Quem São Os Titãs Da Mitologia Grega?

A Mitologia Grega conta com personagens bastante peculiares e se você conhece um pouco das histórias sabe que existem os chamados Titãs. Basicamente são 12 Deuses que nasceram no início dos tempos. De acordo com a mitologia eles seriam os ancestrais dos chamados deuses olímpicos (que são Zeus, Afrodite, Apolo dentre outros) e também dos mortais.

O nascimento dos Titãs aconteceu devido a união entre Urano (representante do Céu) com Gaia (representante da Terra). Os titãs eram seres híbridos, ou seja, nenhum deles era totalmente humano, tinham também o poder de se transformar em animais.

Quem São Os Titãs Da Mitologia Grega?

Quem São Os Titãs Da Mitologia Grega?

Os Titãs Na História

O poeta grego Hesíodo (ele viveu no século 7 a.C.) foi um dos autores principais a falar sobre os titãs. Devido a obra clássica dele chamada de Teogonia é possível conhecer um pouco sobre a mitologia desses seres. Nos textos que falam sobre os titãs podemos encontrar passagens que falam que tais seres mitológicos ajudaram na formação e criação do mundo.

http://www.youtube.com/watch?v=52x1veAdYMo&playnext=1&list=PLFkBgsxc3DrVMmmRRCo3Xo3I8YN6m7zs4&feature=results_main

A Metáfora Da Separação Do Céu e Da Terra

A mitologia grega sempre usa de metáforas em suas histórias e personagens para explicar coisas estabelecidas no mundo. A separação do céu e da terra é explicada através da separação de Gaia e Urano.

Conta a mitologia que no início dos tempos Urano fazia muitos filhos em Gaia, mas como ele não se afastava dela os seus filhos, inclusive os titãs, não podiam nascer e ficavam presos em seu ventre. Gaia vivia insatisfeita com essa situação e um dia incentivou um de seus filhos a decepar os órgãos genitais do pai.

O filho em questão era Crono, depois disso finalmente o céu e a terra se separaram. Isso permitiu o início da vida na Terra. Porém, nem só de heroísmo viveram os chamados titãs. Depois de mutilar e consequentemente derrotar o pai, Crono reinou de forma tirana e foi muito ruim com os seus filhos.

O poder de Crono e dos demais titãs apenas acabou quando eles foram derrotados por Zeus que seria o futuro chefe dos deuses conhecidos como olímpicos. Zeus travou a sangrenta guerra que foi chamada na mitologia de titanomaquia.

A Metáfora Da Separação Do Céu e Da Terra

A Metáfora Da Separação Do Céu e Da Terra

Crono – O Terrível

Crono é tido como o mais famoso e mais cruel dos titãs, pois dentre outras atrocidades estava a se engolir os próprios filhos. O mais curioso é que Crono é o mais jovem dentre os titãs e ainda assim é o mais importante. Em geral ele é representado com uma foice na mão, a mesma que teria usado para mutilar o seu pai Urano.

Réia, uma das irmãs de Crono, se tornou a sua companheira com quem ele teve inúmeros filhos. Porém, depois do que ele fez com o próprio pai passou a ter medo de os seus descendentes também desafiassem o seu poder. Sendo assim ele engolia todos os filhos.

Porém, Réia ajudou um dos filhos, Zeus, a escapar desse destino trágico e depois que ele cresceu e se tornou forte decidiu resgatar os seus irmãos. Zeus deu uma poção para Crono e o fez vomitar os filhos que havia engolido. Os irmãos se uniram a Zeus e derrotaram Crono e os outros titãs.

Depois do fim da grande batalha Zeus passou a ser o chefe de todos os deuses gregos. O destino de Crono e seus aliados foi a prisão de Tártaro, o mundo subterrâneo que era o destino dos mortos.

Os Outros Titãs

Oceano

Esse era o titã mais velho e a sua representação era feita por um grande rio que percorria a Terra toda (os antigos acreditavam que a Terra era plana). Oceano tinha a função de demarcar as fronteiras. Ele foi o responsável pelo aparecimento de todos os rios, riachos e fontes que existem no planeta.

Ceos

O titã Ceos é um dos que menos é citado na mitologia e por isso mesmo é um tanto obscuro. A sua importância está no fato de ser o avô de Apolo (deus das profecias, música e da medicina) e de Ártemis (deusa da caça e da vida selvagem).

Crio

Esse também é considerado um titã secundário que não tem muito destaque na mitologia grega. Sobre ele os textos antigos dizem apenas que se casou com Euríbia, sua meia-irmã. Ela era filha de Gaia com Ponto, uma outra divindade que representava o mar.

Hipérion

Alguns estudiosos de mitologia grega acreditam que Hipérion era uma divindidade de origem pré-helênica que acabou sendo absorvido e colocado dentre os 12 titãs. Esse deus tinha ligação com as forças solares.

Jápeto

Um importante deus na mitologia, porém, devido aos seus filhos. Um dos seus filhos era Atlas que enfrentou Zeus na titanomaquia. Quando a guerra foi perdida Atlas recebeu como castigo a dura missão de carregar o mundo em suas costas. Outro filho de Jápeto foi Prometeu, o criador dos mortais.

Tétis

Os textos antigos se referem a Tétis como uma deusa da fertilidade que simbolizava a capacidade geradora e fecundante das águas. Isso deve com certeza ao fato de que sua união com o irmão Oceano teve como resultado milhares de filhos.

Febe

Febe era conhecida como a luminosa, da sua união com o irmão Ceos teve Letó. A sua filha foi um dos amores de Zeus e deu a luz a dois dos mais importantes deuses gregos: Apolo e Ártemis.

Têmis

A deusa da justiça e da sabedoria foi a segunda esposa de Zeus, de acordo com textos mitológicos teria sido ela quem inventou os oráculos e os rituais religiosos. Antes do nascimento de Apolo ela era chamada de deusa das profecias.

Téia

A união com o irmão Hipérion fez com que Téia seja identicada como uma divindade com ligação ao sol. A união dos dois deu origem a três filhos que são Hélio (o próprio sol), Éos (a aurora) e Selene (a Lua).

Mnemósine

A quinta esposa de Zeus era a deusa da memória, ela era uma das tias titãs escolhidas pelo deus olímpico para procriar. Foi dessa união que nasceram as nove musas, as deusas da literatura e das artes como a dança, a poesia e a música.

Réia

Além de irmã Réia era a esposa de Crono, para proteger seu filho Zeus ela deu uma pedra para o marido engolir no lugar do recém-nascido. Além de Zeus ela foi mãe de outros deuses como Poseidon (deus do mar) e Hades (rei do mundo subterrâneo).

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.