Operações Humanitárias Da ONU

A Organização das Nações Unidas (ONU) ou apenas Nações Unidas (NU) é uma organização internacional que possui o objetivo de cooperar com direitos internacionais, desenvolvimento econômico, processos sociais, direitos humanos e a paz mundial. Esta organização mundial foi fundada em 1945, isso após o acontecimento da Segunda Guerra Mundial, para que substituísse a antiga Liga das Nações e o objetivo maior era fazer com que os países parassem de se enfrentar, detendo as guerras e promovendo um diálogo entre nações rivais. Esta organização, para conseguir estar em todo o território mundial, possui outras várias organizações subsidiárias que realizam as missões. Atualmente são mais de cento e noventa países-membros e quase todos os principais estados do mundo fazem parte.

Operações Humanitárias Da ONU

Operações Humanitárias Da ONU

Operações Humanitárias

O escritório da ONU fez neste ano de 2013 um apelo para a Assistência Humanitária, para que ajudassem a pagar o valor solicitado das operações humanitárias que seriam realizadas naquele ano, o dinheiro solicitado foi de oito milhões e meio de dólares, o que é equivalente a dezessete milhões de reais. Segundo esta grande organização, todo este dinheiro seria usado para ajudar mais de cinquenta milhões de pessoas que estão distribuídas em dezesseis países, que passam por diversas e inúmeras necessidades. A principal coordenadora das ONU disse que no ano de 2012 as doações que esta organização receberam mal chegaram aos sessenta por cento necessários e não foi possível ajudar todas pessoas que precisavam. Ela ainda concluiu que a organização ajuda mais de um milhão de crianças no Iêmen, mais de dois milhões de pessoas que vivem no Sudão do Sul e mais de um milhão e meio de pessoas no Níger. Nestes próximos anos serão incluídas mais de quintas novas organizações não governamentais que ajudarão a entregar ainda mais assistências a refugiados, grupos vulneráveis e pessoas que estão desalojadas por algum motivo, como desastres naturais que aconteceram na região em que moram. Foi anunciado que as nações conseguiram arrecadar cerca de cinquenta milhões e meio de dólares que servirão para ajudar mais oito países que estão em estado de grande emergência humanitária e uma grande negligência como é o caso do Afeganistão, Colômbia, Camarões, Etiópia, República Democrática do Congo, Sudão e Sri Lanka, que acabaram recebendo alguns recursos do CERF (Fundo Central de Resposta a Emergências) que ajudaram a população fornecendo comida, água, remédios e outros serviços básicos que são necessários. Esta coordenadora ainda enfatizou que todas essas subsidiárias foram extremamente importantes para que milhares de vidas fossem salvas e o que é mais importante que consigam ter uma vida com um pouco mais de direitos básicos e comodidade, mesmo que fosse o mínimo. Este grande financiamento pode ser ainda aumentado e estas doações podem servir de uma espécie de incentivo para outras iniciativas privadas, para que elas também ajudem, para que a ONU consiga ajudar ainda mais pessoas que precisam todos os dias, mas que com os poucos recursos que ela tem não é possível. Desde 2006, a Organização das Nações Unidas consegue ajudar os lugares que possuem alguma necessidade que foi gerada por desastres naturais ou por outros motivos, como crises que aconteceram nos países ou região daquele local. Com isso, essa organização se esforçou muito para conseguir arrecadar todo o dinheiro que era necessário para conseguir fazer todas as operações naquele período. A Organização das Nações Unidas é financiada através de contribuições dos voluntários dos Estados que são membros dela.

Operações de Paz

As Operações de Paz que são realizadas pela Organização das Nações Unidas são um instrumento muito importante desta organização, pois ela consegue ajudar países que estão sofrendo algum tipo de conflito e criar, então, melhores condições para conseguir alcançar a paz permanente ou pelo menos duradoura naquela região. A primeira operação que foi executada pelas Nações Unidas foi em 1948, quando foi autorizado pelo Conselho de Segurança a preparação para enviar militares para o Oriente Médio, isso com o intuito de fazer um monitoramento do Acordo de Armistício entre Israel e outros países que são seus vizinhos. Desde esta primeira operação foram realizadas cerca de outras sessenta e três outras operações de paz das Nações Unidas. Na medida em que o tempo passa as missões começaram a evoluir e a atender melhor as necessidades de conflitos e panoramas políticos. Estas missões se constituíam em colocar militares com um armamento bem leve, que possui a função de fazer o monitoramento e também ajuda na paz entre os que estão em conflito. Quando a Segunda Guerra Mundial terminou, as operações das Nações Unidas sofreram mudanças drásticas e foram, então, espalhadas, distribuídas e começaram a ser realizadas as missões mais tradicionais. Hoje, as operações que são realizadas pela Nações Unidas já possuem o intuito de ajudar a instituir governos, assegurar as reformas setoriais, reintegração, monitorar se os direitos básicos humanos estão sendo cumpridas, entre outras tarefas que nos tempos de hoje são muito importantes. Os conflitos também mudaram durante os anos, pois originalmente eram conflitos internacionais, por motivos como guerras civis, por exemplo. Ainda hoje é a força militar que permanece junto das operações, para dar uma boa administração e segurança para conseguir ajudar a todos que precisam. As missões de paz continuam sendo realizadas e vêm aumentando, ajudando um grande número de pessoas que passaram por algum tipo de dificuldade, como desastres naturais ou conflitos humanos. O foco da organização é ajudar as pessoas a reconstruírem o local onde moram, ou apenas ajudar aqueles que moram em regiões mais pobres e que passam por diversos problemas, como fome e falta de saneamento básico. Com isso, podemos concluir que está faltando ainda mais investimentos por meio de grandes empresas, governos e instituições, que podem aumentar as rendas arrecadadas e atender ainda mais pessoas do que é esperado no planejamento da ONU.

Operações de Paz

Operações de Paz

Famosos Engajados

Várias celebridades apóiam as ações da ONU. A atriz Angelina Jolie, esposa to também ator Brad Pitt, foi nomeada como Embaixadora da Boa Vontade do Alto Comissariado das Nações Unidas. Ela faz parte de vários projetos criados em prol de refugiados de países em guerra.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.