Riscos da Escova Com Formol

Com a ditadura do cabelo liso a cada dia que passa aumenta o número de mulheres que desejam fazer alisamentos com formol, desde progressivos até com auxílio da escova e secador de cabelo. Necessário ter em mente de que caso a quantidade de formol utilizada for maior do que o nível recomendado pela ANVISA existe grandes chances de acontecerem problemas graves no couro cabeludo.

Fique Atento

Fique Atento

Para alcançar o sonho do cabelo liso as mulheres estão dispostas a fazer diversos sacrifícios, inclusive colocar a vitalidade do couro cabeludo em risco. Especialistas indicam que todos os cuidados são necessários para manter a beleza dos fios de cabelos sem danificar o conjunto das madeixas.

ANVISA: Luta Contra o Formol no Couro Cabeludo

Por causa da obsessão de algumas mulheres em querer ficar com os cabelos lisos a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) colocou a escova progressiva em suspeita, impondo regras no nível de formol concentrado nas fórmulas. Não se pode ignorar o fato de que não penas os couro cabeludo pode ficar afetado como também o sistema respiratório porque alta concentração de formol junto com o vapor quente do secador é prejudicial à saúde.

Cabelereiros desconhecem grande parte dos riscos, sendo que não pode saber ao certo se todas as pessoas presentes no salão possuem deficiências respiratórias, ou mesmo hipersensibilidade de formol. Olhos que acabaram por sofrer cirurgias para resolver problemas de miopias podem ser prejudicados. Em algumas pessoas o choque anafilático pode gerar óbito por asfixia.

Formol representa elemento tóxico quando entra em contato com a pele, é ingerido ou inalado. Em forma de gás é arriscado no campo respiratório e em contato com os olhos. Conforme diversos alertas da OMS (Organização Mundial da Saúde) simboliza agente cancerígeno em potencial. Pessoas que por ventura inalem podem ter fortes dores de cabeça que duram semanas, tosse, vertigens, falta de ar, entre outros tipos de sintomas. Quando está em contato com a pele pode gerar vermelhidão e sensação de dormência.

A ANVISA possui objetivo de regulamentar os produtos cosméticos para proteger a saúde dos consumidores e consumidoras do Brasil. Na atualidade o nível de formol na fórmula deve estar em no máximo 0,2%. Quantidades que trazem números maiores são consideradas proibidas de receberem registros concedidos pelo Ministério da Saúde. Em termos gerais, agentes de saúde devem ser contra aos danos que os respectivos produtos podem causar nas pessoas desavisadas ou que desconhecem os riscos básicos.

Significado de Formol! Proibido Por Quê?

Representa substância tóxica utilizada para diversos tipos de conservações de substâncias, como os tecidos. Para impedir com que aconteça degradação antes das análises são utilizados em biópsias. Representa alto risco ao público que consome porque é absorvido de maneira rápida por mucosas. Além das dezenas de problemas que podem ser gerados, pode causar danos irreparáveis nas cutículas de cabeços, além de deixar o córtex (parte interna) com maior nível de ressecamento, perda de cor e quedas dos fios.

Nenhuma empresa consegue licença para vender produtos para alisamento que possuem mais do que 0,2% na fórmula em geral. No sentido de estabilizar o índice de PH dos produtos alguns empreendimentos usam ácido fórmico, atividade considerada permitida conforme as regras da ANVISA. O problema está nos cabelereiros que para conquistar melhores resultado com a aplicação fazem a mistura dos produtos junto com quantidade de formol e conquistar os desejados efeitos conquistados por escovas progressivas.

Escova com Excesso de Formol Gera Cabelo Duro!

Especialistas concordam entre si ao afirmar que com o passar do tempo os fios que receberam este tipo de escova ficam mais duros. A prática constante dissolve a membrana celular e o cimento intercelular envolvido nos fibras de queratinas, que ficam desprotegidas de maneira considerável. A ausência os elementos oleosos e naturais torna os fios endurecidos, sem brilho ou maleabilidade.

Cabelereiros de renome indicam fazer diversas seções de hidratação com linhas ricas em proteínas, condicionante a ativos emolientes. Para não e enganado no momento de irem alisar o cabelo se faz necessário prevenir. De certa forma o cheiro do formol possui aromas inconfundíveis. Os olhos passam a lacrimejar. Gargantas e narinas podem ficar irritadas. Pessoas que estão dentro do salão podem tossir com frequência por causa o alto nível tóxico existente na atmosfera ambiente.

Não Arrisque Sua Saúde

Não Arrisque Sua Saúde

Alisantes e Formol

Escova definitiva, alisamento japonês, escova francesa, enfim todos os nomes representam métodos semelhantes de fazer alisamento, nenhum deles registrados de maneira oficial pela ANVISA. No entanto, não existem problemas caso os produtos aplicados para realizar os efeitos não recebam excesso de formol.

Para pessoas desavisadas pode representa solução milagrosa no sentido de conquistar o sonhado efeito milagroso de ficam com as madeixas lisas. No entanto, acabar com o cabelo crespo ou cacheado pode trazer alta ameaça no futuro.  Conforme a ANVISA o Rio de Janeiro representa cidade brasileira na qual mais aumenta as denúncias que envolvem uso de alisamentos clandestinos compostos com elevadas taxas de formol.

A ANVISA realiza diversas campanhas para alertar público consumidor em tomar cuidados básicos na escolha dos produtos corretos, que seguem as diretrizes da lei ao não colocarem em risco a saúde do couro cabeludo ao longo prazo. Produtos não registrados representam produções que não foram testadas de maneira prévia antes de chegar às prateleiras.

Excesso de ácido fórmico e formol representa constante combate da ANVISA, que acata denúncia de qualquer pessoa que esteja no território nacional, independente da nacionalidade, desde que o fato tenha acontecido em terras nacionais.

Entre As Principais Reclamações Realizadas ao Órgão Que Defende Consumidores Estão:

Queimaduras no Couro Cabeludo

Lesões na Córnea

Queda Parcial ou Total dos Fios de Cabelos

Problemas Respiratórios

Morte por Choque Anafilático.

Cabelereiros e salões de beleza que não respeitam código de ética entre a classe consumidora não enxerga limita em utilizar produtos irregulares ou que foram adulterados com excesso proibido de produtos.

Salões de beleza e cabeleireiros inescrupulosos estão utilizando produtos irregulares, adulterados, acrescentando formol aos produtos prontos para o uso. Esta “manipulação” é inadequada e irregular. Ao ir ao salão para alisar o cabelo fique com a atenção redobrada com relação aos itens utilizados durante o processo de alisamento.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.