Retiro Budista

Para quem deseja conhecer mais a fundo os preceitos do budismo é muito interessante viver a experiência de fazer um retiro budista. O que faz dessa experiência algo tão forte e intenso é o fato de que o local em que o retiro é feito é planejado para oferecer o máximo de concentração possível para que os participantes possam meditar e conhecer mais sobre o Dharma (ensinamentos de Buda).

Retiro Budista

Retiro Budista

Nos retiros os participantes contam com a orientação de um monge budista ou de um leigo com ampla experiência que tira as dúvidas e apresenta novas possibilidades. Num retiro budista são ministradas palestras, conversas com perguntas e respostas, orientação particular e tudo o que pode tornar a experiência de mergulho nessa religião ainda mais profunda. A seguir vamos descrever alguns elementos que são comuns a grande parte dos retiros budistas, no entanto, fique atento que pode ter variação dependendo do templo ou instituição que estiver organizando o retiro.

O Clima do Retiro Budista

A religião budista é reconhecida por oferecer paz aos praticantes e por isso o clima criado no ambiente do retiro é tão importante. A principal preocupação diz respeito ao silêncio do local para que haja tranquilidade. A alimentação nesse retiro é complemente vegetariana com horários pré-determinados. Ao longo dos dias do retiro os participantes praticam yoga e meditação.

Tema

Normalmente os retiros budistas tem um tema central que será trabalhado ao longo dos dias com viés prático e teórico. A ideia é que os participantes possam sair do retiro com mais conhecimento e com a sensação de paz que é inerente a ideia de retiro.

Dicas de Itens Para Levar a um Retiro Budista

Verifique se o local onde acontecerá o retiro budista conta com almofadas para yoga ou esteiras de meditação. Mesmo que o local tenha esses materiais pode ser legal levar seus itens pessoais, pois além de você se sentir mais a vontade com suas coisas também evita acabar sem material no caso de ter muitos participantes. Leve também uma garrafinha de água daquelas tipo squeeze para se manter bem hidratado e sem perder nada da programação.

Atenção as suas Roupas

No momento de escolher as roupas para levar para o retiro budista considere que você deve escolher itens leves, modestos e discretos. Evite cores fortes e peças muito coladas ao corpo. Também lembre-se que essas roupas devem ser confortáveis para que você possa meditar.

Repelentes

Em retiros budistas geralmente tem uma regra contra usar inseticidas, contudo, se você tem alergia ou mesmo se incomoda com os insetos pode levar um repelente, se possível opte por um repelente natural e sem cheiro forte.

O Que Não Levar num Retiro Budista

Para quem for para um retiro budista a dica é não levar itens como bebidas alcóolicas, perfumes e desodorantes com cheiro forte, livros e/ou revistas que não tenham relação com budismo, alimentos como bolachas, chocolates e afins. Pergunte aos organizadores do retiro budista do qual você irá participar se tem mais alguma restrição.

Programação

Geralmente os retiros budistas tem programação já definida antes do início de maneira que você deverá fazer a consulta da mesma antes de ir viver essa experiência.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religião

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.