Vikings Na América: Curiosidades e Informações Históricas

Nas aulas de história, sempre fomos acostumados e aprendemos que o continente Americano foi descoberto em torno do ano de 1492, quando o espanhol Cristovão Colombo atracou na costa americana.

E assim foi acreditado por muitos anos e, para reforçar a tese que os europeus foram os primeiros a chegar aqui, em 1500 os portugueses chegaram a parte sul da América, local hoje que faz parte do Brasil.

Mas, com descobertas e revelações recentes, está levando os historiadores a considerar que os primeiros povos a chegarem aqui, por meio da navegação foram os vikings, povos provindos de vários locais do atlântico norte e outros.

Nesse artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre a história dos vikings, bem como foram os primeiros contatos dos exímios navegantes marinhos com os nativos americanos. Vamos lá?

Vikings Na América: Curiosidades e Informações Históricas

Vikings Na América: Curiosidades e Informações Históricas

Os Vikings

Para começar, devemos dizer que a alcunha “viking” se refere a qualquer um dos guerreiros, comerciantes, marinheiros e outros que, durante o século VIII até o século XI. Tais povos conquistaram locais como algumas costas europeias e ilhas localizadas no atlântico norte.

Os Vikings

Os Vikings

Os Vikings utilizavam embarcações do tipo “navios dragão”, o que permitia que eles pudessem se deslocar até os extremos, tanto do oriente quanto do ocidente. Todo esse período onde ocorreram essas navegações, chamada de “Era Viking”, foi muito importante para o desenvolvimento das regiões da Irlanda, da Grã Bretanha e, falando de um todo, a Europa.

No século XVIII, a imagem que se tinha dos vikings era que os mesmos se caracterizavam como um povo bom, mas o mito de que eles eram pessoas selvagens e brutas começou no século XX. Apesar dessa contradição, todos entram em acordo em um quesito: Os vikings auxiliaram, e muito, a humanidade no que diz respeito á criação de cidades e, mais importante, em tecnologias que envolvem a navegação marítima.

Suas Origens

De acordo com descobertas e registros, os vikings eram provenientes da Dinamarca, Suécia e Noruega. Apesar de sua fama de boas pessoas, os vikings viviam de saques a outras cidades, e também o comércio com elas, além de estabelecer colônias em determinados locais, levando para lá um pouco de sua cultura, como a Normandia.

Os Vikings eram politeístas, ou seja, cultivavam mais de um deus. Isso também era um motivo para disputas e saques. Eles tinham um grande apreço por armas, principalmente espadas, daí se justifica que os mesmos eram, em sua maioria, grandes guerreiros.

Para se ter uma ideia, possuir uma espada, entre os vikings, era quase um símbolo de ascensão social, isso porque apenas os mais ricos possuíam as mais belas e caras espadas. Isso não significa que eles não utilizavam outros instrumentos. O arco e flecha, por exemplo, era utilizado nas guerras, mas seu uso só se deu no inicio da Era Viking. Era considerado comum, já que a matéria prima utilizada era a madeira e, nesse caso, pouco ou nenhum detalhe eram reproduzidos no escudo.

Os Navios-Dragão

Os navios produzidos pelos Vikings eram muito tecnológicos e avançados, para a época, e isso permitia muitas vantagens para eles. Uma delas era poder passar meses e meses a bordo do mesmo, em uma viagem para outro continente, por exemplo, já que os navios tinham uma alta durabilidade. Outro ponto forte é que as embarcações poderiam atacar e se defender rapidamente.

Outro ponto positivo era que as embarcações vikings podiam navegar tanto em águas fundas quanto em águas rasas, sendo, esse último, muito útil para ataques por terra.

A América

Como todos já estamos cansados de ver, a América foi, oficialmente, descoberta pelo espanhol Cristóvão Colombo, em 1492. Porém, novas pesquisas indicam que a América não foi descoberta por nenhum europeu, e que, desde antes do ano 1000 já se sabia sobre a existência de novas terras a oeste. Sim, os vikings foram os responsáveis por descobrir uma pequena parte do continente americano.

Segundo hipóteses, os primeiros vikings chegaram à América no século X, e aportaram em locais como o litoral canadense, a Groelândia, e, possivelmente, chegaram ao território hoje correspondente aos Estados Unidos.

Segundo estudos, os vikings queriam ao chegar à América, muito mais do que somente novas terras. Queriam ter o domínio absoluto das rotas marítimas, por onde escoavam produtos para determinados locais.

Há história que dizem que um viking, chamado Erik (Que até virou filme), após se animar ao receber relatos de possíveis porções de terras no lado oeste, resolveu se aventurar no mar e chegou á Terra Nova (Canadá). Chegando ao local, o batizou de “Vineland”, que poderia ter dois significados distintos, como “terra do pasto” ou até mesmo “terra do vinho”.

A confirmação de que, realmente, os vikings aportaram por aqui veio nos anos de 1960, quando uma expedição escavou e encontrou, na Terra Nova, um assentamento viking.

Mas devemos esclarecer que, diferentemente dos espanhóis e dos portugueses, que conseguiram garantir séculos de assentamento, o mesmo não foi possível com os vikings, que, tomados pela saudade de sua terra de origem e também pela enorme dificuldade de se estabelecer em um território novo, fizeram com que os vikings voltassem para o seu território.

Mas, para ter certeza de onde os vikings se instalaram na América, é necessário mais e mais estudos, além, é claro, da descoberta de novas pistas que possam esclarecer essa dúvida.

Os Vikings e Os Elmos           

Atualmente, a imagem de um viking é representada por um homem com físico, loiro, e com um elmo com um par de chifres. Entretanto, devemos dizer que os vikings não utilizavam chapéus com os tais chifres. Os chapéus utilizados não possuíam os córneos, mas isso começou a ser difundido por causa de artes plásticas e outros motivos a partir do ano de 1880, criando, por consequência, um estereótipo dos vikings.

Há vários museus vikings espalhados pelos locais de origem, sendo dois mais famosos o que está localizado em Oslo, na Noruega, e outro, que é dedicado ás embarcações vikings, que está situado na Dinamarca. É uma fonte rica de conhecimento sobre um dos primeiros povos navegadores, antes mesmo até das superpotências do século XVI, como Portugal e Espanha.

Por Francisco Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.