Primeiros Super-Heróis

Vivemos uma fase de vários e bons filmes de super-heróis o que tem criado um movimento interessante de expectadores de cinema para leitura de quadrinhos. Porém, será que você sabe quais foram os primeiros super-heróis que foram criados? A seguir listamos alguns desses heróis e um pouco da história deles.

https://www.youtube.com/watch?v=XutsCoXUbvM

Hugo Hercules – 1902

O super-herói Hugo Hercules foi criado pelo cartunista William HD Koerner em 1902 para o ser o titular de uma história em quadrinhos publicada no Chicago Tribune. Basicamente Hugo era um homem de vigorosa saúde que possuía força sobre-humana e que andava pela cidade em busca de ajudar as pessoas.

A sua força era tão grande que ele poderia facilmente levantar um elefante e até mesmo parar uma locomotiva. Esse é referido como o primeiro super-herói, mas não obteve muito sucesso e o seu criador acabou deixando as HQs de lado para se tornar pintor.

Tarzan – 1912

O personagem Tarzan foi criado pelo escritor Edgar Rice Burroughs em 1912 no romance Tarzan of the Apes. Esse personagem foi o protagonista de mais 24 livros e outros escritores escreveram histórias com o personagem. Tarzan é filho de um casal de ingleses, porém, quando seus pais morrem ele é criado por macacos. A palavra Tarzan significa “pele branca”. O nome verdadeiro do personagem é John Clayton III, Lorde Greystoke.

Zorro – 1919

A criação de Zorro é do escritor norte-americano Johnston McCulley em 1919. Na história o herói Zorro é o alterego do jovem aristocrata Don Diego De La Veja. A história se passa no século XIX quando a Califórnia ainda era uma colônia espanhola. O rico Diego vai estudar na Europa e quando volta para casa percebe que precisa defender os fracos e oprimidos.

Para fazer isso ele usa uma máscara e uma capa preta para não ser reconhecido. O seu grande companheiro é o cavalo negro “Tornado”. Para criar o disfarce perfeito Diego finge ser um homem covarde para aqueles que o conhecem. O nome Zorro vem da palavra espanhola raposa e se refere aos seus movimentos sagazes e rápidos. A assinatura do personagem passa a ser uma letra Z desenhada com a sua espada, desenho que é feito em paredes e também nas roupas dos seus inimigos.

Hugo Danner – 1930

O personagem Hugo Danner faz parte do romance Gladiator do escritor norte-americano Philip Gordon Wylie. Danner nasceu no final do século XIX e tem uma força sobre-humana, porém, não consegue encontrar uma maneira de utilizar as suas habilidades para ajudar as pessoas por mais que tente e acaba morrendo frustrado.

Shadow (Sombra) – 1931

O personagem Shadow ou Sombra lembra um pouco a história do Batman. Criado na década de 1930 para programas de rádio o personagem é uma criação de Walter Brown Gibson. O milionário Lamont Cranston se transforma em Shadow que é um vingador mascarado que não tem pena dos criminosos. Para combater o crime ele utiliza um chapéu, casaco, capa e um lenço vermelho que cobre a boca.

Também usa um anel com um rubi bem grande e que se chama Girassol. Anda armado com duas pistolas 45 e é dono de uma pontaria sem igual. Uma das vozes famosas do personagem na rádio foi Orson Welles. O herói usava um aparelho voador que era feito sob medida para ele e tinha a habilidade de controlar a mente humana através de hipnose, algo que aprendeu no Oriente Médio.

Dick Tracy – 1931

O detetive Dick Tracy é um herói de tiras de quadrinhos e um dos personagens da cultura pop norte-americana mais referenciados. Esse detetive policial dificilmente era baleado e tinha a habilidade de atirar muito rápido. Uma coisa curiosa é que geralmente os seus inimigos eram muito feios.

A criação de Dick Tracy é do cartunista Chester Gould para uma tira de quadrinhos para um jornal que levava o mesmo nome do detetive em 1931. O cartunista desenhou e escreveu a tira até 1977, ela era distribuída pelo Chicago Tribune Syndicate.

Doc Savage – 1933

O personagem Clark Savage, Jr. foi criado pelo empresário Henry W. Ralston e pelo John L. Nanovic da Street and Smith Publications para ser publicado em revistas populares que eram chamadas de pulps entre as décadas de 1930 e 1940. O nome em inglês desse personagem indica que ele é uma mistura de aventureiro e cientista.

Flash Gordon – 1934

O super-herói Flash Gordon era um herói espacial e começou a ser publicado em 1934. O personagem que é uma criação de Alex Raymond foi criado para ser uma resposta competitiva da King Features Syndicate a sua concorrente Pulitzer Syndicate. O personagem de Raymond venceu um concurso e passou a ser publicado no New York American Journal.

Jim das Selvas – 1934

O personagem Jim das Selvas foi criado para rivalizar com Tarzan e se trata de um herói que luta contra piratas, vendedores de escravos e também um vilão que é conhecido como Cobra. Para muitos se trata de uma versão mais madura e civilizada do Tarzan, o seu parceiro é Kolu e também era desenhada por Alex Raymond.

Agente Secreto X-9 – 1934

O personagem Agente Secreto X-9 é uma criação de Dashiell Hammett em parceria com o desenhista Alex Raymond. Tudo começou com uma tira de jornal de 1934 e era distribuída pela King Features, foi publicado até 1996. No começo X-9 era um agente sem nome que trabalhava para uma agência sem nome. Na década de 1940 ele passou a ser chamado de Phil Corrigan e sua tira passou a se chamar Secret Agent Corrigan. A agência dele passou a ser o FBI.

Mandrake – 1934

O personagem Mandrake é um super-herói que utiliza seus poderes de hipnose instantânea para vencer os vilões. Para isso ele utiliza movimentos de seus olhos e mãos além de poderes de telepatia. A criação do personagem é de Lee Falk, mesmo criador do Fantasma. Com seus poderes o mágico transformava as armas dos inimigos em buquês de flores ou pombas. O nome Mandrake foi inspirado num mágico chamado Leon Mandrake que fazia performances nos anos de 1920.

O Fantasma – 1936

Outro personagem criado por Lee Falk o herói usava uma máscara e uma roupa roxa para esconder a sua verdadeira identidade. Uma curiosidade é que o Fantasma foi o primeiro super-herói a usar um uniforme.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.