Quem Foram Os Reis Magos?

Nos arquivos do Vaticano encontra-se um documento antigo, porém muito conservado que contém informações sobre os Reis Magos, aqueles Reis que saíram em viagem buscando Jesus para adorá-lo e o encontraram em um estábulo, dentro de uma gruta em Belém. A informação sobre a existência desse documento foi amplamente divulgada pela internet e por vários órgãos de imprensa.

Veracidade do Documento Atestada Pelo Vaticano

Embora esse documento, conhecido como A Revelação dos Magos, esteja sendo muito bem guardado pela igreja, ele não está entre os documentos (canônicos) catalogados pela igreja católica como Livros Sagrados. Contudo, a Igreja Católica reconhece que nesses documentos possa haver sobre a história da Igreja Católica, muitos elementos que ajudem a Igreja no fortalecimento da Fé. O Vaticano acredita que a autoria desses documentos possa ser de alguém sagrado.

Para provar que acredita na veracidade do documento, A Revelação dos Magos, o Vaticano não coloca nenhum obstáculo ao estudo dos mesmos, por críticos de qualquer religião. O documento (apócrifo) aparentemente demonstra ser um relatório  inédito do que foi a busca dos Reis Magos quando saíram em viagem para adorar o filho de Deus.

Questões Levantadas

As questões levantadas por esse documento são de muito interesse. Algumas delas são: Na verdade os Reis Magos foram três?  De onde eles partiram quando saíram em busca do filho de Deus? Por que eles fizeram essa viagem, qual era a finalidade realmente? Quais eram os seus nomes?

De acordo com um documento denominado Excerpta et Colletanea, São Beda, o Doutor da Igreja,  descreve dessa maneira os três Reis Magos: Baltasar era um homem de quarenta anos, de barba cerrada, mouro e tinha partido do Golfo Pérsico, de um lugar chamado de Arábia Feliz; Melquior partiu de Ur, terra dos Caldeus, já era um homem de setenta anos, um homem de cabelos e barbas brancas; Gaspar era o mais moço dos três, tinha apenas vinte anos era robusto e tinha partido de uma região bastante montanhosa que ficava próxima do Mar Cáspio.

Alguns historiadores religiosos especulam a possibilidade de que ao menos um dos três tenha vindo da antiga China um lugar denominado terra de Shir e que não aparece em nenhum mapa moderno.   Enquanto outros afirmam que eles eram reis, soberanos dos reinos dos  continentes: Europa, África e Ásia. Somente esses continentes eram conhecidos. Na verdade, os únicos dados que a Igreja tem e que podem ser analisados sobre os países de onde vieram os três Reis Magos são os fornecidos por São Beda. É quase impossível a identificação exata, de acordo com a geografia.

Reis Magos

Reis Magos

Segundo o Evangelho de São Mateus, por serem chamados de Magos, sugere quase sem dúvida que eles vieram de uma região da civilização caldeia (atualmente Iraque), mas acrescentou vários países próximos, inclusive o Irã. Isso porque, sendo os sacerdotes dessa região muito interessados nos estudos dos astros e porque todo aquele que era interessado em astrologia ser chamado de mago. Então, de acordo com o evangelho de São Mateus, os três Reis Magos daquele mundo considerado pagão, foram os últimos sacerdotes com honra que sinceramente desejavam conhecer o Menino Jesus, Filho de Deus, e Salvador.

O fato é que a fama que foi dada ao Reis Magos continua até os dias de hoje e os restos mortais dos três Reis são venerados na Catedral de Colônia, em sua nave central. Os visitantes ficam extasiados diante da magnífica urna que guarda os restos mortais dos três. Feita toda em ouro e enfeitada com pedras preciosas.

São Beda correlacionou os nomes dos três Reis Magos com significados que pode nos ajudar na compreensão da personalidade de cada um dos três, tamanha a precisão com que ele escreveu os nomes deles. Veja:

Reis Magos

Reis Magos

  • De acordo com São Beda, Melquior significa Meu Rei é Luz;
  • O significado de Gaspar é Aquele que vai inspecionar;
  • Deus manifesta o Rei é o significado do nome de Baltasar.

Para os Doutores da Igreja, principalmente para São Beda os três Reis Magos eram a representação dos reis de todo o mundo, porque ar três raças humanas que existiam eram representadas por eles em idades diferentes. Também ainda segundo São Beda, Tem significado simbólico o presente que cada um dos três Reis Magos levou e presenteou ao Menino Jesus.

O presente de Melquior foi ouro. Pois bem, na antiguidade quando alguém recebia ouro como presente significava que era reconhecido como parte da realeza. Pois era o ouro só era presenteado aos reis.

Gaspar deu ao Menino Jesus um presente que somente os sacerdotes recebiam, ou seja, incenso. Com esse presente, Gaspar estava reconhecendo a divindade do filho de Deus.

A mirra era reservada para presentear profetas. E foi com a mirra que Baltasar presenteou o Menino Jesus. Naquele momento ele estava homenageando o Menino Deus em reconhecimento da humanidade. Porém, ao mesmo tempo fazendo um prenúncio de todos os sofrimentos e dores que ele enfrentaria na Paixão redentora. A mirra simbolicamente também representava a imortalidade.

Eles Eram Realmente Reis?

Não se pode afirmar que eles eram Reis ou que não eram. Porque, não se sabe com exatidão a procedência de nenhum dos três e muito menos a localização de algum reinado que tenha pertencido a algum deles. O que se sabe é que por uma questão de cultura antiga  talvez a denominação Rei possa ser devido ao fato de poderes que um chefe de uma hoste tinha sobre ela. Poderes esses próprios de um verdadeiro rei.

A Estrela Que Guiou Os Três Reis Magos

Quando a estrela de Davi apareceu no céu o coração de cada um  daqueles três homens se encheu de alegria. E eles souberam que estavam no caminho certo.

Estranhamente os três Reis Magos seguiram a estrela  e foi como se ela tivesse depois de se transformar em luz , se transformado no próprio Menino Jesus. Depois que eles o encontraram a estrela desapareceu. No caminho de volta ( um anjo os avisou que eles não deveriam voltar para sua terra pelo mesmo caminho que os levaram até ali) eles foram guiados por anjos. Os três Reis Magos nunca mais viram a estrela de Davi.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.