São Sebastião

São Sebastião é o padroeiro de muitas cidades pelo Brasil, como Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), Paranavaí (Paraná), Montes Claros (Minas Gerais) e Caraúbas (Rio Grande do Norte). Em Portugal também se comemora seu dia na cidade de Santa Maria da Feira, é a Festa das Fogaceiras. O método de execução para São Sebastião fizeram dele um mártir que foi mais tarde canonizado pela igreja por seus esforços para ajudar os cristãos.

Martir

Sebastião se alistou no exército para ajudar os cristãos a passarem por todo aquele sofrimento sem abandonarem a sua fé. Mesmo sendo cristão, era muito querido dos imperadores Maximiliano e Diocleciano. Estes, por confiarem muito nele, fizeram dele capitão da Guarda Pretoriana, a guarda pessoal dos imperadores em 283 d.C.. Três anos depois, foi levado a julgamento pela maneira como tratava os cristão. Ele era mais brando e atencioso com eles, por isso foi acusado de traição. Sua sentença foi a morte por flechadas. Essa imagem hoje em dia é a mais reconhecida de São Sebastião. Ele com as mãos atadas atrás das costas e o corpo perfurado por flechas. Após ser considerado morto, foi atirado no rio. Ele não havia morrido e foi encontrado por Irene (Santa Irene da Tessalônica que também foi canonizada pelo seu martírio ao não renegar sua fé em Cristo e se recusar a adorar falsos deuses). Ela cuidou dele que mais tarde foi levado de novo perante o imperador Diocleciano que o sentenciou à morte por espancamento. Mesmo assim ele não morreu. Acabou morrendo tendo seu corpo atravessado por uma lança.
Seu martírio fez com que sua história fosse um tema frequente nas artes da era medieval e depois sendo resgatado na renascença. Sua fé e confiança em Deus faz com que ele seja um Santo símbolo do amor por Deus, seus semelhantes e da luta pelos irmãos cristãos assim como São Jorge. A oração de São Sebastião fala sobre esse amor e confiança:

“Glorioso mártir São Sebastião, valoroso padroeiro e defensor da cidade do Rio de Janeiro, vós que derramastes vosso sangue e destes vossa vida em testemunho da fé em Nosso Senhor Jesus Cristo, alcançai-nos do mesmo Senhor, a graça de sermos vencedores dos nossos verdadeiros inimigos: o ter, o poder e o prazer, que fazem viver sem fé, sem esperança e sem caridade. Protegei, com a vossa poderosa intercessão, os filhos desta Terra. Livrai-nos de toda epidemia corporal, moral e espiritual. Fazei que se convertam aqueles que, por querer ou sem querer, são instrumentos de infelicidade para os outros. E que o justo persevere na sua fé e propague o amor de Deus, até o triunfo final. São Sebastião, Advogado contra a Epidemia, a Fome e a Guerra, rogai por nós.”

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.