Reverter Desmotivação do Trabalho

Nada mais chato e mais comum que acordar de manhã e ter que levantar correndo para ir ao trabalho. O problema é quando essa falta de motivação e a onda de preguiça que a acompanham não terminam após o café da manhã, mas se estendem por todo o dia no ambiente de trabalho, atrapalhando a produtividade de um profissional. Existem várias maneiras de reverter esse quadro. Livros, palestras, visitas a psicólogos, entre outras. Tudo isso, é claro, auxilia, mas não depende também da força de vontade do trabalhador. Em outros casos, a culpa pode ser do empregador, que precisa rever seus conceitos de ambiente, relações de trabalho, metas e até salários.

Equipe Motivada

Equipe Motivada

Muitas vezes a falta de motivação é causada por um contágio. Ou seja, um funcionário desmotivado, daqueles que preferem enrolar e fingir que está trabalhado ao invés de realmente produzir, acaba transmitido a desmotivação ao restante de uma equipe. Porém, não se pode culpar apenas uma pessoa ou a equipe de funcionários. A organização também pode ser culpada, tanto por políticas equivocadas da gestão, política de leis trabalhistas que não atendem aos direitos e reivindicações dos funcionários, quanto por falta de liderança dos funcionários com cargos superiores. Geralmente não há uma causa única, mas sim alguns problemas, que costumam ser pequenos, e juntos acabam gerando uma situação desconfortável.

Motivando

Motivando

No caso da desmotivação que parte de dentro para fora, ou seja, de uma pessoa para parte de uma equipe ou organização, as causas podem estar relacionadas a problemas no trabalho, como um projeto que foi recusado, relacionamentos ruins entre empregados, pressão demasiada por resultados ou lucros, ou até não receber o feedback da empresa sobre os bons resultados que o funcionário atinge. Problemas de ordem pessoais também influem, como términos de relacionamentos e doenças na família.

Quanto à parcela de culpa que as empresas e lideranças têm, é necessário fazer investimentos na área, que vão desde o conforto até a saúde dos funcionários. Não se trata de luxo, mas sim de evitar estresse e desconforto, que começam criando problemas de motivação e podem chegar a doenças mais graves. A fofoca e indisciplina também são problemas que geram desmotivação. Uma das maneiras de evitar ou reduzir essas causas é com um bom setor de comunicação, com funcionários especializados na área de comunicação interna, que podem identificar e gerir esse tipo de crise interna, causada geralmente por informações equivocadas e mal interpretadas.

Motivação no Trabalho

Motivação no Trabalho

Os líderes, que quando têm ações equivocadas podem ser a causa do problema, também são solução. Precisam tomar responsabilidade pelos problemas e partir para conversas francas e objetivas com os funcionários. Embora essas situações sejam constrangedoras, acabam se transformando nas mais eficientes soluções. O distanciamento entre os funcionários precisa ser evitado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.