Líderes ao Redor do Mundo

Cada local possui seu próprio perfil de líder, de acordo com a cultura de cada povo. Enquanto alguns possuem líderes que atuam apenas sobre a esfera política, outros povos preferem líderes que atuam também como chefes espirituais.

Líderes ao Redor do Mundo

O Rei e o Papa

O papa, por exemplo, é uma figura que atua mundialmente como líder religioso da Igreja Católica e atua como líder das esferas executiva, legislativa e judiciária no Vaticano, um território independente dentro de Roma. Já o rei possui os mesmos poderes que um imperador possui, com a diferença que também tem autoridade religiosa sobre seus súditos. O rei exerce o cargo pela vida inteira e pode governar em dois modelos de regime: uma monarquia absolutista onde ele governa sozinho, ou em uma monarquia constitucional, onde ele deve governar com o auxilio do parlamento.

Empresas

O Imperador, o Ditador, o Chanceler e o Presidente

O imperador é um monarca soberano, o que equivale a dizer que ele não responde a ninguém, ou seja, sua autoridade é absoluta. O único imperador do mundo ainda em exercício é o Imperador Akihito, no Japão. O ditador também é um líder com autoridade absoluta. Ele pode chegar ao poder através de meios legais como eleições ou pela nomeação feita por alguém instituído legalmente (como foi o caso de Hitler) ou pode chegar ao poder através de um golpe de Estado (artifício usado por Getúlio Vargas, por exemplo). O Chanceler (também chamado primeiro-ministro ou premiê) é o chefe de governo em países com sistema parlamentarista, como a Inglaterra. O presidente é a figura mais comum nos países ocidentais e é o chefe do poder executivo em um país com regime democrático. O presidente pode chegar ao poder através de eleições diretas (quando o povo vota) ou através de eleições indiretas (quando um colegiado escolhe o presidente, por exemplo). O presidente deve comandar o trabalho dos ministros e dos outros políticos estaduais e municipais (governadores e prefeitos).

Estudos

O Sultão, o Cheque, o Grão-duque e o Emir

O sultão é um líder árabe cujo título significa “liderança”. Egípcios, turco-otomanos, marroquinos e outros povos da região usaram o título para governantes soberanos. Hoje em dia ainda existem sultões em países como Indonésia e Malásia. Xeque é uma palavra árabe que significa “ancião” e é usado para designar quem completa os estudos na faculdade, que compreende filosofia, história e cultura islâmica. No entanto atualmente o título está sendo usado para designar homens poderosos no Golfo Pérsico. O Grão-Duque é um título atribuído a príncipes soberanos de países como Rússia e Áustria, e começou a ser usado principalmente a partir da década de 1500. O titulo também é usado para líderes de um grão-ducado – o único existente atualmente é Luxemburgo, governado pelo grão-duque Henri. Por fim, o Emir é usado como título de nobreza islâmico, que foi usado primeiramente para militares e depois para homens influentes e poderosos. No entanto em países como Catar e Kuwait, o Emir é o chefe de governo.

Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.