Grupo Femen: Ativismo Com o Corpo

Nos últimos tempos o Grupo Femen tem ocupado um grande espaço na mídia em geral devido aos seus protestos e também a intervenção da polícia nos mesmos. O grupo que foi criado em 2008 na Ucrânia é bastante conhecido, mas nem todo mundo sabe quais são os objetivos das mulheres que protestam usando o seu corpo.

Conheça mais sobre o grupo, suas integrantes e principalmente quais os ideais que elas defendem. Por trás da polêmica da nudez e das prisões das moças existe um objetivo, mesmo que muitos não levem a sério o movimento ou não concordem com a forma como ele é feito é interessante saber mais.

O Que Faz o Grupo Femen

Muitas fotos dos protestos do Grupo Femen circulam pela internet e são mostradas nos jornais. Bem provavelmente você já viu alguma foto ou soube de algum desses protestos, o grupo tem a sua origem e base na cidade de Kiev na Ucrânia. O grande destaque para o grupo feminista é a forma como as suas representantes protestam.

Em grande parte dos protestos as ucranianas aparecem seminuas e em poses polêmicas. As fotos das protestantes de topless circularam pelo mundo todo e fizeram com que esse movimento se tornasse bem famoso aqui no Brasil. Atualmente, existe até mesmo uma ativista brasileira no Femen, Sara Winter (falaremos dela mais adiante).

no images were found

Pelo Que Luta o Grupo Femen?

Quando as fotos das belas ucranianas de topless começaram a circular pelo planeta ficou a pergunta em relação ao que elas estavam fazendo. Apesar de não ficar tão claro num primeiro momento pelo o que as moças estavam lutando o grupo Femen começou a ganhar o seu espaço.

Depois de algum tempo os ideais e causas do grupo passaram a ser conhecidos e dentre os principais temas abordados estão a luta contra o sexismo e o turismo sexual. Além desses temas as protestantes do Femen também falam de política e de outros temas da atualidade.

no images were found

Sempre Foi Assim?

Quem pensa que os protestos das ativistas do Femen sempre foram assim, com o topless, se engana. As integrantes do grupo garantem que a ideia inicial era apenas fazer protestos que chamassem a atenção, não necessariamente de topless ou usando o corpo.

Conforme as mulheres do Femen pensavam em formas de chamar a atenção para os protestos e para o que elas tinham a falar apareceu a ideia da nudez. Sobre isso uma das integrantes disse: “Se a nudez feminina é um símbolo do mundo moderno e, independente na publicidade e no cinema, porque então ela não pode ser usada em campanhas políticas?”.

Porém, as moças não são ingênuas e sabem que muitas vezes são mal interpretadas pela imprensa e até mesmo pelas pessoas a que desejam falar. Muitas vezes as integrantes foram chamadas de nomes pejorativos e humilhadas publicamente pela imprensa.

Contra Tudo e Todos

Mesmo com a possibilidade de serem mal interpretadas as integrantes do Femen garantem que não se importam e que enquanto acreditarem que o país em que vivem é machista continuarão protestando. O objetivo do grupo é lutar contra o que acham que está errado tentando alertar o restante da população.

Não podemos deixar de reconhecer que as ucranianas têm obstinação e que estão ligadas diretamente no que desejam mudar no mundo e na sociedade como um todo. Para se ter uma ideia o Grupo Femen é visto como um inimigo da polícia ucraniana e sempre que realizam os seus protestos enfrentam a repressão da lei.

no images were found

O Que as Pessoas Pensam?

A opinião que as pessoas têm em relação ao Femen é diretamente formada pelo o que a imprensa divulga. Alguns jornais e revistas falam das protestantes ucranianas como mulheres que aparecem seminuas nos protestes apenas para chamar a atenção sobre si mesmas e se divulgar.

Já chegaram a dizer que as feministas desejam apenas atrair a atenção para os seus corpos, pois em geral as integrantes desse grupo são bem atraentes. Outras pessoas acham que é bastante irônico e controverso o fato de elas protestarem contra o sexismo com uma imagem sensual e até em alguns momentos vulgar.

Em relação a isso o grupo se defende alegando que é da sua ideologia a ironia e a coragem e que elas continuarão a protestar dessa forma para conseguir chamar a atenção das autoridades e locais e internacionais.

Para saber mais sobre o Grupo Femen acesse o seu site oficial em http://femen.livejournal.com/.

no images were found

Sara Winter – A Brasileira No Grupo Femen

A jovem brasileira Sara Winter começou bem no mundo do ativismo sendo aceita pelo Grupo Femen. Além de ajudar a divulgar os ideais do grupo ativista no país Sara já fez parte de um protesto na Europa. No dia 20 de junho de 2012 Sara assim como outras integrantes do grupo realizaram um protesto que terminou da prisão de várias delas, incluindo a brasileira.

A prisão de Sara serviu como uma verdadeira propaganda para o braço do Femen no país. Depois dessa tumultuada viagem a Europa Sara passou a receber mais de 100 e-mails por semana de jovens que desejam fazer parte do Femen Brasil. As mulheres que procuram fazer parte do grupo desejam lutar contra o machismo e a exploração sexual.

no images were found

Bancando Os Protestos

Você pode estar se perguntando como as integrantes do Femen conseguem dar conta de realizar os protestos sem verba. Na verdade elas contam sim com uma verba, o dinheiro vem da venda de produtos numa loja virtual.

Dentre os produtos comercializados nessa loja estão os exóticos quadros pintados com os seios das integrantes. As “boobs art” (arte com os seios, em inglês) tem os seus preços girando em torno de US$ 70 (cerca de R$ 140). Quem se interessou pode conferir em http://femenshop.com/.

Bancando Os Protestos

Bancando Os Protestos

Femen – O Principal Movimento Neofeminista

O Grupo Femen tem cerca de 500 ativistas em torno do mundo e esse número não para de crescer. Dessa forma é o principal movimento neofeminista do planeta e parece que a ideia de protestar usando o corpo está se tornando cada vez mais aceita. E você o que pensa do Femen? Conhecendo um pouco da história do grupo é possível formar uma opinião.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.