Dicas Para Quem Vai Fazer o ENEM

História do ENEM

O ENEM (Exame Nacional de Ensino Médio), que foi criado em 1998, era usado inicialmente como uma prova para analisar o nível de aprendizagem dos alunos no Brasil. Poucos estudantes se dispunham a se dedicar para conseguir uma boa nota no exame. Mas em 2009, foi adotado como um sistema para decidir quem era capacitado ou não para ingressar numa universidade, as que adotam o sistema (maioria de faculdades públicas). O ProUni (Programa Universidade para Todos) adotou o sistema de provas para a distribuição de bolsas em universidades particulares para alunos comprovadamente carentes.

ENEM

ENEM

Alguns alunos encararam bem a mudanças nas provas de vestibular, como a prova não visa uma matéria específica, acabou auxiliando alunos que não entendiam bem de uma matéria específica. Já outros, acham que a concorrência aumentou muito, já que se disputa as vagas com outros estudantes de todo o país.

No primeiro dia de prova, são ministradas as provas Ciências Humanas e Ciências da Natureza, com 90 questões objetivas, e no segundo, Linguagens e Códigos e Matemática e suas tecnologias, além da prova de redação.

Dicas Para Se Preparar Para As Provas

Os professores recomendam que se estude pelo menos duas horas por dia, com exceção de finais de semana, reservando um tempo para descansar a mente. Resolver questões de apostilas e cadernos com conteúdos específicos para a prova, também são altamente recomendados.

É unanime também que se tire pelo menos um dia antes da prova para relaxar, algumas instituições até cancelam as aulas um dia antes das provas para auxiliar os alunos em seu descanso. Mas só uma boa noite de sono não é o suficiente, também é necessário se alimentar bem antes da prova, entretanto, se alimentar bem não é sinônimo de comer muito, e sim de ingerir alimentos saudáveis e leves, para evitar problemas gástricos.

Também é altamente recomendado que se leve lanches e garrafinhas de água para a sala, evitando assim problemas na hora do exame.

Na Hora da Prova

Os portões das instituições abrem ao meio dia em ponto, e se fecham às 12:55, iniciando a prova às 13:00 horas, mas aconselha-se que se chegue uma hora antes, pois atrasos não são tolera atrasos, e alunos que ultrapassem o limite de horário serão impedidos de entrar na sala. É importante levar um documento  original de identificação com foto, caso contrário, também o aluno também será barrado na entrada da sala. O uso de caneta esferográfica preta também é exigido nos dias de prova.

Telefones celulares são proibidos nas salas e qualquer um que o leve, terá que passar pelo processo de desmontá-lo e guardar em um saco lacrado até que o gabarito seja entregue de volta ao fiscal. Ir ao banheiro na hora da prova, apenas na companhia de um fiscal que normalmente fica no corredor durante o tempo de prova.

Saiba Mais

Saiba Mais

Os fiscais têm a função de informar a hora e o tempo restante no decorrer do exame, dando um último aviso trinta minutos antes do fim da prova para que os alunos possam passar as questões para o gabarito com calma. Os alunos que saírem depois de um determinado tempo, este informado pelos fiscais, poderão levar consigo o caderno de prova.

Música Que Incentiva

A grande maioria dos pré-universitários do país se prepara ansiosamente para o dia do ENEM, que será realizado nos dias 26 e 27 de outubro, contando com o auxílio de “aulões” oferecidos tanto por colégios particulares, como pelo Governo. Mas alguns deles oferecem maior estímulo aos estudantes, como a participação de bandas locais, que realizam shows musicais.

Neste sábado (10/08/2013), no Ginásio Paulo Sarasate (Fortaleza-CE), foi oferecido um aulão para os alunos de escolas públicas de todo o Ceará, e o que realmente o diferenciou dos demais foi a participação da banda cearense Soulpop, que deixou os jovens bem mais animados durante toda a manhã. O aulão se estendeu até meio dia, e contou com vídeo aulas e entretenimento gratuito para todos, mesmo para as pessoas que não cursavam o ensino médio, ou não viessem a realizar a prova.

Várias outras instituições realizam com atividades que visão incentivar os alunos a estudar, já que a maioria dos professores tem consciência de como esse ano na escola pode ser estressante para os alunos. Alguns buscam uma maior interação com os estudantes, tentando auxiliá-los durante o ano letivo.

http://www.youtube.com/watch?v=Ht2xXsfk1R4

Material

Se você já cursou o terceiro ano do ensino médio, deve saber que, de tempos em tempos, vendedores visitam os colégios oferecendo material de estudo por um preço normalmente acessível. O kit de estudo conta com cadernos de estudos, além de cadernos com questões que já caíram nas provas anteriores.

Nas livrarias também são vendidos livros e apostilas complementares, e além disso, existem revistas especializadas no assunto, que trazem guias sobre o ENEM.

Inscrições

As inscrições para o ENEM são feitas pelo site do SiSU no prazo estabelecido, no inicio dos anos. Em 2013, o período de inscrição se iniciou no dia 13 de maio e se encerraram no dia 27 do mesmo mês, o boleto pôde ser pago até o dia 29 de maio. As inscrições custaram 35 reais de cada candidato, sendo isentos de pagamento alunos que cursaram o terceiro ano em escola pública e mediante declaração de carência, e bateu o recorde até então, 7.173.574 de inscritos, aumentando em 24% o número em relação a 2012.

Correções

As correções das provas do ENEM são feitas automaticamente por um computador, através da leitura óptica dos cartões resposta, por isso é necessário o uso de caneta esferográfica preta.

A correção das provas de redação são realizadas por dois corretores, que podem estar tanto no estado nativo da prova, como em outro, que darão notas de 0 a 200 para cada umas das cinco competências de redação. A nota da prova será a média aritmética das notas dos dois corretores, caso não haja discrepância entres os corretores. Caso haja discórdia entre os dois, a prova será encaminhada para outro corretor, independente dos dois primeiros. Caso não haja discórdia nas notas, a média final será definida pela média aritmética da nota do terceiro corretor, e da outra que mais se aproximar dela, seja do primeiro, ou do segundo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.