Saiba Como Funciona a Previsão do Tempo

A previsão do tempo nada mais é do que o uso da tecnologia aplicado a ciências para fazer uma previsão do que aconteceria na atmosfera em um prevê futuro de certo local. Mas não é tão confuso quanto parece.

Esse tipo de previsão utiliza modelos e alguns parâmetros já pré estabelecidos da atmosfera, e também contam com as habilidades e experiências dos meteorologistas. Essas previsões também podem ser chamadas de prognóstico, que é o uso de algumas condições momentâneas junto a condições meteorológicas buscando antecipar com o máximo de precisão possível essas condições futuras.

Previsão do Tempo - Jornal Nacional

Previsão do Tempo – Jornal Nacional

Esses estudos são feitos com dados multidisciplinares e a própria visualização de como está o céu, temperatura, formação de nuvens, atmosfera, tudo. Para esse tipo de coleta de dados são usados vários aparelhos tecnológicos como radar Doppler, bóias marítimas, balões atmosféricos, etc.

Esses aparelhos usam dados em forma de números que são interpretados por programas e um super sistema, que analisa esses dados e dá uma possibilidade de evolução das condições meteorológicas, mas tudo em forma de probabilidade. Então os meteorologistas concluem esses dados fazendo algumas alterações de acordo com outros dados e aí sai uma previsão.

Como Funciona?

Os dados são coletados em todo o mundo através de uma rede internacional e então é são feitas várias análises para se chegar há uma previsão. Um dado histórico é que na época das Guerras, pelo menos até o fim da Segunda Guerra Mundial, essas informações só serviam para fins militares.

Depois que os países começaram a se unir para trabalhar com esse tipo de análise, isso aconteceu depois da criação da Organização das Nações Unidas que consequentemente originou também a Organização Meteorológica Mundial. E partir daí as análises são feitas em conjunto por especialistas e aparelhos em todos os lugares do mundo ao mesmo tempo e no mesmo horário.

Apesar de todos os equipamentos e da quantidade de dados e informações recebidas pelos computadores, grande parte da previsão parte por análises feitas por meteorologistas. Isso explica o fato de que um mesmo dia possa ter várias previsões diferentes. É também preciso ressaltar que em algumas partes do planeta não existem tantos dados, e essa falta de informação pode atrapalhar na hora das análises para a previsão.

Coleta de Dados

As bases de dados vão até a central de análise por meio de medidas feitas no mar, no céu e na terra. Em todo o planeta existem mais de 11 mil estações meteorológicas que começam a coleta através de informações vindas da terra.

Alguns desses equipamentos que ficam em terra e captam dados de alturas próximas a superfície até uns 10 metros de altura, geralmente eles são constituídos de painéis a energia solar, que é responsável pela própria alimentação do equipamento.

Como as estações não conseguem cobrir o globo completamente, eles contam a ajuda de estações pequenas existentes em aeroportos, que auxiliam na captura de dados do vento, pressão, umidade, chuva, e outros elementos mais básicos. Esse tipo de informação é importante para a decolagem dos aviões, mas também auxiliam da previsão do tempo da região, portanto esses dados são todos enviados para a Organização Meteorológica Mundial.

Equipamentos

Existem muitos equipamentos que fazem a coleta de dados em diversos locais do planeta. Veja como funcionam alguns deles:

Bóia

70% do planeta é constituído de água, portanto como a maioria das estações ficam em terra, essa parte também é importante para ser analisada e a captação de dados nas superfícies oceânicas fica por conta de bóias meteorológicas e de alguns navios mercantes ou militares. Esses navios, assim como as mais de 900 bóias, passam informações sobre ventos e chuvas.

Satélite

Os satélites servem para mostrar a movimentação das nuvens através de imagens. Coisa que nenhum outro equipamento faz. Essas imagens auxiliar no entendimento da dinâmica das temperaturas, das chuvas e, além disso, ainda mostram a umidade e o vapor da água. São feitas por 6 satélites geoestacionários que estão presentes em 5 órbitas polares.

No ar

Existem mais de 3 mil aviões de vôos comerciais que mantém convenio com a Organização de Meteorologia Mundial. Como esses aviões voam em altitudes muito elevadas (mais ou menos 11 mil metros de alturas), os dados deles são muito importantes já que lá em cima as temperaturas são muito diferentes da superfície. O ponto negativo é que não há aviões que voem por toda superfície do planeta, sendo assim ainda há falta de dados.

Balão Mágico

Estes ficam acima dos aviões, em cerca de 30 mil metros. Mantém-se no ar através de gás hélio, e carregam radiossondas. Um aparelho usado para medir a pressão atmosférica, umidade relativa do ar e temperatura. Quando monitorado a posição do balão também é possível medir o vento com ele.

Informações

São muitas as informações recebidas e de várias fontes diferentes ao mesmo tempo, e quem organiza isso processa todos os dados de todos os países e território. Existem 3 estações principais de meteorologia. Uma fica em Melbourne, na Austrália, em Washington, nos Estados Unidos e em Moscou, na Rússia. Dentre elas mais 15 são responsáveis pelo processamento das informações, que são enviadas de 3 em 3 horas e assim cada país faz a sua previsão.

TV

Existem canais de TV especializados em assuntos relacionados a meteorologia, e em outros casos algumas empresas disponibilizam os boletins meteorológicos via meios de comunicação, sendo que algumas emissoras até possuem meteorologistas próprios. Porém quem apresenta as previsões é sempre outra pessoa.

Tradução

Como os dados obtidos são vários gráficos e números totalmente incompreensíveis para os leigos, esse trabalho fica por conta dos meteorologistas. Esses números e dados são lançados em um programa junto com a data atual e datas anteriores e esse software faz os cálculos para decifrar como será o clima no futuro, além disso, esses cientistas também acrescentam uma análise pessoal onde eles observam as fotos enviadas do satélite e fazem a previsão.

É fato que nem sempre a previsão é correta. Isso não quer dizer que os dados estejam errados, mas sim que não há como prever como será o tempo no futuro. O que esses dados mostram são probabilidades que de acordo com a matemática pode ser possível acontecer ou não.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.