Funcionamento dos Presídios de Segurança Máxima

Quais são os elementos de segurança presentes em um presídio de segurança máxima

Os presídios de segurança máxima são construídos seguindo os padrões de segurança presentes em um tipo de cadeia surgido nos Estados Unidos conhecido como Supermax.

A principal regra seguida nesses presídios era de que o preso não poderia sair de jeito nenhum – a fuga deveria ser evitada a qualquer custo.No entanto, mesmo os nossos presídios de segurança máxima sendo construídos com base nos Supermax americanos, existe uma diferença crucial: no Brasil a permanência do detento nesse tipo de cadeia é limitada a dois anos, sendo que nos Estados Unidos o detento cumpre a pena inteira nessas cadeias.

Presos

Para garantir a segurança máxima os agentes carcerários devem ser incorruptíveis. Para isso, eles ganham salários superiores a quatro mil reais mensais, e geralmente o número de agentes carcerários é equivalente ao número de presos.

Proteção nos Presídios

A primeira medida de prevenção é o isolamento do preso, que vive em uma cela individual com até 7 metros quadrados. Os utensílios presentes na cela são normalmente feitos de concreto e geralmente são pia, cama, sanitário e mesa com banco, além de chuveiro.
O preso fica dentro desta cela em média 22 horas diárias.
Somente parentes diretos podem visitar presos nesta situação – e mesmo assim são investigados antes de poder realizar a visita. Visita íntima, só se o detento tiver excelente comportamento.

Isolamento

Para evitar que os presidiários possam fugir cavando túneis, o solo é protegido por uma camada feita de concreto que possui 1 metro de espessura. Chapas de aço impossibilitam a fuga.

Para tomar sol, o detento fica restrito a uma cela especial conhecida como solário, cercada por muros de 7 metros de altura. Para evitar que os presos possam ser resgatados durante o banho de sol, o horário dos banhos varia.
É impossível fugir por terra, ou atravessar os muros da prisão. E cabos de aço garantem que helicópteros não possam pousar e resgatar presos (como aconteceu no país em 2002).

Comunicação

Para receber visitas o detento deve ficar em um local chamado de parlatório. O local em que o preso fica é separado do local onde as visitas ficam por meio de um vidro blindado. Para conversar, é necessário utilizar um interfone.

Visita

Mesmo sendo proibido o uso de aparelhos celulares (nem os agentes podem utilizar celulares dentro do recinto), um aparelho emite ondas com freqüência semelhante à dos celulares, inviabilizando a comunicação mesmo que alguém entre escondido com algum celular.
Para se certificar de que os agentes não estão combinando nada com os presos, eles são obrigados a utilizar microfones na lapela do uniforme, para gravar todas as conversas que tiverem.
Câmeras também vigiam as agentes e os prisioneiros.
Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.