Templo Budista Cotia

Quem deseja fazer um passeio diferente ou mesmo se aprimorar espiritualmente não pode deixar de conhecer o Templo Zu Lai, o templo budista de Cotia, em São Paulo. Para quem ainda não conhece esse templo é o maior templo budista da América Latina e tem como inspiração de arquitetura os palácios da dinastia Tang que esteve no comando da China durante o período entre o século VII e X.

A inauguração do templo foi feita no dia 05 de outubro de 2003, para se ter uma ideia de quão grandioso é esse templo ele conta com 10 mil metros quadrados de área construída num terreno que possui no total 150 mil metros quadrados. Vamos conhecer melhor o Templo Zu Lai e você vai entender porque ele é um marco turístico de Cotia.

O Templo

Assim que se passa pelo portão de entrada do templo é possível se admirar com uma bela estátua de Buda. A estátua tem a aparência conhecida pelos brasileiros de Buda, ou seja, aquele homem gordinho e com um sorriso pacífico nos lábios. Uma estátua que recebe aquele que chega prenunciando a paz e a felicidade que podem ser encontradas nesse templo.

Em seguida se pode ver uma escadaria que tem várias estátuas no entorno e passando por ela é possível chegar ao pátio central do templo. Nesse templo é possível ter uma visão incrível do salão principal. No entorno do pátio ficam dispostas esculturas e um belo lago, um lugar especial para quem deseja meditar.

A Manutenção do Templo Zu Lai

A manutenção da impressionante construção chinesa é de responsabilidade das monjas que residem no templo. Para quem não conhece muito do budismo pode ser uma atração a parte as monjas que usam as vestimentas típicas bem como mantém as suas cabeças raspadas. O uso de uma roupa igual por todos e a cabeça raspada se devem ao fato de que os monges e monjas renunciam aos bens materiais bem como aos desejos mundanos assim que dão entrada na vida monástica.

Visitantes

Visitam o templo pessoas que desejam realizar aprimoramento espiritual por meio do autoconhecimento bem como pessoas curiosas a respeito do budismo. Quem entra no templo tem a nítida impressão de estar entrando num lugar de plena paz. Pode ser um passeio muito interessante para quem deseja esquecer que está no Brasil. No domingo a língua oficial do templo é o chinês, nesse dia é ainda mais fácil acreditar que está na China.

Quem Pode Visitar o Templo Zu Lai

A visitação do Templo Zu Lai está aberta a todo mundo, mesmo quem não é budista. Dentre as possibilidades que esse templo oferece estão participar de práticas espirituais e fazer cursos variados (como o de meditação, ikebana, culinária vegetariana, caligrafia chinesa entre outros). No templo é feita a divulgação da prática de meditação bem como uma série de cerimônias como a dos Cinco Preceitos, Joias Tríplice e casamentos e funerais.

O Budismo

A origem do budismo remonta ao século VI a.C., na Índia e consiste numa filosofia de vida em que são seguidos os ensinamentos de Buda. Tudo começou com Buda Shakyamuni que nasceu como o príncipe Sidarta no norte da Índia (o atual Nepal). O príncipe renunciou a toda a sua fortuna aos 29 anos para ter uma vida mais simples.

Uma das características da maneira como Buda transmitia o seu conhecimento é que ele não tentava convencer ninguém a seguir a sua filosofia, mas sim tentava iluminar as pessoas de alguma maneira. Conversando com Buda as pessoas tinham uma sensação de paz, alegria, sabedoria e liberdade que ajudavam a fortalecer a mente humana.

A filosofia do Budismo Humanista tem como objetivo encorajar os praticantes a ter uma vida mais generosa e com mais compaixão pelas outras pessoas. Quem segue essa filosofia vive de acordo com os ensinamentos de Buda. Uma forma mais simples de viver em que se renuncia a tudo que é mundano.

Localização do Templo Zu Lai

Quem se interessou em conhecer mais sobre o budismo ou só ficou curioso para saber mais a respeito dessa bela construção arquitetônica no melhor estilo chinês pode visitar o templo no endereço: Estrada Municipal Fernando Nobre, 1461, altura do Km 28 da rodovia Raposo Tavares, na cidade de Cotia. Os visitantes podem conhecer o templo de terça a sexta no horário das 12 às 17h bem como nos sábados, domingos e feriados no período das 19h30 às 14h. O estacionamento e a entrada são gratuitos.

Estrutura do Templo Zu Lai

O templo, como uma atração turística, está preparado para receber os visitantes de maneira que conta com um espaço de playground para as crianças, cafeteria que tem lanches vegetarianos além de chás, sucos e café. Nos sábados e domingos o restaurante funciona no horário de almoço no horário das 12h às 14h30 e tem o preço de R$ 15,00 por pessoa. Além disso, no templo ainda tem uma livraria e uma loja em que é possível encontrar artigos budistas.

Atenção as Regras

Quando for visitar o templo budista é importante ficar atento a algumas regras de comportamento. Para começar escolha roupas que sejam condizentes com o local, ou seja, que sejam muito chamativas ou muito informais como bermudas, shorts e no caso das mulheres roupas decotadas ou muito curtas.

Além disso, quando estiver dentro do templo tente ser o mais silencioso possível e não fume nas dependências do mesmo. Pegue somente aquilo que lhe seja oferecido e não leve animais para o passeio. Não é permitido fazer piqueniques no espaço do templo e também não é autorizado entrar no templo com alimentos que tenham carne ou seus derivados bem como bebidas alcoólicas.

É importante destacar que em todos os espaços de alimentação do templo a comida é estritamente vegetariana. Mesmo que você esteja fazendo um passeio de turismo de curiosidade é importante respeitar o local e seguir as regras. Para saber mais sobre o templo budista de Cotia acesse o seu site em http://www.templozulai.org.br/. Bom passeio e aproveite a visita ao Templo Zu Lai.

O Templo Budista Zu Lai está localizado na cidade de Cotia, interior de São Paulo, a  aproximadamente trinta quilômetros de São Paulo. Ele é considerado como um dos principais Templos da América Latina e atrai milhares de visitantes todos os anos. Todos em busca de momentos de paz, equilíbrio e na busca constante pelo autoconhecimento. Quem visita o local pode observar que tudo ali está colocado para trazer serenidade, beleza e harmonia, entre as pessoas e a natureza.

Templo Budista Cotia

Templo Budista Cotia

No Templo Zu Lai há muita mística, além da realização de diversos rituais, que por vezes não são entendidos, mas mesmo assim, muito admirados por todos, principalmente pelos sons característicos da cultura Oriental, e pela alegria que emana do lugar. Ele faz parte do Monastério de Fo Guang Shan, com raízes vindas do budismo Marayana, que propaga que a natureza de Buda pode ser alcançada por todos. Nesse modo de vida, tendem a usar os ensinamentos de Buda através de quatro regras básicas: cultura, educação, purificação espiritual e Beneficência Social.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religião

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.