Santas Padroeiras das Cidades Brasileiras

A religião sempre esteve presente no Brasil. Muitas pessoas acreditam em um ser superior, e ainda muitos creem que, após a morte, uma nova vida, dessa vez eterna, surgirá para aqueles que foram boas pessoas na Terra.

A maioria da população brasileira está ligada com a religião católica, sendo, por ora, o país com mais católicos de todo o mundo. Mas não podemos nos esquecer, é claro, das outras religiões que também existem no país, como os evangélicos, enfim.

Mas vamos falar, neste artigo, da religião católica. Sendo umas das instituições mais respeitadas no mundo, a Igreja Católica já chegou a ser a religião dominante. Mas, com o tempo, esse título foi sendo perdido.

No Brasil, temos vários exemplos de cidades que levam o nome de uma santidade. E é sobre isso que iremos falar no nosso artigo. Você vai conferir aqui algumas cidades brasileiras que levam o nome de santos e santos, e os seus respectivos padroeiros. Vamos lá?

As Cidades Brasileiras Com Padroeiras

Muitas dessas cidades são conhecidas, por geralmente possuir catedrais e outras igrejas que atraem muitos fiéis. Vamos conhecer algumas delas?

Aparecida, São Paulo

A cidade de Aparecida do Norte, no interior de São Paulo, é o nosso primeiro exemplo de cidade que possui uma padroeira. De fácil acesso por Minas Gerais e Rio de Janeiro (Além de São Paulo claro), Aparecida tem como padroeira Nossa Senhora Aparecida, que também é a Padroeira Oficial do Brasil. Nossa Senhora de Aparecida é uma imagem da Virgem Maria que foi encontrada em 1717, mais precisamente no mês de outubro. Dois pescadores, que pediram á Virgem que os ajudassem a pescar bastante peixes, pescaram a imagem da santa, sem cabeça. Depois de recolher a imagem e lançar novamente, a cabeça foi pescada. Daí por diante, eles pescaram uma quantidade gigantesca de peixes, sendo esse o primeiro milagre da Nossa Senhora Aparecida.

Nossa Senhora Aparecida

Nossa Senhora Aparecida

A cidade é pequena, com cerca de 40 mil habitantes. A Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida é uma imponente edificação, construída em 1980. Pode abrigar cerca de 50 mil fiéis, e é a maior Basílica do mundo.

Ao redor do local, há uma espécie de shopping, com praça de alimentação e várias lojinhas com lembranças, eletrônicos, roupas e bugigangas. É um belo local para, além de fazer orações, passar momento agradáveis.

Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais

Localizada no Sul de Minas, próxima da cidade de Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí é outra cidade que possui uma padroeira. Com uma população de cerca de 40.000 habitantes, a cidade é conhecida nacionalmente por ‘’O Vale da Eletrônica’’, por conta de empresas e setores educacionais de tecnologia instalados na cidade. É automático pensarmos que a santa padroeira é Santa Rita de Cássia.

Santa Rita de Cássia foi uma monja agostinha que viveu durante os anos de 1381 a 1457. Antes de se dedicar por completo à vida religiosa, ela fora casada e mãe, mas perdeu o marido e os dois únicos filhos (sendo a morte de seus filhos uma súplica de Cássia para Deus, pedindo a ele que salvasse a alma de seus filhos, tomados pelo ódio do assassinato de seu pai).

Santa Rita do Sapucaí

Santa Rita do Sapucaí

Na cidade, logo na entrada, podemos nos deparar com uma estátua gigante de Santa Rita, dando boas vindas aos visitantes. Ao adentrar a cidade, podemos perceber o clima gostoso e aconchegante, típico de cidades pequenas e médias. Há a praça central, com uma fonte muito bonita e também a Igreja Matriz, dedicada á padroeira. Na parte subterrânea da igreja está localizada uma réplica do corpo de Santa Rita, em exposição em um retângulo de vidro, parecido com um caixão.

Próxima também da cidade de Itajubá, Santa Rita do Sapucaí também é uma ótima opção para os fiéis que desejam conhecer a Igreja de Santa Rita e também se divertir.

Piedade, São Paulo

Outra cidade com padroeira, Piedade possui aproximadamente 52 mil habitantes, tendo como padroeira Nossa Senhora de Piedade. A cidade já foi conclamada como a capital da cebola. Também é muito conhecida pelo espetáculo floral proporcionado pelas cerejeiras do Japão, durante os meses de junho e julho. A sua economia gira em torno da agricultura.

Nossa Senhora da Piedade também é chamada de Nossa Senhora das Dores, é também a padroeira da Diocese de Guaxupé, cidade Sul – Mineira, que iremos falar mais adiante.

Itajubá, Minas Gerais

Voltando ao Sul de Minas, a cidade de Itajubá possui como padroeira a Nossa Senhora da Soledade. A Igreja Matriz, onde é dedicada para a padroeira, foi erguida no local onde a primeira missa da cidade foi realizada, quando Padre Lourenço da Costa desembarcou pela primeira vez na cidade.

Itajubá beira os 100 mil habitantes, sendo uma cidade de médio porte. Contando com várias empresas de renome, como Helibrás e Mahle, a cidade é bastante acolhedora, sendo também muito agradável. De lá, saíram várias personalidades, como Wenceslau Braz, que foi presidente da República, entre muitos outros. Cercada por várias e majestosas montanhas, a cidade quebra a monotonia cinzenta das áreas residenciais.

Guaxupé, Minas Gerais

A cidade de Guaxupé, também no Sul de Minas, possui como padroeira Nossa Senhora das Dores, equivalente a Nossa Senhora da Piedade e Nossa Senhora da Soledade. Com cerca de 50 mil habitantes, a cidade gira em torno do café, possuindo a maior cooperativa de café de todo o planeta.

Com um ambiente acolhedor, a cidade possui um IDH alto, proporcionado pelo café, que é cultivado nos arredores da cidade. O estado de São Paulo quis que a cidade passasse a pertencer a eles, coisa que os mineiros não quiseram.

Santa Rosa, Padroeira do Peru

Fugindo um pouco do assunto de cidades, vamos destacar aqui a Santa Rosa, que é padroeira do Peru. Além disso, a santa é a primeira nativa americana a ser canonizada, por isso é bastante conhecida no continente.

Aqui no Brasil, a Santa é padroeira do município de Santa Rosa de Lima, localizada em Santa Catarina. Possui cerca de 2.000 habitantes, mas é bem provável que esse número seja maior, sendo a sua principal atividade econômica a agricultura familiar.

Por Francisco Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.