Críticas ao ENEM

Críticas ao ENEM

Não há dúvidas de que a educação brasileira necessita de muitas mudanças e de grandes investimentos para oferecer melhores oportunidades a sua população, mas também é verdade que existem alguns projetos muito importantes sendo desenvolvidos, e como todas as novas idéias, em sua fase de implantação ocorrem problemas inesperados, dos quais surge a experiência necessária para fazer com que cresçam e melhorem sob diversos aspectos. Assim é o ENEM, um projeto que, inovador com o intuito de melhorar as oportunidades de acesso as universidades públicas, apresentou problemas sim e gerou polêmica na universidade, mas as críticas ao ENEM não podem ser meramente opositoras, crítica pela crítica apenas. Vale lembrar que grandes processos como estes envolvem o trabalho duro e esforço de todos os envolvidos, e isto inclui os cidadãos candidatos às vagas.

Críticas ao ENEM

Seriedade

É impressionante a forma como as pessoas tentam se beneficiar de projetos públicos sem ao menos ter noção da forma correta de fazer isso, pois sim, prefiro crer que seja pura falta de informação a admitir a total falta de seriedade de cidadãos que escolhem universidades em estados totalmente opostos ou muito distantes do local onde residem. Inscrever-se em um programa integrado como este requer responsabilidade, pois ao conseguir uma vaga em universidade que exija uma mudança para locais extremos é inviável pelos investimentos que seriam necessários.

Provas

Mais fácil e mais econômico seria então prestar vestibular em uma universidade particular, isso sem considerar que esta pessoa, por pura falta de consciência, está privando outras da possibilidade de usufruir da vaga. Na primeira chamada do ENEM menos de 50% das pessoas convocadas efetivaram suas matrículas e na segunda chamada à porcentagem foi muito menor, apenas 25%. Criticar a falta de políticas púbicas é natural e até mesmo saudável para que as coisas possam melhorar, porém quando algo é feito em favor dos cidadãos é preciso saber valorizar, levar a sério e não desperdiçar as oportunidades e o dinheiro público em detrimento de outros.

Inscrições

A Escolha Certa

Outra questão a ser considerada se refere à escolha do curso, pois existe a possibilidade de mudar de opção desde que o prazo de inscrição seja respeitado. Pois bem, este é um fator positivo desde que as pessoas saibam respeitar a sua vocação, o seu desejo de exercer uma profissão, caso contrário o sistema poderá estar disponibilizando oportunidades para futuros profissionais frustrados. É preciso entender que não é correto cursar uma universidade apenas para obter um diploma, uma graduação, a idéia é proporcionar habilitação para o exercício de uma profissão. Pesquisas alertam para a porcentagem de evasão nas universidades, os dados revelam que em torno de 22% dos estudantes desistem dos cursos, enquanto milhares de jovens ficam a margem das oportunidades. Novas políticas são necessárias sim, mas o uso consciente das políticas existentes como bolsas de estudos, ENEM e tantas outras é um dever de cada cidadão.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Escolar

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.