Feudalismo

O Feudalismo tem suas raízes na decadência do Império Romano, onde os senhores feudais, com grande poderio econômico, foram tornando suas propriedades em uma pequena organização social, ou Feudo, como ficou conhecido e predominou na Europa durante a Idade Média. O Feudalismo, em suas raízes, compara-se ao nomadismo dos que recebiam terras dos Senhores Feudais que por sua vez, recebiam suas terras dos Reis. O Feudalismo é a concentração do poder nas mãos dos Senhores Feudais, onde é praticada a agricultura e a atividade criatória com a utilização dos servos nos trabalhos duros do Feudo, que com oportunismo exploravam o trabalho quase escravo dos camponeses. O feudo compreendia o Castelo do Senhor Feudal, as terras agricultáveis e os pastos, onde se praticava a criação de animais.

Feudalismo

Feudalismo

Os servos além das terras para o plantio, recebiam a proteção do Senhor Feudal em casos de guerra entre os Feudos. Na Idade Media, no auge do Sistema Feudal da Europa, os Reis e o Clero, tinham relações muito estreitas e muita liberdade ao Clero, que se infiltrou no Feudo e se utilizando de uma pretensa cultura religiosa, diziam que ¨ o Rei é um enviado de Deus¨ e que tudo acontece pela vontade de Deus, e nesse toma lá e da cá, a Igreja foi se tornando a maior proprietária de Feudos, chegando a alcançar na França a posse de dois terços dos Feudos. O Feudalismo foi um Sistema Social em que a Sociedade não sofria mutações entre as classes sociais, pois não acontecia a ascensão de uma classe para a outra, ou o retrocesso. Eram três as classes sociais, a nobreza, o clero e os servos.

Características

Características

Os Nobres tinham a função de guerrear e o poder político sobre as demais classes sociais do Feudalismo. O Clero tinha a função de rezar mantendo a cultura religiosa, mas na pratica, exerciam o poder político e mantinham a ordem na sociedade. Os Servos que eram a grande maioria da população eram obrigados a trabalhar para os Senhores Feudais, a quem pagavam pesados tributos. A economia Feudal era basicamente uma economia agrária que tinha no Feudo a principal unidade econômica de produção, constituída pelas terras coletivas, pastos e bosques, onde os servos trabalhavam em busca da felicidade e da dignidade pessoal.

Economia

Economia

Para os Servos, no sistema Feudal existiam algumas obrigações como a Corvéia, trabalho gratuito nas terras do Senhor Feudal; a Talha, parte da produção entregue ao Senhor do Feudo, e a Banalidade, entre tantas outras obrigações para com seus senhores, mas chama a atenção a ¨albergagem¨ que consistia na obrigação de hospedar o Senhor Feudal em sua casa. Muitos Feudos se tornaram cidades, usando o nome de ¨Burgos¨, em relação aos burgueses, ricos comerciantes que acabaram contribuindo com a extinção do Feudalismo na Europa. A Rússia foi o último reduto do Feudalismo, que terminou com a Revolução de l917.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.