Qual a Idade de Alfabetização no Brasil?

Os Métodos De Alfabetização

Nos tempos atuais sabemos que saber ler e escrever é algo imprescindível, e por tamanha importância, esse conhecimento se tornou algo bastante trivial para a sociedade atual. Porém, para as pessoas que não são alfabetizadas, esse conhecimento é um grande feito e de extrema valia, principalmente os adultos analfabetos, que acabam sofrendo muito mais com isso e podem acabar contando com uma dificuldade um pouco maior para superar esse obstáculo, já que para as crianças isso se torna algo naturalizado e que será trabalhado com o tempo.

Mas o que a maioria das pessoas que não são do ramo da educação e da pedagogia não tem em mente é que todo esse processo para alfabetizar uma pessoa – seja uma criança ou um adulto – é algo bastante complexo e ainda assim extremamente necessário e fundamental hoje em dia, pois é por meio desse processo que milhares de pessoas se iniciam no prazeroso e relevante mundo da escrita e da leitura, que é algo com o qual se torna praticamente impossível de viver sem no mundo moderno.

Todo esse processo de alfabetização é algo muito debatido e estudado por pesquisadores e estudiosos da área, e até o momento atual não se existe um consenso fixo a respeito de qual método é mais eficiente e eficaz para ser usado pelos professores e educadores, mas o que é mais aceito atualmente é a utilização da combinação de vários métodos – sendo esses divididos em duas principais vertentes: analíticos e sintéticos – e a partir disso compor a melhor maneira de realizar esses ensinamentos.

Ainda falando a respeito das vertentes existentes nos métodos de alfabetização, a dos métodos sintéticos se resumem basicamente no modo de ensinar o aluno de maneira a iniciar com unidades gráficas e / ou sonoras e dessa forma partindo da composição das partes e indo para o todo. Enquanto isso os métodos analíticos trabalham com ideias contrárias, começando do todo e indo para as unidades menores, dando assim origem a partes com significado compreensível para quem está aprendendo.

A questão é que ainda que todos os métodos contem com pontos positivos e negativos, ainda não existe um consenso de opiniões entre qual vertente é mais efetiva e mais indicada para ser utilizada nesse processo. Essa divergência de ideias acontece principalmente pelo fato de que o principal objetivo dos educadores não é somente de ensinar seus alunos a ler e escrever, mas sim, gerar um incentivo para  que eles se sintam ativos na obtenção de seu conhecimento, tanto nesse processo inicial, quanto em etapas futuras, já que isso possibilitará que o aluno passe a ser de fato um individuo com pensamento crítico e ativo, que consiga lidar de maneira adequada com a sociedade como um todo.

É por isso que as pessoas que estudam essas temáticas sempre batem na tecla de que independentemente do método que se utilize na alfabetização, é interessante que se parta da ideia de que não basta apenas ensinar o aluno a ler e escreve – o que claro, já é um grande feito – mas é necessário também transformar os alunos em pessoas que tenham a capacidade de atuar de forma crítica na sociedade, mostrando assim a eles os caminhos que os levarão ao sucesso de seu desenvolvimento e aprendizado, que se dará de forma consciente e firme, onde terão como base todos os conhecimentos que tiverem adquiridos ao longo dos anos. Todos esses pontos acabam gerando ainda outros fatores a longo prazo, tornando a pessoa um participante muito importante para todo o seu círculo social.

Qual a Idade Ideal Para a Alfabetização?

A extrema importância da alfabetização já ficou esclarecida com o que foi apresentado acima, mas a questão que pode vir chamar atenção com maior frequência, é que é comum que os pais sempre incentivem muito os seus filhos nesse processo, mas o problema é que existe uma linha tênue entre esse incentivo e uma pressão em cima de quem está aprendendo. É por isso que até os dias de hoje já foram realizados estudos para definir qual a idade mais adequada para que as crianças iniciem esse processo de alfabetização, e esse é o tema do artigo de hoje, mais especificamente a respeito de qual é a idade certa para a alfabetização no Brasil.

Alfabetização

Alfabetização

A alfabetização funciona basicamente como um marco no desenvolvimento da infância de uma pessoa, e algumas das crianças já passam a iniciar esse processo de decifração de palavras com apenas cinco anos de idade, mas esse intervalo pode variar normalmente até os sete anos de idade, sem representar e nenhum tipo de atraso muito sério nesse aspecto. Mas ainda assim, nessa fase é muito natural que os pais comecem a se preocupar de maneira mais profunda com o desenvolvimento de seus filhos, fazendo até mesmo comparações com outras crianças e tomando outras atitudes que podem até mesmo prejudicar a criança nesse período.

A primeira coisa a ser entendida a respeito dessa etapa da vida de uma criança é compreender que o começo da sua vida escolar não necessariamente está relacionado com o início da vida de alfabetização da mesma, já que normalmente essa ordem tem um grande intervalo entre si. O que acontece na realidade é que nos primeiros anos da educação infantil o desenvolvimento da criança acontece de outras formas, que não a alfabetização, como por exemplo por meio de estímulos como as formas geométricas, as cores, as músicas e melodias, e também, é claro, o início da vida social das crianças, por meio do relacionamento com professores, monitores e também com os coleguinhas.

Todos esses estímulos que foram apresentados acima são de extrema importância para o desenvolvimento das crianças, e mais do que isso, analisando de forma pedagógica, eles também propiciam uma facilidade no momento de se começar a alfabetização propriamente dita, proporcionando que todo o aprendizado se encaminhe de maneira mais natural e com as dificuldades reduzidas consideravelmente.

No Brasil, o departamento que determina e trata de assuntos relacionados a alfabetização é o PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, e é também por meio dele que o governo guia suas diretrizes e se comunica com a população. Assim sendo, esse pacto foi um compromisso firmado pelo Governo Federal no ano de 2012, que colocou como objetivo e meta que todas as crianças brasileiras devem estar alfabetizadas até o terceiro ano do ensino fundamental, tendo essa data como limite máximo. Isso corresponde que as crianças brasileiras devem estar sabendo ler e escrever até os seus oito ou nove anos de idade.

PNAIC

PNAIC

No Brasil, o departamento que determina e trata de assuntos relacionados a alfabetização é o PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, e é também por meio dele que o governo guia suas diretrizes e se comunica com a população. Assim sendo, esse pacto foi um compromisso firmado pelo Governo Federal no ano de 2012, que colocou como objetivo e meta que todas as crianças brasileiras devem estar alfabetizadas até o terceiro ano do ensino fundamental, tendo essa data como limite máximo. Isso corresponde que as crianças brasileiras devem estar sabendo ler e escrever até os seus oito ou nove anos de idade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.