Acentuação Gráfica

As Novas Regras de Acentuação Gráfica

Desde que o presidente Lula assinou o acordo de unificação sobre as regras de acentuação gráfica, o novo acordo ortográfico, que esta questão vem sendo muito discutida. As novas normas que passaram a valer a partir do acordo que unifica o idioma português no Brasil, Portugal, Timor Leste, São Tomé e Prince, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde e Angola, terão um período de transição até 2012, sendo que até lá passa a valer as duas maneiras de escrever. Os especialistas dizem que a unificação do idioma tem como objetivo facilitar a assinatura de documentos diplomáticos, as relações comerciais, aumentar os níveis de cooperação entre os países de língua portuguesa.

Acentuação Gráfica

Acentuação Gráfica

As Principais Mudanças

As principais mudanças que houve com as novas regras são com relação a algumas palavras que perdem os acentos, a extinção definitiva do trema, que só deve ser usado em palavras estrangeirais, acréscimo no alfabeto de três letras, e o uso do hífen que passa a ter regras novas. Só a escrita das palavras é modificada com a reforma ortográfica, a pronuncia não é alterada e os livros usados pelos alunos das escolas devem apresentar a nova grafia a partir de 2010 quando todos eles deverão circular de acordo apenas com a nova ortografia. Segundo o Ministério da Educação e Cultura estes livros escolares tem autorização para circular com a grafia nova e a velha no ano letivo de 2009.Também conforme o MEC, 0,8% das palavras sofre alteração no Brasil. Em Portugal, a proporção de palavras modificadas chega a 1,3% embora haja divergências entre alguns especialistas sobre esse percentual. Houve uma divulgação de que os percentuais são de que 1,6% das palavras em Portugal e que 0,5% das do Brasil serão afetadas. É esperado que a Academia Brasileira de Letras organize um vocabulário até fevereiro de 2009. Porque nem todas as mudanças foram definidas. Ainda há exceções como, por exemplo, no uso do hífen – que ainda haverá discussões entre as Academias de Letras dos países que falam a língua portuguesa. Regras gramaticais que regem o uso de vírgulas ou os advérbios, por exemplo, continuam os mesmos.

Nova Acentuação Gráfica

Nova Acentuação Gráfica

Como se Adaptar as Novas Regras

A partir de janeiro as novas regras da reforma ortográfica já estavam em vigor, mas cada escola teve autonomia para começar a trabalhar o assunto. Os estudantes sentiram a mudança, mas várias são as técnicas utilizadas para trabalhar estas regras. Foi recomendado às escolas que fossem trabalhadas as questões naturalmente, sem autoritarismo, já que as duas formas de escrita valem até 2012 e até mesmo em provas como o Enem as duas regras valerão. A orientação em alguns estabelecimentos de ensino é que os professores sigam a grafia antiga, até que o MEC mande os livros didáticos atualizados. No entanto, os alunos que escreverem com a grafia nova em avaliações, por exemplo, não perderão pontos dizem os orientadores. Professores receberam as adaptações e há a orientação para que o assunto seja discutido entre os professores.

Regra Acentuação Gráfica

Regra Acentuação Gráfica

Os Países Podem Voltar Atrás e Desfazer o Acordo

No Brasil conforme o Decreto Presidencial se houver qualquer mudança em relação ao acordo o mesmo deverá ser aprovado pelo Congresso Nacional.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Escolar

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.