Figura de Linguagem Não-verbal

Para falar de linguagem não verbal é preciso começar falando de comunicação. E o que é comunicação? Comunicação é troca de informações que ocorre entre um emissor e um receptor, porém, esse processo de compartilhamento de informações, pode sofrer interferências de acordo com o tipo de código que é usado para fazê-lo. Porém, esses códigos, para que exista comunicação, precisam ser compreensíveis pelos dois ou mais lados da comunicação.

As pessoas precisam da linguagem seja ela verbal ou não para se comunicarem entre elas, com o mundo. Além do conjunto de palavras que podem ser escritas ou faladas, também é possível que seja feita com imagens ou gestos.

A analogia do verbo, vem da necessidade de verbalizar a linguagem. Por acaso você fez um teste e tentou falar deixando de lado os verbos? Sim, ter uma conversa sem o uso de verbo. Pode tentar e o que você descobrirá é que é impossível, faltará sentido e coerência para aquilo que você está buscando dizer.

Por isso, falando ou escrevendo é necessário usar as palavras.

Sobre Os Códigos Na Comunicação

A palavra é um código quando a lemos em uma revista ou livro, por exemplo. Se trata de uma forma de linguagem, que por sua vez é uma linguagem verbal. Não importa se falada ou escrita, as palavras são uma forma de linguagem verbal e com ela podemos nos comunicar.

A linguagem verbal não é a única forma de comunicação, mas é correto afirmar que é a principal, pois, através das palavras é que conseguimos transmitir o maior número de informações. Não há dúvidas que é a linguagem usada com maior frequência no dia a dia.

A Linguagem Não Verbal

Sem escrita e sem sinais também é possível uma outra maneira de comunicar-se, para esse modo de comunicação falamos que se trata de linguagem não verbal. E sem a linguagem e os sinais verbais, a forma de se comunicar, neste caso, é através da utilização de figuras, símbolos, esses passam a ser os códigos.

É possível que em alguns casos a linguagem não verbal seja involuntária, por exemplo, quando falamos em postura corporal. Você já ouviu falar no “corpo fala”? São movimentos e posições que colocamos o nosso corpo que “fala” o que realmente estamos querendo ou sentindo. Neste caso, somente as pessoas que entendem desse tipo de linguagem são capazes de identificar esses “sinais”.

Porém, a linguagem verbal é a postura do corpo, o tom da voz, os gestos, entre outros, que podem ser indicadores propositais para se comunicar de alguma forma. Uma pessoa pergunta se está tudo bem e a outra responde com um piscar de olhos.

Se a comunicação foi feita sem nada escrito e nem falado é porque se trata de uma linguagem não verbal.

Um exemplo de símbolos que comunicam é o sinal da luz vermelha, que é o suficiente para passar uma mensagem e todos a entendem.

A Importância Da Linguagem Não Verbal

O fato da linguagem não verbal não ser usada tanto quanto a linguagem verbal não significa que ela não tenha importância. Pelo contrário, se trata de uma linguagem de grande importância e gestos podem ser tão importantes quanto palavras.

Se falarmos em diferenças entre as linguagens verbal e não verbal, falamos no singular, pois existe uma única. A diferença está justamente no ponto que foi levantado acima, que na linguagem verbal toda comunicação é feita de forma voluntária, enquanto na não verbal, pode acontecer a mensagem involuntária.

Se na linguagem verbal as palavras são de extrema importância, na linguagem verbal, não se fazem necessárias. A sua inexistência é que a faz ser importante de outra forma. O objetivo, neste caso, não é necessário falar o que se pensa, mas se utilizar de outros meios, figuras, é uma dessas formas, para se comunicar.

São meios comunicativos na linguagem não verbal: gestos, cores signos visuais e objetos.

Pra Que Fique Mais Claro

Diante de um texto narrativo estamos diante da linguagem verbal. No caso de um diálogo entre duas ou mais pessoas, também se trata de linguagem verbal. O mesmo podemos dizer de um bilhete, de uma entrevista, de uma notícia publicada no jornal escrito, uma matéria contada na televisão, entre outros.

Se todas essas maneiras são formas de linguagem verbal, existem aquelas que são as não verbais. Veja alguns exemplos:

1- O semáforo é uma linguagem não verbal, cada cor dá uma mensagem e todas as pessoas podem compreendê-la.

2- O som do apito do juiz em um jogo. A linguagem não verbal não precisa exatamente ser uma figura, mas pode ser também um som, como aquele do apito. O mesmo juiz também usa outras formas de comunicação, como o cartão vermelho e o cartão amarelo.

3- Há também a figura da linguagem não verbal, como por exemplo, a imagem que pede silêncio ou para não fumar.

4- Também tem a linguagem do corpo, como por exemplo, o bocejo, que indica tédio ou cansaço.

5- No caso do masculino e feminino muitas figuras são usadas para indicar um e outro, nas portas de banheiros, por exemplo. São as figuras de linguagem não verbal.

A Linguagem Verbal E Não Verbal Ao Mesmo Tempo

A comunicação pode ser feita com a linguagem verbal e linguagem não verbal ao mesmo tempo. Por exemplo, é o caso das charges, dos anúncios publicitários e dos cartoons, que passam uma mensagem através de figuras, linguagem não verbal, acrescentando a elas, textos, e quando entra a escrita ,palavras, temos a linguagem verbal. Neste caso, um tipo de linguagem pode está complementando a outra e na falta de uma ou outro, teremos uma mensagem incompleta.

Seja a linguagem verbal ou a linguagem não verbal, ambas têm sua importância para a comunicação entre as pessoas e não só para isso, para que a cultura, a história de um povo, fique registrada, passando de geração para geração.  Assim como temos informações de tempos tão remotos, através dos escritos nas paredes das cavernas, deixaremos farto material para gerações que virão daqui pra frente.

Muitas vezes não é preciso falar para poder se comunicar de forma verbal. Quem não sabe ler somente entende as mensagens com figuras de linguagem não-verbais. Existem diversos símbolos que significam índices perfeitos do que pode ou não ser feitos, representando uma figura de linguagem não-verbal, conheça algumas: Proibido estacionar: Normalmente representado por um E que está em baixo do X que representa a proibição. Algumas vezes estão presentes os horários nos quais existe a proibição, ou seja, quando se pode estacionar sem maiores problemas.

Figura de Linguagem Não-verbal

Figura de Linguagem Não-verbal

Blá, blá, bla: Presente nos quadrinhos representa alguma fala que não está sendo ouvida ou que não tem importância por causa da redundância. Quadro do banheiro: Praticamente todos os banheiros de áreas comerciais, industriais e escritórios possuem quadros que anunciam se o banheiro é reservado para homens ou mulheres. Também existe a placa para as pessoas portadoras de necessidades especiais. Acento reservado: Está demarcado com imagens de gestantes, deficientes físicos e idosos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.