Curiosidades

Curiosidades

Sempre existem aqueles acontecimentos que todo mundo fica curioso pra saber como realmente ocorreram, ou então o que aconteceu depois dele. Ou então aquele objeto que todo mundo usa no dia a dia, mas ninguém sabe de onde surgiu com certeza, ou como funcionam. Aqui duas invenções vão ser desvendadas: como surgiu a fechadura com segredo e como funciona o relógio. Além disso, também vai ser contado aonde foi parar toda a estrutura de aço do World Trade Center, que foi atingido por aviões seqüestrados por terroristas em 2001.

Curiosidades

Escombros do World Trade Center

Quando o World Trade Center (chamado de “as torres gêmeas”) foi atingido pelos aviões e caiu, a quantidade de destroços que ficou foi incalculável. Os custos da limpeza do local chegaram a incríveis 5 bilhões de dólares – no começo, o processo era feito manualmente para identificar restos mortais de funcionários ou outras pessoas que morreram no atentado. Os materiais que não puderam ser reciclados foram compactados e enviados para lixões.

Curioso

A maneira inteligente que arranjaram de encaminhar todo aquele material foi vender a estrutura de aço para siderúrgicas chinesas, indianas e coreanas, a 120 dólares por tonelada (foi vendido o total de 182 mil toneladas) – diminuindo consideravelmente a quantidade de escombros. Outros metais encontrados nos escombros foram utilizados para confeccionar objetos para homenagear as vítimas do atentado (como moedas, medalhas e placas) – a última peça de metal retirada dos escombros foi utilizada no casco de um navio da força marinha americana.

Sobre

Como Funciona o Segredo das Fechaduras

A razão pela qual só uma determinada chave pode abrir uma fechadura é o número e combinações de “dentes” das chaves, que devem combinar exatamente com o número, altura e quantidade de ranhuras que a fechadura possui – algumas fechaduras possuem ainda riscos laterais, tornando a combinação ainda mais especifica. Estes fatores – ranhuras, riscos, altura, grossura, tamanho e quantidade de dentes vão resultar em milhares de combinações possíveis, e cada combinação só vai destravar a porta se a chave correta for inserida na fechadura.

Imagem

Como Funciona um Relógio de Ponteiro

Os relógios de ponteiro possuem dois tipos: os de corda e os de quartzo. É mais comum encontrar relógios de pulso funcionando com quartzo. Em ambos os casos, eles são responsáveis pela alimentação do relógio. Para contar o tempo são utilizadas engrenagens, que são ajustadas para efetuar um giro completo de acordo com o tempo que marcam. Um ponteiro que mostra o minuto, por exemplo, é ligado a uma engrenagem que só vai conseguir completar uma volta inteira em 60 segundos – quando isso acontecer, a engrenagem vai movimentar o ponteiro, mostrando a passagem de mais um minuto. Como cada engrenagem é interligada, assim que termina um ciclo completo a engrenagem movimenta outra, responsável pela contagem das horas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.