SHAOLIN KUNG FU

Por mais estranho que possa parecer, o Kung Fu, arte marcial milenar, nasceu através dos ensinamentos budistas, conhecido por seu estilo religioso, tranquilo e pacifista.

Muitos séculos atrás, o monge Bodidharma deixou o seu templo na Índia e viajou centenas quilômetros por todo norte da China difundido a filosofia de Buda. Em sua peregrinação, Bodidharma conheceu o Templo Shaolin, cujas instalações se encontravam precárias e totalmente deterioradas.

Para reerguer a autoestima do local e reabilitar a saúde dos monges, que ali habitavam, Bodidharma ministrou fundamentos da cultura Zen. O mestre também mesclou métodos de respiração profunda e Yoga Indiana, com movimentos similares às técnicas de combate.

SHAOLIN KUNG FU

As constantes práticas destes exercícios e técnicas tornaram-se um sucesso no templo, passando ao longo dos anos seguintes por várias etapas de evolução, até que se transformou num completo sistema de autodefesa denominado de Shaolin Kung Fu.

Além de resgatar a saúde de seus moradores, este novo método combatia as ações dos marginais, bandidos e bandoleiros, que saqueavam constantemente o local. Não demorou muito para a reputação do Shaolin Kung Fu se espalhar por toda China e conquistar outros países da Ásia originando outras artes marciais, tais como: o Karatê, o Tae Kwon Do, a Esgrima e o Aikidô.

SHAOLIN KUNG FU

Associando o instinto de observação e de caça de 18 animais, entre estes: o tigre, a garça, o leopardo, o macaco, o louva deus, a águia, o dragão e outros, o Kung Fu se difundiu por todos os templos da China. Com a presença da Dinastia Ming, as técnicas foram adquirindo detalhes mais refinados e requintados, sendo que os golpes foram ficando cada vez mais aprimorados e poderosos, e um oponente inexperiente era facilmente aniquilado por um lutador mais tarimbado.

No fim dos anos de 1800, a vertente budista foi deixada completamente de lado e o Kung Fu se transformou em uma potente arma de autodefesa, principalmente quando muitas nações estrangeiras invadiram inúmeros territórios chineses.

SHAOLIN KUNG FU

MENS SANA IN CORPORE SANO – O termo Kung Fu pode significar “trabalho duro” ou “tempo habilidade”, cuja proposta se enquadrava aos padrões rígidos da sociedade chinesa, daquela época. Além de sua enorme eficiência nos exercícios de aquecimento, respiração e relaxamento, esta arte marcial também apresenta ao praticante, benefícios complementares para a mente, o espírito e o corpo.

A graduação de mestre só é atingida quando o lutador consegue equilibrar dois cruciais conceitos distribuídos na importância entre a harmonia e a ordem natural das coisas. O poder do Kung Fu repousa na habilidade de se defender em situações ímpares e impossíveis.

Na década de 60, com os filmes de Bruce Lee e diversos seriados da TV americana com o tema, esta arte marcial se popularizou em todo planeta ganhando milhões de adeptos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.