participação do público, apresentações musicais e desenhos animados.
7- TV CRUJ entrou no ar em 1997 e ficou até 2003 no SBT. O programa infantil dos anos 90 era uma produção da Disney, onde eram exibidos desenhos da mesma.
8- Mundo da Lua foi exibido pela TV Cultura entre os anos de 1991 e 1993. Lucas Silva, a personagem principal gravava histórias com o gravador que ganhou do avô. Entre os atores que participaram do programa infantil estavam Antônio Fagundes, Lucinha Lins, entre outros.
9- Show Maravilha foi a aposta do SBT entre os anos de 1987 e 1994 para alavancar a audiência junto ao público infantil.
Mara Maravilha comandava o programa exibido na parte da manhã. Além das brincadeiras de auditório, as crianças assistiam desenhos.
10- Chiquititas foi exibido pelo SBT entre os anos de 1997 e 2001. Eram crianças que viviam em um orfanato e o programa era uma espécie de novela voltada para o público infantil.
O programa fez um enorme sucesso no Brasil. Além da novelinha, as músicas que faziam parte da trilha sonora.
11- Rá Ti Bum foi um programa infantil dos anos 90 que foi exibido pela TV Cultura, entre os anos de 1990 e 1992.
Foi um programa que inovou a grade de programas infantis do Brasil e fez muito sucesso entre o público-alvo. Chegou a faturar um prêmio em Nova York pela qualidade do programa.
12- Xuxa Park foi exibido entre 1994 e 2001 na Rede Globo. Dizem que o programa foi uma escolha para substituir o Xou da Xuxa que estava ficando desgastado.
O programa além das atrações musicais, tinha competições entre meninas e meninos. O Xuxa Park era voltado para o público infanto-juvenil.
13- X Tudo durou somente um ano na TV Cultura, era 1992. O programa era produzido totalmente em cima de um conteúdo educativo, mas ao mesmo tempo, levando informações de forma divertida para o público infantil.
O elenco do programa não era fixo, era rotativo, porém, o seu representante que ficou mais conhecido e associado ao X Tudo foi Gérson de Abreu, que apresentava a produção. Ele falava das suas experiências e assim dava dicas para quem estava assistindo.
14- Carrossel foi outra novela infantil que fez o maior sucesso no SBT. O programa ficou no ar entre 1991 e 1992 e depois teve inúmeras reprises ao longo do tempo. A produção mexicana contava o dia a dia de uma escola e da turma da simpática professora Helena.
Alguns personagens tinham mais destaque, como Maria Joaquina, a aluna rica e antipática e Cirilo, o garoto pobre e humilde.
15- Punky, A Levada da Breca esteve em dois canais, Band e SBT, entre os anos de 1989 e 2012. O programa ainda continua sendo exibido e faz sucesso em outros países. Não é uma produção brasileira e sim americana. Foi exibida primeiro pelo SBT, no final da década de 1980 e na década seguinte os direitos foram comprados pela Band.
A série infanto-juvenil tem como protagonista Punky Brewster, que é uma orfã, que encontrou um lar junto a Arthur Bicudo, um fotógrafo.
16- Bambuluá foi exibido pela Rede Globo entre os anos de 2000 e 2001. O programa foi comandado por Angélica e era dividido em dois blocos. Ela apresentava desenhos animados.
Bambuluá chegou a marcar 42 pontos no ibope superando todas as novelas que estavam sendo exibidas na época, e que são onde a Rede Globo, tradicionalmente tem o maior índice de audiência.
17- Band Kids foi transmitido pela Band no fim dos anos 90 até 2001. O programa entrou no ar para “tapar” um furo na programação da emissora, mas a recepção foi tão boa que ele foi ficando e ficando até se tornar parte permanente da grade de exibição.
O programa que era transmitido na parte da tarde, mostrava desenhos e tinha como destaque a aprendiz de guerreira interpretada pela apresentadora Renata Sayuri, que vestia a personagem Kira.