Olavo Bilac

Grande poeta brasileiro, Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac nasceu na cidade do Rio de Janeiro aos 16 dias do mês de dezembro do ano de 1865 e faleceu nesta mesma cidade em aos 28 dias do mês de dezembro do ano de 1918, portanto aos 53 anos de idade. Seu pai, Brás Bilac, foi um importante cirurgião ligado as forças militares, acostumado à disciplinas rígidas, sempre desejou que o filho seguisse a mesma trajetória profissional, e assim contra sua vontade encaminhou o filho para a universidade de medicina, antes mesmo deste ter 18 anos completos, o que era ilegal na época, mas com O Poder do Dinheiro e de sua influencia obteve uma autorização especial para que Olavo cursasse a universidade.

Biografia

Biografia

Personalidade

Intuído por seu forte desejo de se dedicar a literatura, Olavo Bilac contraria os desejos de seu pai e sai Em Busca da Felicidade e da realização profissional, não mede esforços para se dedicar a suas grandes paixões que foram jornalismo e literatura, aliás muito próximas e afins. Tal atitude criou um verdadeiro abismo entre pai e filho, uma vez que o pai de Olavo nunca mais permitiu a sua aproximação, mesmo diante da morte. De acordo com relatos trazidos a nós pela própria história de escritores e músicos importantes, muitos assim como Bilac, eram verdadeiros boêmios, donos de personalidades inconstantes e sua inspiração normalmente acontecia em mesas de bares de onde surgiam lindos poemas, Letras de Músicas, etc.

Poeta

Poeta

Obras

Em meados de 1888 Olavo Bilac edita sua obra intitulada “Poesias”. Tratava-se de um livro com três partes: Panóplias, dedicada à poemas elaborados sob forte influencia dos cânones parnasianos; Via Láctea, criado com base em um platônico lirismo amoroso, sendo uma coletânea de 35 sonetos; e Sarças de Fogo, cuja conotação era a sátira, poemas de cunho erótico, mas que provocam risos em seus leitores. Este trabalho foi lançado na cidade de São Paulo em um período em que Olavo tentou cursar Direito, mas logo abandonou a universidade percebendo que seu destino seria mesmo a literatura. De modo geral suas obras denotam uma tendencia muito clara ao romantismo, Frases de Amor, mas esta tendencia foi veementemente controlado por uma necessidade de se manter a disciplina formal imposta nos estudos daquela época. Olavo Bilac teve muitos trabalhos veiculados em um jornal cujo nome era “A Noticia”, tratavam-se de cronicas literárias, mas também realizou trabalhos importantes em outros jornais com, por exemplo, Cosmos, A Semana, etc. Foi um jornalista que sempre defendeu a idéia da obrigatoriedade do serviço militar.

Olavo Bilac

Olavo Bilac

Curiosidades

Apesar de terem Pontos de Vista tão divergentes e do afastamento provocado entre pai e filho pela conduta de Bilac que tanto desagradou seu pai, foi encontrado em seu leito de morte, mais especificamente embaixo de seu colchão, um exemplar do livro “Poesias”, com sinais de muito manuseio. Isto prova que além de toda a mágoa e desilusão do passado, seu pai apreciava sua obra.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Livros

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.