Como Ter Um Relacionamento Feliz

Não existe receita de bolo para se ter um relacionamento feliz. Cada casal tem os seus problemas e os pontos fortes para encontrar soluções e os mais fracos para serem evitados. A verdade é que conflitos dentro de uma relação a dois são normais, desde que não ultrapassem limites, como por exemplo, do respeito.

A busca de um relacionamento feliz, na verdade, é a busca por pela melhor maneira de se viver a dois. É saber lidar com as diferenças das personalidades, que existem e sempre vão existir, até mesmo quando casal pensa que a sintonia entre eles é muito grande. Buscar por uma relação feliz é acima de tudo buscar por um relacionamento equilibrado, dizem os psicólogos.

Dicas Para o Relacionamento Dar Certo

A maior parte dos problemas vivenciados em uma relação a dois está exatamente na diferença de personalidade, dizem os psicólogos. O fato das pessoas terem gostos e interesses diferentes, como mínima coisa pode gerar um conflito. Expor uma opinião pode ser um ponto para iniciar uma discussão e que pode parar por ali ou seguir e se transformar em uma grande batalha.

O que não quer dizer que pessoas que não são parecidas não têm a menor chance e nem devam inciar uma relação. Pelo contrário, pessoas podem ser incompatíveis em tudo, mesmo assim, conseguem encontrar o equilíbrio necessário para seguir com uma boa relação. Porém, vale ressaltar que diante da raiva, do rancor, de guardar mágoas, é impossível seguir a diante.

A Mudança de Humor Atrapalha Um Bom Relacionamento

Os psicólogos chamam a atenção para as discussões entre um casal, que parecem não ter nenhum tipo de significado, quando na verdade, dizem os profissionais, é um embate de egos.

A mudança de estado de humor é apontada como uma grande vilã e como o dia tem 24 horas, garantir boa parte dele em total harmonia acaba sendo tornando um grande desafio. Basta uma pequena ideia ou detalhe e se percebe a diferença e o pior, a falta de capacidade de equilibrar essa divergência.

Por isso, para os psicólogos que são especializados em terapia de casais, o melhor não é passar do ponto da falta de acordo ou quando um e outro argumenta. Além disso, a birra infantil, de não quer falar por um determinado tempo, não vai ajudar, e numa discussão uma das partes precisa estar calma, caso o contrário se cria um problema infinito.

Em busca de um relacionamento feliz, os psicólogos aconselham que ambas as partes do casal vejam a situação com mais clareza e por isso destacam alguns pontos importantes. A receita não é de como ser feliz, mas de como administrar a realidade.

  • É sempre bom perceber quando uma das partes estão em busca de atenção, reconhecimento ou apreciação. Uma parte da discussão pode indicar esse caminho e a raiz do problema pode estar justamente nessa falta.

  • Ser egoísta em uma relação a dois e pior ainda, durante uma briga, só irá levar a situação para um ponto de que ficará ainda mais difícil resolver. Tentar se colocar no lugar do outro pode ser a melhor forma de dar um fim a um conflito, ou melhor ainda, nem sequer começá-lo.

  • Para se ter um bom relacionamento nenhum dos dois pode imaginar-se como vítima. A mente, dizem os profissionais, tem essa forte tendência a vitimizar a situação e a nós próprios e quando uma parte assume o papel de vítima, não vai enxergar o quanto está errada e o que poderia fazer para melhorar a situação.

  • Numa relação não dá para ficar buscando quem está certo e quem está errado. Numa discussão pior ainda, pois ela irá se estender em busca de argumentos para validar aquilo que está sendo dito. São pontos de vistas e ambos devem ser respeitados e dali para frente, busca-se um modo de viver com ideias distintas.

  • O que costuma minar muitas relações e mandar a felicidade para bem longe é a insatisfação acumulada. Umas vezes, uma das partes não gosta de algo, mas se fecha e prefere não falar, porém, assumir essa postura seria de grande serventia se fosse para apagar a situação da mente, mas não é bem assim. Aquilo fica guardado, é remoído bastante e na primeira discussão mínima, por outro motivo, vem à tona com força total. São chamadas de emoções engarrafadas e devem ser evitadas a todo custo.

  • Cuidado com os significados cuja credibilidade só tem a sua imaginação ou as suas conclusões precipitadas. É impossível ser feliz em um relacionamento onde tudo é “previsto” sem que a realidade tenha o menor valor. Não pode ser “eu penso” e sim “eu tenho certeza”.

  • Não use a generalização sem fundamentos de que as mulheres são mais emotivas que os homens, considere que as pessoas são diferentes e respeitar essas diferenças é um bom primeiro passo para ser feliz na relação.

  • Não serve de nada tentar esconder o que está sentindo em busca de uma solução milagrosa. Os problemas a dois devem ser resolvidos o quanto antes. Quanto mais tempo você tem tempo de pensar naquela situação ruim sem solução, pior ela parecerá ser. Então, o ideal é respirar fundo e ter uma conversa franca. É bem verdade que em muitos casos uma parte do casal não gosta de colocar o preto no branco, mas você precisa de alguma forma clara, demonstrar que não está tudo bem, pelo contrário.

  • Em momentos de desavenças, uma das piores atitudes é ficar apontando o dedo para o outro e dizendo, “você é isso ou aquilo” ou fez “isso ou aquilo”, acusações não resolvem problemas, pelo contrário, elas aumentam o que já existe. Assumir a parcela de culpa e não mencionar a culpa do outro é sempre um bom caminho para acabar logo com o impasse.

  • Para ter um relacionamento feliz acima de tudo é necessário existir amor, vontade de investir na relação e acreditar que isso é possível. Buscar um relacionamento feliz não é estar em uma relação falida tentando reconstruí-la pela milésima vez sem sucesso. Saber a hora do ponto final também é necessário.

Ter um relacionamento feliz e duradouro é muito difícil, mas não impossível. Não existem mágicas para que seu relacionamento seja completamente feliz, pois o namoro, ou até mesmo o casamento, com o tempo são sujeitos a crises que em muitas vezes fazem com o que parecia ser para sempre acabe, levando ao fim seu relacionamento. Por isso, alguns cuidados são importantes para evitar que esses problemas possam atrapalhar seu relacionamento.

Muitos casais acabam brigando muito devido a trabalho, pois além da pessoa passar o dia todo fora, quando chega acaba não tendo tempo para seu companheiro por ter que arrumar  a casa, ou até mesmo pelo cansaço da jornada de trabalho.

Como Ter Um Relacionamento Feliz

Como Ter Um Relacionamento Feliz

O ideal é administrar bem seu tempo para assim dar uma atenção e para se dedicar cada vez mais a sua vida afetiva.

E mesmo quando você estiver longe da pessoa amada, procure ligar, mandar uma mensagem carinhosa para demonstrar que mesmo longe você continua presente. É sempre bom reservar finais de semanas para melhor se dedicar a seu companheiro, procurar inovar sempre em relação a seu namoro ou casamento e até mesmo em sua vida sexual, sendo assim fazer um jantar a luz de velas, uma surpresa romântica, etc. Não deixando que a vida de rotina acabe com tudo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.