Literatura Jesuítica

Literatura Jesuítica, como indica o próprio nome, é aquela escrita pelos padres jesuítas. Devido a “Contra-Reforma”, movimento criado pela Igreja Católica que surgiu em resposta ao aparecimento de novas religiões, essa literatura tinha como objetivo catequizar o “gentio”.

Constituída de poesias com fundamentações religiosas e caracterizadas por textos intelectuais, despojados, simples e ingênuos, as produções tinham uma finalidade voltada mais para o trabalho de catequese do que para o meio artístico. Ainda assim, do ponto de vista estético, é considerada a melhor produção literária do Quinhentismo Brasileiro.

literatura jesuitica

literatura jesuitica

Ainda que os textos funcionassem, a melhor forma de atingir seus objetivos foi o teatro. Os jesuítas chegaram até a aprender a língua tupi, para poder entregar a mensagem de forma mais eficiente aos índios. As peças mesclavam os dogmas católicos com os dos indígenas, para que pouco a pouco o catolicismo fosse assimilado por eles.

Os jesuítas, principais responsáveis pela produção literária da época, foram o padre Manuel da Nóbrega, o missionário Fernão Cardim e o padre José de Anchieta que, além de autor dramático, foi também poeta e pesquisador da cultura indígena, chegando até a escrever um dicionário da língua tupi-guarani.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Livros

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.