Escola de Samba Mangueira

A Mangueira está longe e ser apenas mais uma escola de samba famosa não apenas no Brasil como ao redor do mundo entre o público que aprecia o gênero musical. Representa tipo de folclore do Brasil que retrata as raízes da Mãe África. Milhões de pessoas na Sapucaí ou na frente dos televisores aguardam madrugadas acordados no sentido de deslumbrar os magníficos desfiles da escola de samba famosa do Rio de Janeiro.

Quais as Raízes da Mangueira?

Especialistas apontam que as principais influências em termos de cultura da Mangueira se encontram nas tradições que foram trazidas por africanos escravos no Brasil.   Não apenas os cantos como também a batucava retratava os povos dos passados. As tradições da África são marcas que se encontram até os dias de hoje no morro. Vale ressaltar que também existiu influência de tradições dos índios e de caboclos.

Não se pode ignorar o valor do candomblé como religião principal dos ocupantes do morro que forma uma das primeiras escolas de samba do Rio de Janeiro, cidade conhecida por ter os melhores blocos do gênero musical do mundo. Os pretos velhos foram os grandes conselheiros do povo nos primeiros anos de povoamento da região em que nos dias de hoje se encontra o morro da Mangueira.

Quando a Escola de Samba Mangueira foi Formada de Forma Oficial?

A Escola foi fundada nos últimos anos da década de 20 do século XX (1928) e representou a ascensão do gênero samba que começava a impor o domínio entre o gosto popular dos cariocas. Entre os principais fundadores vale a pena destacar a presença de Cartola, sambista que se tornou eterno nas memórias do samba nacional por músicas que retratavam os acontecimentos no morro. Desde os anos trinta do mesmo século o grupo ganhou pelo menos um prêmio de primeiro lugar por década.

Cartola foi importante para que o morro da Mangueira de uma hora para a outra ganhasse a respeito da opinião pública. Porém, também foi importante a história de Jamelão que ficou por valor além do que cinquenta anos como o principal intérprete. Por causa da liderança de longas décadas na frente à escola de samba conhecida no Brasil o cantor tem o título de ser o maior intérprete do mundo em termos de carnaval.

Força do Grupo Mangueira

A força do Grupo Mangueira é conhecida não apenas no carnaval como também por conta das ações sociais que promove em terras nacionais. De modo frequente ganha o apoio de empresas particulares ou do poder público por causa da qualidade e confiança, características que demoraram longos anos para ser conquistada por integrantes que mercaram a memória da Estação Primeira.

As investidas no esporte também enobrecem a Mangueira em termos nacionais por causa a Vila Olímpica que administra capaz de receber campeonatos importantes de esportes variados, como nos anos que representou uma das sedes do campeonato nacional feminino de basquete.

Um Pouco de História: Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira

Cartola consiste em líder que trabalho com afinco para engrandecer o nome a escola de samba que fundou junto com amigos. A história aponta inclusive que as cores foram selecionadas por ele em forma de homenagem. O nome se relaciona de modo direto com a Estação que está na sequência do ponto denominado “Central do Brasil”. Com o sucesso os pequenos grupos resolveram se alinhar aos ideais da nova escola com ritmo quente e antes de chegar os anos da década de trinta do século XX estava na liderança entre os grupos de samba e carnaval conhecidos do Rio de Janeiro.

Curiosidades Históricas da Escola de Samba Mangueira

Em termos práticos a popularidade da escola de samba aumentou em ritmo alto depois que vencer os três primeiros carnavais oficiais na cidade maravilhosa. Com o tricampeonato o caminho estava tranquilo para que a Escola ficasse conhecida, mesmo com o segundo lugar no ano seguinte. Porém, no ano de 1937 o cenário popular recebeu ameaça ao levar em conta que a delegacia de polícia proibiu o evento carnavalesco, gerando a revolta de parte dos participantes.

Suspeitas de Comunismo: Escola de Samba Mangueira

Parte da história pouco contada e conhecida entre os brasileiros amantes da Mangueira está no fato de que no final da segunda metade do século XX a Mangueira estava sob a suspeita de autoridades legais de pertencer ao grupo comunista Ugesb. Interessante notar que o mesmo tipo de suspeitas acontecia por parte da Portela, outra escola de samba do Rio de Janeiro conhecida em nível mundial. Para contar com o apoio do município as outras Escolas principais resolveram participar de liga paralela.

Durante os carnavais do século XX em que a Mangueira participa a sua pior maraca aconteceu quando ficou em número oito durante evento carnavalesco do bloco especial no ano de 1980. Porém, em 1984 aconteceu a nova consagração e recuperação da imagem quando travou uma batalha de notas com a Portela para se consagrar como a campeã.

Outra polêmica que se relaciona com a Mangueira está no desfile de 1998, quando a Escola apostou na homenagem ao Chico Buarque que é um dos cantores consagrados na MPB. O problema acontece porque a direção da Escola promoveu a autorização para que grupo de paulistas fizesse parte da composição, o que provocou a raiva por parte de membros da escola ao levar em conta a grande rivalidade que existe entre paulistas e cariocas no mundo do samba. Porém, os resultados foram positivos porque a Escola ganhou o título depois de mais de dez anos de jejum.

Fundada em 1928. Representou a ascensão do gênero samba que começava a impor o domínio entre o gosto popular dos cariocas. Entre os principais fundadores vale a pena destacar a presença de Cartola, sambista que se tornou eterno nas memórias do samba nacional por músicas que retratavam os acontecimentos no morro. Desde os anos trinta do mesmo século o grupo ganhou pelo menos um prêmio de primeiro lugar por década. Nos dias de hoje o carnaval no Rio de Janeiro não pode ter a mesma magia sem a presença da Portela.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.