Origem do Sobrenome Silva

Anderson Silva. Daniel Alves. Lulu Santos. Ayrton Senna. Todos esses primeiros nomes são reconhecidos quando acompanhados dos sobrenomes. Detalhe que pouco se nota no dia a dia, mas que pode dizer muito mais da pessoa do que se pode imaginar. O sobrenome além de outras características indica principalmente o local de onde a pessoa advém.

Muitos nomes simplesmente pela percepção de representar uma língua diferente já demonstra a origem de onde a pessoa nasceu ou de onde seus familiares vieram. Aqui no Brasil, devido a grande imigração que acabou por caracterizar a colonização do país, nota-se um grande número de miscigenação nos nomes, os sobrenomes surgem de outras nacionalidades e ganharam fama e popularidade no nosso país.

Em algumas regiões o sobrenome da pessoa é a marca registrada dela, ou seja, ter nome de alguma família indica qual posição na sociedade aquela pessoa pode ter, ou o poder aquisitivo e social que ela possui. Em locais do interior do país principalmente o sobrenome torna-se a marca registrada da família, ou seja, todos se conhecem pelo nome da família. O sobrenome nesses lugares chega a ditar quem são os bons ou ruins para ter um relacionamentos ou até casar.

Tendo em vista essa importância de um sobrenome nada mais justo do que entender um pouco mais sobre a origem de um dos sobrenomes que mais ouvimos por ai: Silva.

Antes de tudo é importante destacar o que significa toponímia. Essa palavra se refere a uma parte de matéria que estuda os nomes de acordo com os locais, sua origem e transformação, sendo assim, esse estudo está relacionado com a área da linguística integrada com a história, geografia e até com a arqueologia.

Diante do que foi exposto, agora se pode dizer que o sobrenome Silva apresenta para os pesquisadores, claramente, uma origem toponímica. A palavra Silva no dicionário latino significa floresta, bosque, selva. Sua origem de fato, refere-se à um lugar de Portugal, conhecido como Torre de Silva. Essa torre encontra-se em meio ao caminho das cidades de São Julião e Silva, próximo à Valença.

Outros pesquisadores do assunto acreditam que a origem real do sobrenome Silva se deu ainda no Império Romano, sendo o nome dado ao povo que morava em regiões de selvas e matas. Com o passar do tempo e o fim do Império, muitos desses povos acabaram se refugiando na região da Península Ibérica, ou seja, Portugal e Espanha.

No Brasil, da história se tem o registro que o primeiro cidadão a portar o sobrenome Silva foi Pedro da Silva, que chegou ao país no ano de 1612 trabalhando como um alfaiate. Outro fato importante que provocou a expansão desse sobrenome no país foi a vinda de escravos com origem em Portugal. Muitos acabaram por se libertar e constituindo família que acabou por espalhar o nome pelo país. Por exemplo, a escrava Xica da Silva é um exemplo dessa realidade, mulher tão conhecida por seus atos marcantes na época da escravidão.

Algumas histórias populares dizem também que o sobrenome Silva foi dado a muitas pessoas que não apresentavam registro de nascimento e consequentemente não sabiam seu nome de origem, dessa maneira, quando iam ser registrados colocavam o nome Silva como sobrenome, visto que era o mais conhecido anos atrás.

Hoje em dia no Brasil, a quantidade de pessoas com o sobrenome Silva é incalculável, ainda mais que não há instituições no país que busquem por esses dados, entretanto é impossível afirmar que não se conhece nenhum Silva durante sua história de vida.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.