Qual é a Múmia Mais Antiga Do Mundo

Todos os que são interessados em arqueologia sabem que esse estudo não tem fim.  Estão sempre procurando alguma coisa, sempre encontram algo novo e, muitas vezes  precisam ratificar o que tinha sido dado antes como certo. O maior exemplo disso são as datas.

Bem,  o assunto aqui é sobre a múmia mais antiga do mundo. Depois de várias pesquisas, o resultado encontrado é que a múmia mais antiga do mundo é a de um homem que foi encontrado na Itália, mais exatamente na fronteira que divide os países Áustria e Itália, no ano de 1991, por um casal. Em princípio, o casal ( casal de alpinistas alemães) que encontrou a múmia, pensou que se tratava de  o corpo de um alpinista. Como ele foi encontrado em um bloco de gelo, ficou assim conhecido. Como o homem do gelo.

Quantos Anos?

Os cientistas viveram alguns anos entre a curiosidade de saber  detalhes sobre aquele corpo e, o receio  do que poderia acontecer a ele assim que fosse tirado de onde estava. Porém, a ciência falou mais alto  e no ano de 2005, a múmia, então, foi descongelada. Para os cientistas  aquele corpo mumificado era uma relíquia e, eles queriam saber mais a seu respeito. Ao começarem  as análises da múmia, primeiro chegaram a conclusão que aquele homem, viveu nos Alpes há 5,3 mil anos.

Por Que o Nome Otzi?

A definição do local onde os cientistas acreditam que ele viveu, deu a  ideia para  o nome  pelo  qual a múmia ficou conhecida.

Bem, recapitulando. De acordo com o casal que o encontrou ele estava em um bloco de gelo, congelado, acima do nível do mar, 3 mil metros em um lugar conhecido como Alpes de Otztaler. Os cientistas tiraram do nome do lugar o  apelido para o homem do gelo. Passaram a falar sobre ele usando o apelido de Otzi.

O Começo Dos Estudos Em Otzi

Não faltou interesse, mas faltavam métodos para  que os cientistas analisassem a múmia do homem do gelo. Recentemente, usando novos métodos, para fortalecer os resultados ( inclusive DNA), e com a análise do esmalte dos dentes, os cientistas puderam descobrir um pouco mais sobre a vida do homem do  gelo.  A múmia do homem de gelo encontra-se em um museu de arqueologia de uma cidade italiana. Porém o interesse em torno dela, é de cientistas e arqueólogos de várias partes do mundo. A universidade de Oxford em conjunto com o museu de arqueologia onde a múmia está, desenvolveram um projeto, para através de teste de DNA,  procurar pistas  que os levem a descobrir a etnia de Otzi. Os cientistas  estão otimistas  com os resultados.

no images were found

Os Estudos Continuam

Os estudos na múmia de Otzi, continuaram, A busca por respostas sobre a etnia dele, sobre a causa de sua morte  e tudo o mais que eles gostariam de descobrir, fizeram  com que os cientistas  e arqueólogos não se detivessem  ante nenhuma dificuldade. Numerosos exames foram feitos. E, a cada um deles um detalhe a mais sobre a  múmia do homem do  gelo, ficava sendo conhecido. No ano de 2009, o jornal italiano  Corriere Della Sera, informou  mais um detalhe sobre a múmia. De acordo com a notícia, os cientistas após vários exames descobriram que  o homem do gelo foi assassinado. Golpes dados por algum objeto cortante e contundente e mais tapas, causaram a morte do homem do gelo. Outra coisa que os cientistas descobriram sobre Otzi, é que ele morreu com aproximadamente 46 anos.

Uma equipe de cientistas  de uma universidade da Alemanha,  Universidade LMU de Munique, em um projeto  em conjunto,  colaborando com o Instituto de Patologia  de Balzano na Itália, trouxe  a público mais uma descoberta sobre o homem do gelo.  Ele sofreu vários ataques de rivais e, morreu após esses ataques.

Ainda no jornal Corriere  Della  Sera,  foi publicada que, de acordo com as descobertas dos cientistas, Otzi em seus dois últimos dias de vida, sofreu dois ataques distintos e foi golpeado, provavelmente nesses ataques por duas vezes. A notícia foi dada ao jornal, Corriere Della Sera, pelo chefe da equipe de cientistas, Andreas Nerlich. De acordo com os cientistas, ele foi golpeado  pelas costas com um objeto contundente, enquanto corria sangrando porque já tinha recebido  golpes que provocaram ferimentos. Mas, o golpe dado pelas costas, foi o que o matou. O golpe mortal.

no images were found

Mais Detalhes Sobre o Homem Do Gelo

A múmia do Otzi é mais completa do que a dos faraós. Porque nela estão conservados todos os órgãos, que nos faraós foram retirados. Era um homem de baixa estatura( 1,59). Em vida deveria pesar cerca de 50 quilos, teria pele branca e os cabelos castanhos.

Ainda de acordo com os cientistas, na  múmia do homem do gelo foram encontrados vestígios de vários tipos de parasitas: piolhos de cabelo, lombrigas, piolhos do corpo e, ainda encontraram indícios de que ele sofria de artrose. 20 anos após os primeiros estudos,  houve bastante avanço  com relação a múmia do homem que foi encontrado no gelo.  Estudos mais recentes  indicam que geneticamente, a população que está mais próxima a ele, vive no Mediterrâneo, na ilha da Sardenha.

Essas respostas foram conseguidas, após estudos no ADN de Otzi. Através desse estudo  é feita uma análise completa dos  cromossomos e das mitocôndrias das células. Esse exame é tão completo que foi capaz de identificar a cor dos olhos do (castanho) Otzi. Além do grupo sanguíneo, descobriram que ele tinha uma tendência genética para a arteriosclerose, era alérgico à lactose, entre outras coisas.  Sobre como ele morreu é o  que ainda não chegaram de fato a uma conclusão.

Primeiro, chegaram até a achar que ele tinha morrido vítima de uma tempestade de neve. Depois quando encontraram em seu ombro esquerdo uma seta, começaram a especular sobre assassinato. E, ainda levantaram a hipótese de morte por hemorragia, por causa dos profundos cortes que ele sofreu na mão direita. São muitas as hipóteses, mas são hipóteses. De todas elas, a única coisa que todos concordam  após exames, é que ele foi  atacado. Como, por quem, onde, por quê? Perguntas por enquanto, sem respostas.

no images were found

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.