Diferenças Entre Teísmo e Ateísmo: Respeito Em Primeiro Lugar

Ao longo da história humana, muitas pessoas passaram a fazer parte de um grande número de religiões, mas há também as pessoas que não acreditam em nenhum ser supremo. Os problemas ocorrem quando um lado não entende o outro. Este artigo irá ajudá-lo a evitar esses problemas.

Diferenças Entre Teísmo e Ateísmo: Respeito Em Primeiro Lugar

Diferenças Entre Teísmo e Ateísmo: Respeito Em Primeiro Lugar

Significado Dos Termos

Entenda o que os termos “teísta”, “ateu” e “agnóstico” significam. O teísta acredita em um deus ou deuses, já o ateu nega essa crença. Um agnóstico é aquele que acredita que há evidências insuficientes para saber a resposta da existência ou não de um deus. Isto é, um agnóstico pode ser teísta se acredita que um deus ou mais deuses existem, mas acredita que isso não pode ser provado.

Da mesma forma, um agnóstico pode ser ateu, se acredita que não há nenhum deus ou deuses, mas que isso não pode ser provado. Em um sentido estrito da filosofia, alguns estudiosos argumentam que todos nós somos agnósticos, porque nunca podemos realmente ter certeza de muita coisa, inclusive da nossa própria existência.

Diferença Entre o Monoteísmo, o Politeísmo e Panteísmo

  • Monoteístas acreditam em um só Deus ou divindade, mas não de qualquer divindade ou deuses de outras religiões.
  • Politeístas acreditam em um conjunto de muitos deuses.
  • Panteístas acreditam que tudo no universo é divino.

Cada um costuma defender com unhas a dentes a sua crença ou falta dela, por isso, muitos dizem que religião não se discute. Entretanto, se for uma discussão sadia e sem ofensas pode ser muito enriquecedora para todos os participantes.

As Semelhanças Entre o Teísmo e Ateísmo

Note que se você retirar os elementos sobrenaturais da maioria das religiões, o seu código moral é muito semelhante ao dos ateus. A maioria dos elementos éticos de muitas religiões está de acordo com os pensamentos dos teístas e ateus, por exemplo, a regra de ouro de Jesus: “Faça aos outros o que gostaria que fizessem a você”, ou na variação, “Não faça aos outros o que você não quer que fosse feito a você.” A maioria das pessoas concorda com isso. Reconhecer essa semelhança é um passo bastante importante para que todos se entendam.

Pesquise Sobre a Crença Ou Descrença Do Outro

A maioria dos ateus já foi teísta (ou foi criado em uma tradição teísta), mas aqueles que não eram devem considerar as ideias de várias formas de teísmo antes de sair por aí fazendo críticas. Enquanto aqueles que têm raízes teístas devem estudar as ideias com a qual eles não estão familiarizados. Dessa forma, com um conhecendo as ideias do outro é muito mais fácil debater de forma saudável.

Como Lidar Com Pessoas Religiosas Se Você é Ateu

Como Lidar Com Pessoas Religiosas Se Você é Ateu

Como Lidar Com Pessoas Religiosas Se Você é Ateu

Muitos seguidores devotados das principais religiões veem o ateísmo como uma doença ou um sinal de que eles devem lhe ensinar a sua religião, a fim de ajudá-lo a alcançar o céu. Estes argumentos muitas vezes podem ser evitados, conversar com um teísta que esteja disposto a ouvir suas ideias sem questionar poderá ser bastante positivo.

Não comece a falar de suas ideias desnecessariamente: Tente evitar o assunto com pessoas muito religiosas. O que eles não sabem não lhes fará mal. Se te perguntarem sobre a sua religião, não minta, basta indicar o seu ponto de vista. Apenas tente não transformar a conversa em um debate, porque isso quase nunca acaba bem.

Certifique-se de que o outro realmente entenda o que significa ser ateu: A palavra ateu pode carregar conotações pejorativas, como “imoral” ou “satânico”, e isso, claro, não é verdade. Se você suspeitar que a pessoa com que você está falando pode não entender o significado pretendido da palavra, explique o que realmente é o ateísmo, assim você pode ajudar a combater o preconceito. Faça os outros entenderem que ser ateu, de modo algum, é o mesmo que não ter moral ou ética. E, claro, pratique o que você prega. Seja, acima de tudo, uma boa pessoa, ajude o próximo e trate os outros com respeito.

Procure apoio: Se você está se sentindo desprezado por uma sociedade religiosa, procure participar de outro “grupo”. Conhecer outros ateus ou mesmo crentes sem preconceito pode ajudar. No entanto, não permita que o ateísmo se torne um critério para suas amizades. Se você respeitar as crenças dos outros, você pode fazer amizade com pessoas que também o respeitam.

Não obrigue o outro a aceitar o seu ponto de vista: Se você sente raiva das religiões, é bem provável que essa “birra” seja resultado de pessoas que tentam convertê-lo contra a sua vontade. Portanto, não faça o mesmo com os outros.

Conheça outras religiões: Quando o tema da religião surge em uma conversa, é bom que você esteja bem informado. Se você entende as crenças dos seus amigos tanto quanto eles, logo todos irão perceber que tentar te converter é algo desnecessário.

Não entre em discussões com os fundamentalistas: Argumentar com aqueles que tentam converter você pode ser uma excelente maneira de esclarecer seus pensamentos e aprender mais sobre as crenças dos outros, mas discutir com uma pessoa de mente fechada não irá funcionar. Se você optar por discutir com um amigo, encare isso como uma partilha de crenças e não um confronto. Antes de começar a discutir, pense se o seu amigo é capaz de conversar sem se alterar. Se você achar ofensiva a atitude do seu amigo, o melhor a fazer a acabar com a discussão. Afinal, nunca vocês chegarão a um consenso.

Respeito Em Primeiro Lugar

Independente da sua religião ou se você é ateu, o respeito deve vir sempre em primeiro lugar. Jamais julgue uma religião sem conhecer, afinal todas existem para proporcionar o bem. Além disso, os ateus apenas não acreditam em um deus, e isso não significam que eles sejam pessoas ruins, pelo contrário.

Se você busca ser uma pessoa boa, não seja preconceituoso e não julgue aquilo que não conhece. Dessa forma, todos nós poderemos viver em paz e sempre buscando fazer o bem, independente se fazemos parte da religião católica, evangélica, espírita, adventista, etc.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religião

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.