Origem do Relógio de Pulso

O relógio de pulso é um relógio especialmente adaptado para se usar no pulso. O primeiro modelo que se conhece foi feito cerca de 1810 pelo relojeiro Abraham Louis Bréguet, por encomenda de Carolina Murat, princesa de Nápoles e irmã de Napoleão Bonaparte. A invenção é ainda atribuída, mais tardiamente, em 1868, a Athoni Patek e Adrien Phillipe, fundadores da empresa Patek-Phillipe. O modelo tornou-se rapidamente popular como adereço tipicamente feminino a partir dessa altura.

No início do século XX o aeronauta brasileiro Santos Dumont, por necessitar deste modelo por razões práticas, pois tinha as mãos sempre ocupadas em seus balões, pediu ao seu amigo joalheiro, Louis Cartier, que lhe fizesse um relógio de pulso especial. Cartier colocou então uma pulseira de couro. O inventor do relógio de pulso foi o mesmo do avião: o brasileiro Santos Dumont. O “pai da aviação” pretendia cronometrar o tempo de voo dos seus aviões durante as experiências. Naquele tempo, os relógios ficavam nos bolsos, presos a uma corrente.

Como Santos Dumont tinha dificuldades em tirar, constantemente, o relógio do bolso, encomendou ao joalheiro Cartier um modelo que ficasse fixo no braço e facilitasse o controle das horas. Em Março de 1904 Cartier apresentou-lhe o que é considerado, o primeiro relógio de pulso do mundo, baptizado de Santos, com pulseira de couro. Este episódio leva a que se considerem Santos Dumont como o responsável pela popularização do relógio de pulso entre os homens.

A Primeira Guerra Mundial foi o marco definitivo no uso do relógio de pulso, já que os soldados precisavam de uma forma prática de saber as horas. A coleção de relógios Santos Dumont é conservada até hoje, completando um século de existência e com cada parafuso intacto. O relógio tornou-se uma referência muito importante para a Cartier e a Coleção Santos é comercializada até hoje. O que acontecia é que eram adereços essencialmente femininos e eram geralmente feitos sob encomenda. Na verdade, Santos Dumont coube a popularização do relógio de pulso entre os homens.

Louis, neto do fundador da Maison Cartier, prometeu uma solução. E foi assim que, em 1904, nasceu “Santos”, o primeiro relógio de pulso masculino. O novo modelo se tornou objeto de desejo quando Santos Dumond desceram de seu avião em Paris, em 1906, usando a peça. A partir de então, a Cartier começou a receber inúmeros pedidos de encomenda, que culminou com a decisão de comercializar o modelo. A linha completa de relógios Santos veio alguns anos depois, em 1878, quando a marca passou a criar formatos mais tecnológicos, mas mantendo a coroa de cantos ovalados.

Em 2004, com o centenário do modelo, nasceram outros três: o esportivo Santos 100, o clean Santos-Dumont e o feminino Santos Demoiselle. Até hoje, todo eles são montados artesanalmente em Genebra, no charmoso e tradicional ateliê da marca. Os suíços contestam que Cartier tenha sido o inventor do relógio de pulso, alegando que o criaram em 1790. Santos Dumont inventou o relógio de pulso com a ajuda de uma velha conhecida dos brasileiros, a princesa Isabel.

Quando a amiga lhe deu de presente uma medalha de São João Batista, amarrou-a no pulso, já que no pescoço poderia atrapalhá-lo durante os vôos. Aí teve o lampejo: era o lugar ideal para o relógio. Batizado de “modelo Santo”, a novidade chegou ao mercado em 1911. “Infelizmente, aquele primeiro protótipo se perdeu, para o desespero da empresa Cartier”, comenta Henrique Lins Barros. Enfim, essa é a história  do tão usado relógio de pulso atualmente que é acessório tanto feminino como masculino, e existem hoje em dia milhares de marcas e modelos para todos os gostos e estilos.

Tipos de Relógio de Pulso

Relógios Gmt

Os relógios com função gmt indicam as horas em diferentes fusos. Pode escolher o nome de uma cidade importante num determinado fuso para ver as horas naquela região

Relógios de Quartzo

Relógios de quartzo, é o tipo mais comum, oferecem estabilidade e precisão. Uma pequena peça de quartzo oscila a 32.768 vibrações por segundo para garantir a precisão do tempo, e isso explica o fato destes relégios perderem apenas 10 segundos no mês. E tem mais, esse relógios precisam apenas trocar a bateria a cada 2 anos, não precisa de corda. E esse tipo de relógio têm vários estilos diferentes, o digital, o analógico e o analógico-digital.

Relógios Mecânicos

Relógios mecânicos, é mais tradicional e normalmente é mais caro do qe o de quartzo,  devido à habilidade, e também ao custo de trabalho exigido para pode criar a peça bem complexa. Estes relógios dependem de uma mola, no caso a mola principal, que oferece a energia ao oscilado, mais conhecido como “roda de balanço”, conforme gira. A corda oscila a cerca de 28.000 por hora, e isso significa que o relógio pode perde vários segundo em um mesmo mês

Relógio com cronógrafico: os relógicos cronógraficos age como um medido do tempo passado. Podem servir com frações de segundos para medir dois tempos separados simultaneamente ou consecutivamente.

Relógios com as fases da lua: os relógios com mostradores das fases da Lua indicam as fases da lua com uma imagem num giro rotativo.

Relógio com calendário: os relógios com data, eles mostram a data e o dia da semana, e os relógico completos, mostram a data, o dia da semana e o mês.

Relógios com toubillions: alguns desses relógios mecânicos possuem tourbillions, pequenos mecanismos para ajudar a eliminar possíveis erros de medição.

Relógios com taquímetro: as escalas de taquímetro localizam ao redor do aro de um relógio, medem a média de velocidade calculando o tempo e distância, é usado junto com o cronómetro.

Relógios à prova d´água: esses relógios normalmente descrito no mostrador ou caixa, um relógio a prova d´água é medido em pés, metros ou atmosferas. Esses relógios resistem à água a 30 metros são à prova de espirros de água, quando a resistência vai até 50 metros indica que pode usá-lo no chuveiro, com a resistência que vai até 100 metros indica que pode usar o relógio na piscina, os relógios com a resistência acima de 200 metros podem ser usados em mergulhos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Invenções

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.