Vida de Caetano Veloso

Uma das expressões baianas da musica popular brasileira chama-se Caetano Emanuel Viana Telles Veloso. Ele nasceu em 1942, em uma cidadezinha localizada na Bahia chamada Santo Amaro da Purificação. Quando tinha uns quatro anos já escrevia letras de musicas como a “A tua presença morena”, deixando sua irmã, também uma grande cantora brasileira, Maria Bethania muito orgulhosa. Mas ficou conhecido por Caetano Veloso. Sua trajetória começou mais tarde quando fez sua mudança para Salvador, começou a tocar em barzinhos, naquela época ele já era apaixonado por Bossa Nova. Também foi onde conheceu e fez grande amizade com Gilberto Gil, do fruto dessa amizade surgiram muitas composições composta por eles como “No dia que vim-me embora”, Xangô, Dada, dentre outros sucessos. Nesse período conheceu Gal Costa e Tom Zé, o primeiro trabalho deles foi à trilha sonora da peça “Boca de ouro” de Nelson Rodrigues. Logo em seguida Caetano Veloso foi convidado para compor outra trilha.

DVD

DVD

Da peça “A exceção e a regra”, esses dois trabalhos foram muito importantes e decisivos na carreira de Caetano Veloso, foi ai que ele decidiu ser compositor e cantor. A parceria com Gilberto Gil estendeu-se alem de uma grande amizade entre grandes compositores, eles tiveram advertências com o governo devido à censura das letras das musicas que fazem sucesso. Juntos eles lançaram o movimento cultural tropicalista. Com o choque de suas idéias lhe causaram ate a prisão em São Paulo e o exílio na Inglaterra em 1968.

CD

CD

Ao retornar ao seu país, Brasil é um país festeiro, ele reencontrou os antigos amigos como Gal Costa, Bethania e Gil, resultando em grupo Doce Bárbaros, que devido ao sucesso dos shows resultou no lançamento de um LP. Após o lançamento do LP, Caetano também comandou programas de TV ao lado de Chico Buarque, onde eles cantavam e traziam convidados, esse programa era da Rede Globo, também dirigiu o filme “O cinema falado”, e como escritor, fez um relato sobre os principais acontecimentos ao movimento tropicalista, chamado de “Verdade Tropical”.

Vida de Caetano Veloso

Vida de Caetano Veloso

Com o lançamento do livro Caetano Veloso ganhou o premio Grammy em 2000 na categoria Word Music. Foram muitos os prêmios recebidos por ele em sua carreira musical. Caetano Veloso foi considerado e respeitado como o pop star latino americano no mundo com mais de cinqüenta álbuns gravados. Ele também fez dois discos chamados carnavais que se destinavam ao carnaval. Devido ao seu sucesso mundial as suas musicas eram e são cantadas por todos no Brasil e no exterior. Ele não se tornou um musico do momento, uma celebridade instantânea, Caetano continua sendo atual para todas as gerações. Ele foi casado com Dede Veloso, após casou-se novamente com Paula Lavigne, desta relação tiveram os filhos Zeca e Tom, essa relação durou dezenove anos. Caetano dedicou musicas publicamente para Regina Casé, Vera Ziermann e Sonia Braga. Ele desmente que fez musica para Luana Piovani.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Música

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.