Como as Supercolas Funcionam?

As Supercolas

“SuperBonder” colam uma infinidade de materiais de forma praticamente definitiva. O poder dessas supercolas é tamanho que são capazes de colar até os dedos de quem as usa, se não forem manuseadas com o devido cuidado. E dá um trabalho gigante descolar! Então se a supercola é capaz de colar tantas coisas, como ela não cola na embalagem? A resposta é o método como a cola é embalada. A cola é embalada a vácuo, fazendo com que a substancia responsável por unir os materiais não entre em contato com o ar. Isso é importante pois é o ar que faz com que a substancia reaja e fique extremamente colante.

Fórmula

A Fórmula da Supercola

Os fabricantes da supercola geralmente usam como principal ingrediente o cianoacrilato de etila, uma substancia extremamente colante que possui a propriedade natural de aderir bem a plásticos e metais. O segredo dos fabricantes é manter as moléculas do cianoacrilato de etila longe uma das outras dentro da embalagem. Isso as mantém sem o poder colante natural. No entanto, quando a embalagem é aberta a umidade do ar mas com que as moléculas de cianoacrilato se unam e façam com que o líquido fique pegajoso e saia por aí grudando as coisas. Essa reação é denominada polimerização.

Segredos

Ou seja, o efeito colante só começa a entrar em ação quando o produto entra em contato com a umidade do ar, pois essa umidade cria uma espécie de liga entre as várias moléculas de cianoacrilato de etila, fazendo com que essas moléculas que estavam separadas dentro da embalagem se unam novamente. O responsável por unir as moléculas quando a substancia entra em contato com a unidade do ar é o vapor. Depois que as moléculas se unem e adquirem o “grude” necessário é só passar a substancia entre as duas partes que se deseja colar. Isso deve ser feito rapidamente pois a cola seca rápido e depois de seca, é muito difícil separar as duas partes unidas pela cola.

Como as Supercolas Funcionam?

O Que Fazer se Colar os Dedos ou Objetos Que Não Deseja Colar

A água quente funciona para amolecer algumas marcas de supercola, mas provavelmente sempre sobrará algum vestígio em contato com a superfície do material. É possível retirar grande parte desses resíduos usando uma lixa, mas muitas vezes isso pode resultar em arranhões no material. Por isso é bom sempre tomar cuidado ao usar esse tipo de substancia altamente colante. Se a cola grudar os dedos da mão também não é necessário ficar desesperado! Uma lixa pode ajudar a solucionar o problema. Água quente ajuda a amolecer a cola mas é perigoso casar queimaduras. A melhor maneira é esperar que os resíduos saiam sozinhos da mão quando for lavá-las.

Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Invenções

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.