O Descobrimento Do Brasil: História

A história nos ensina que o Brasil foi descoberto por portugueses, no dia 22 de abril do ano de 1500. Porém, o termo “descobrimento” seria o correto? Devido às circunstâncias descobertas podemos refletir um pouco sobre alguns dados importantes:

O Descobrimento Do Brasil: História

O Descobrimento Do Brasil: História

Carta De Pero Vaz De Caminha

Observem que na carta que Pero Vaz de Caminha, escrivão da Caravela, comandada por Pedro Álvares Cabral, escreve para o rei D.Manoel, após aportarem em terra firme, não fala em descobrimento. O escrivão usa a palavra “achamento”. Entende-se por achar, encontrar algo ou alguma coisa que se está procurando, bem diferente de descobrir, que significa encontrar por mero acaso. E de acordo com relatos em documentos, os homens  que se encontravam na caravela  não demonstraram nenhuma surpresa ao “descobrir” o Brasil.  Só deslumbramento.

Tudo indica que eles procuravam alguma terra mas,  provavelmente já sabiam da existência dessa aqui.

Carta De Pero Vaz De Caminha

Carta De Pero Vaz De Caminha

Fatos e Relatos

De acordo com um relato do navegador português, Duarte Pacheco, em 1488 ele foi enviado ao Atlântico Sul para” descobrir a parte Ocidental”. Existe também  uma teoria defendida por um historiador de nome José Carlos Borges, que diz que Portugal teria deixado, como seu representante em terras brasileiras,em uma data muito anterior a 1500, um desconhecido chamado de “Bacharel da Cananeia”. De acordo com esse historiador a medida  tomada por Portugal em  não anunciar logo, oficialmente, a “descoberta” foi porque ainda não existia nenhum acordo entre Portugal e Espanha que determinasse sobre o domínio e a exploração das terras descobertas.

Primeiro uma pergunta , a história deve ser sempre encarada como um arquivo de memórias evocadas que não podem ser mudadas? Tudo indica que não. A história é muito além de um único documento. Ela é uma criação contínua que pode ser a todo momento modificada, desde que apareçam fatos novos.

Historiadores interessados na expansão marítimo-comercial e no desenvolvimento do Brasil Colônia estão sempre à procura de novos dados a respeito dessa polêmica que é o descobrimento do Brasil.

A História Pode Mudar

Estudos recentes sobre a história do Brasil, apontam novos dados. De acordo com esses estudos o descobrimento do Brasil pode ter acontecido por outros navegantes, bem antes da “descoberta” feita por Cabral.

Foi encontrado um texto que, foi escrito nos fins do século XVIII, que cita um navegador francês chamado Jean Cousin. O texto relata que esse navegante poderia ter alcançado,em 1492 (oito anos antes) as terras brasileiras. Além dele, outro estudo levanta a hipótese de que Vicente Pinzón e Diogo de Lepe, esses, navegadores espanhóis, teriam chegado em terras brasileiras, pelas imediações  dos Estados do Ceará e do Amapá um ano antes que a esquadra de Cabral aportasse aqui.

As Navegações Portuguesas

Aqui começa a história do Descobrimento do Brasil:

Quando Portugal começou com as navegações pelos mares, o que fez de uma  maneira arriscada que até então ninguém havia feito antes, por medo dos riscos ou por não saber que existia essas possibilidades.

Foi traçada uma rota diferente e arriscada onde deveria ser contornado o continente africano para chegar ao oriente. Essas viagens, fazendo esse contorno aconteceram várias vezes e durante esse trajeto, Portugal conquistou vários territórios, porque eles tomavam posse das terras onde faziam paradas.

Depois de muitas viagens, os portugueses se  aperfeiçoaram na arte de navegação com avanços tecnológicos para encarar as condições necessárias para uma navegação segura pelo Oceano Atlântico. A idéia inicial era chegar às Indias, o que foi conseguido, depois de muitos estudos e investimentos, em 1498.

Chegar às Indias significava uma grande expansão comercial já que os portugueses compravam vários produtos , que eram por eles, comercializados na Europa e que geravam uma grande remessa de lucros. Porém, conta a história de dois anos depois, que após indicações( de quem?), Portugal soube da existência de terras também a Oeste do continente africano.

O rei de Portugal formou então, uma esquadra com 13 caravelas, sob o comando de Pedro Álvares Cabral e ordenou que essa expedição deveria seguir a rota no Atlântico em direção a essas terras para alcançar e tomar posse em nome da coroa. Onde está “o descobrir”? Conta a história também que essa expedição contava com aproximadamente 1500 homens, e no comando das 13 embarcações,que compõem a esquadra estão alguns dos mais ilustres navegadores do reino.

As Embarcações:

As embarcações tinham dois ou, mais frequentemente três mastros, com popa alta de dois pavimentos, eram ligeiras e facilmente manobráveis. Cada uma transportava perto de 120 homens e, apesar de não serem navios de guerra, possuíam poderosos canhões. A frota possuía também naus mais possantes e maiores, sólidas , preferidas para o transporte de mercadorias. Eram ao todo 13 navios,naus e caravelas, capazes de navegar com vento muito fraco.Quando bem dirigidos, podiam até navegar contra o vento. Analisando os fatos, a desculpa que os portugueses vieram dar nessas terras  devido a calmaria, não procede.

Tratado De Tordesilhas:

Em 1494, Portugal e Espanha assinaram o acordo político que recebeu o nome de Tratado de Tordesilhas. De acordo com esse tratado, as terras descobertas a Leste da linha imaginária (200 milhas a Oeste das ilhas de Cabo Verde) seriam de Portugal e a Espanha ficaria com as que estivessem a Oeste dessa mesma linha. Acontece que antes da assinatura desse tratado, o rei de Portugal renegociou com a Espanha os limites de exploração das terras descobertas. Isso nos faz crer, que antes da assinatura, os portugueses já estariam com  informações que lhes davam a distância correta do litoral brasileiro e, eles os portugueses, queriam estar seguros sobre os direitos de seus domínios para futuras explorações.

Indício De Farsa

Chegamos, então, à conclusão que não houve nenhuma “descoberta” do Brasil em 1500. Nessa data foi feito o anúncio oficial do descobrimento. Que, já tinha acontecido há muito tempo e estava sendo mantido em sigilo rigoroso pelos portugueses. Tudo não passou de um plano minucioso,bem elaborado que marcou a época das grandes navegações.

Uma coisa é certa: comprovadamente, a data 22 de abril de 1500, que  é dada pela história, como o dia em que a esquadra de Cabral descobriu o Brasil, está longe de ser verdadeira. Tantos outros textos sobre a história do descobrimento confirmam.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.