Em Vigor Nova Lei da Adoção

Embora tenha sido sancionada em agosto deste ano, a nova lei da adoção somente agora começa a vigorar e mesmo assim com muitos impasses que ainda farão com que ela demore a funcionar da maneira devida. Há muito que o sistema de adoção no Brasil precisa de mudanças que demoraram muito a chegar, agora entra em vigor a nova lei da adoção e com isso se espera que os processos finalmente tenham mais celeridade, pois atualmente a burocracia emperra todos os procedimentos para que se possa adotar uma criança. Espera-se que essa nova lei apresente algumas Soluções para Problemas Difíceis relacionados com os casos de adoção.

Estadual

Estadual

Mudanças na lei da adoção

Importante ressaltar que entre as mudanças na lei de adoção estão os casos de abandono ou violência, que a partir da nova lei tem o prazo de até dois anos para que seja ajuizada a ação de destituição do poder da família. Também de grande importância é o fato de que a lei de adoção determina que o prazo para que as crianças permaneçam no abrigo enquanto tentam reinseri-la na família é de no máximo dois anos, passado este tempo a criança irá para adoção e esta é uma situação complicada que deverá contar com a avaliação da justiça a cada meio ano. Esta é com certeza uma Bela Tentativa, porém para que isso realmente aconteça será preciso contar não somente com a lei e a boa vontade dos envolvidos na questão é necessário que se conte principalmente com uma boa Ajudinha de Deus. O plano individual aos desabrigados também é de grande importância, pois com ele se pretende dar o suporte necessário para que ao sair do abrigo o jovem possa caminhar sozinho.

Federal

Federal

Ação direta

Quem pretendia adotar crianças já conhecidas, Prepare-se para o Inesperado, pois não é mais possível, todos terão de entrar na fila de adoção, porém quem espera com ansiedade para ter A Alegria de Ser Mãe temos a novidade de que agora a idade mínima para adoção não é mais 21 anos e sim 18 anos independente de ser casada ou não. A partir de agora, quando as crianças têm mais de 12 anos serão ouvidas durante o processo de adoção e quem está na fila de espera para adotar uma criança terá a preferência e será incentivada para que adote crianças com mais idade.

Em Vigor Nova Lei da Adoção

Em Vigor Nova Lei da Adoção

Tempo do processo de adoção

A lei tem o objetivo de acelerar todo o processo de adoção que hoje leva em média quatro meses. De modo geral a criança que nasce e vai para adoção leva três anos e meio par ser adotada sendo que a maioria das famílias que resolvem adotar dá preferência às crianças com idade de zero a um ano.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.