Por Que a Urina é Amarela?

Alguns alquimistas europeus na Idade Média pensaram uma possível razão entre ouro na urina. Isso levou a infrutíferos esforços para extrair o minério. A cor amarela na urina acontece devido aos produtos químicos chamados urobilinas.

Estes são os produtos de degradação do pigmento biliar bilirrubina, que consiste em si um produto da decomposição da parte de hemoglobina dos glóbulos vermelhos desgastados.

Por Que a Urina é Amarela?

Por Que a Urina é Amarela?

Maior quantidade de bilirrubina é decomposta no fígado, armazenada na vesícula biliar, discriminada um pouco mais no intestino e excretada nas fezes (os metabolitos trazem o tom castanho), mas algum permanece na corrente sanguínea para ser extraída pelos rins, onde, convertidos para urobilina fornece tonalidade amarela familiar.

Essas mesmas substâncias químicas amarelas também fazem a cor da icterícia e de contusões, os quais resultam quando maior parte de hemoglobina do que o habitual está sendo discriminada e / ou o processamento dos produtos de degradação pelo fígado, que não é capaz de se manter.

Composição e Cor Amarela Da Urina

Urina é formada em principal por água. Seres excretam não apenas para se livrar do líquido, mas para levar as toxinas que poderiam se acumular e gerar doenças em outros sistemas.

A parte o mais importante da urina está na ureia (também conhecida como carbamida). O produto verdadeiro de desperdício nossos que o corpo tem de se livrar é a amônia (NH4+, quando em solução), formada pela quebra de aminoácidos, os blocos de construção das proteínas.

Porém o amoníaco é tão tóxico que apenas pequenas concentrações podem ser toleradas. Assim, qualquer amônia na corrente sanguínea é rapidamente convertida em ureia no fígado, então removida da corrente sanguínea nos rins.

Composição e Cor Amarela Da Urina

Composição e Cor Amarela Da Urina

Descoberta Da Ureia

A ureia foi “descoberta” por Hilaire Rouelle, em 1773 (isto é, ele foi o primeiro químico a isolar na forma pura e começar a compreender a composição). Ele foi a primeira vez que o composto orgânico a ser sintetizado a partir de materiais inorgânicos, quando, em 1828, Friedrich Woehler preparou pela reação de cianeto de potássio com sulfato de amônio.

Woehler estava tentando fazer cianeto de amônio, mas por sintetizar ureia, ele refutou a teoria de que os produtos químicos dos organismos vivos são diferentes da matéria inanimada, inventando assim o campo da química orgânica.

Não se pode ignorar o fato de que peixes e anfíbios não têm o ciclo da ureia para a remoção de amônia do sangue, uma vez que em geral podem excretar amoníaco de modo direto através das brânquias ou da pele.

Os Peixes Urinam?

Sim: Peixes de água doce estão sempre absorvendo a água do ambiente por osmose e tem bombeiam ela para fora. Peixe de água salgada não absorve H2O do mar (sangue e sal têm quase a mesma salinidade e potencial osmótico).

Como a Amônia Surge Nos Sistemas?

Amoníaco é gerado durante a repartição dos aminoácidos no fígado. Outras fontes incluem hidrólise bacteriana de ureia e outros compostos azotados no intestino. A concentração fisiológica normal no sangue é inferior a 35 mmol / l. Um aumento de cinco a dez vezes na concentração provoca efeitos tóxicos, em especial no sistema nervoso central.

Atenção Com a Urina Colorida

Urina incomum de cor (preto, laranja escuro ou marrom, por exemplo) pode ser um sinal de problemas médicos sérios. Necessário ficar com a atenção redobrada. Não tome nenhum remédio sem antes consultar o médico especialista. Esse fato pode agravar os sintomas segundo afirma o Ministério da saúde.

Algumas outras cores podem resultar de pigmentos na dieta, tais como betacianina, encontrada na beterraba.

A ureia é utilizada como um aditivo em cigarros para realçar o sabor.

A ureia é utilizada como fertilizante uma vez que as plantas podem ser fonte de azoto.

Embora hoje ureia seja fabricada pelos milhões de toneladas através de processos industriais.

Ureia na urina pode ser valiosa se outras fontes de nitrogênio são escassas.

Usada como adubo vegetal (quando diluída).

A ureia na urina pode ser decomposta em amoníaco novamente (gerando o cheiro característico da urina velha).

Amarelo Ou Incolor Com Urobilina

Urina varia na aparência, dependendo do nível de um corpo de hidratação, bem como de outros fatores. O tipo normal é uma solução transparente que varia de incolor para amarelo.

Na urina de um indivíduo saudável a cor vem em principal da presença de urobilina, que por sua vez é um produto final de resíduos resultantes da desagregação de hemoglobina durante a destruição de células do sangue de envelhecimento.

Urina incolor indica o excesso de hidratação (embora possa remover os sais essenciais do corpo).

Urina amarela escura é por vezes um indicativo de desidratação.

Amarelecimento laranja / luz pode ser causado pela remoção do excesso de vitaminas B a partir da corrente sanguínea.

Sangue na urina é denominado hematúria, um sintoma de uma ampla variedade de condições médicas.

Laranja ou marrom na urina pode ser sintoma de icterícia ou síndrome de Gilbert.

Urina preta ou de cor escura referida como melaria e pode ser causada por um melanoma.

Urina rosada pode resultar a partir do consumo de beterraba.

Urina esverdeada pode resultar a partir do consumo de alimento.

Urina avermelhada ou marrom pode ser causada por porfiria.

Urina azul pode ser causada pela ingestão de metileno, por exemplo, em medicamentos.

Odor Da Urina

O odor de urina humana normal pode refletir o que foi consumido ou doenças específicas. Por exemplo, indivíduo com diabetes pode apresentar um odor adocicado na urina. Isto acontece devido a doenças renais, bem como pedras nos rins.

Comer aspargo pode causar forte reminiscência no odor do vegetal causada pelo colapso do corpo de ácido. Da mesma forma, o consumo de açafrão, álcool, café, atum e cebola, resulta em aromas reveladores.

Alimentos picantes podem ter um efeito semelhante, tal como os seus compostos passam através dos rins sem estar dividido antes de sair do corpo.

Urina é subproduto do corpo segregado pelos rins através de um processo chamado de micção e excretado através da uretra. Metabolismo celular gera vários subprodutos, ricos em nitrogênio, que exigem a eliminação da circulação sanguínea. Estes subprodutos são expelidos durante a micção.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.