Como Os Camelos Armazenam Água?

Os camelos, animais tipicamente do deserto da Terra e eternizados em diversos filmes, podem ficar até sete meses no deserto sem água potável. Durante um tempo eles podem perder quase metade de seu peso corporal e não vão sofrer por desidratação ou desnutrição. Mas onde será que fica a água dos camelos?

Como Os Camelos Armazenam Água?

Como Os Camelos Armazenam Água?

Ao contrário do que as pessoas pensam, não é na corcunda do camelo que fica a sua água guardada. Para desmistificar a lenda da corcunda que guarda água no animal saiba que mesmo um camelo com sede ainda vai ter uma corcunda, mas se tiver fome aquele monte sob o seu corpo vai sumir.

A corcunda do cabelo tem como função armazenar gordura e não água como todos pensam. Como um camelo viaja todo o deserto sem alimento a sua corcunda começa a encolher ao longo do caminho. Se o animal ficar com fome por muito tempo, a sua corcunda desaparecerá totalmente.

E Onde Fica a Água Do Camelo?

Até o momento muitos cientistas acreditam que os camelos podem armazenar sua água ingerida ao longo do deserto em um dos seus três estômagos. Muitos camelos com sede podem beber até 100 litros de água durante uma única visita a uma fonte. Não há nenhuma evidência, porém, que os camelos podem armazenar água por longos períodos de tempo em qualquer outro lugar do seu corpo.

Não existe segredo na anatomia do camelo, sua corcova e como eles guardam água. O que acontece é que estes animais são eficientes no uso de água na sua nutrição. Eles são bem adaptados para a desidratação ao longo do deserto porque estão acostumados e são animais típicos de climas extremamente quentes de dia e frios severamente ao longo da noite.

O camelo parece ter sido desenhado (por dentro e por fora) para segurar e dosar bem sua água que leva em seu interior. Sua pele impede o animal de transpirar bastante. Suas células do sangue também são pequenas o suficiente para manter a circulação mesmo quando o sangue engrossa por conta da desidratação, mas ao mesmo tempo são elásticas o suficiente para manter muita água quando o animal ingere o líquido. Se um camelo com sede encontra um oásis, suas células vermelhas do sangue aumentam mais que o dobro do seu tamanho, enquanto seu corcunda permanece inalterada.

O Que São Camelos?

Os camelos são animais usados para transporte que vivem em alguns dos espaços mais desoladas do nosso planeta. A maioria dos animais de grande porte é incapaz de sobreviver nesses tipos de lugares desolados. Essa sobrevivência em locais remotos acontece porque o animal consegue armazenar água e comida por um longo período. Tais animais são capazes de usar isso como uma estratégia de sobrevivência, vivendo em desertos, montanhas e outros locais áridos para evitar predadores e outros animais que competem por recursos.

Um camelo pode percorrer longas distâncias sem se alimentar ou beber água. Esses animais podem suportar uma quantidade enorme de desidratação que lhes permitem sobreviver não apenas por dias, mas por temporadas inteiras sem passar qualquer necessidade. Com um pouco de comida e água tais animais são capazes de se alimentar e hidratar rapidamente. No quesito alimentação os camelos são onívoros. Eles podem comer quase tudo seja vegetais, carne e osso de outros animais menores, salgados ou doces e sem ter qualquer problema de digestão.

Os usuários deste animal para transporte dizem que é o camelo é muito dócil, aceitando costumeiramente carinho, mas teimoso e zangado se mal tratado. Os camelos reconhecem seus donos e se mostram carinhosos com ele costumeiramente.

Os Camelos Árabes

Talvez em nenhum outro lugar da Terra haja uma associação mais forte deste animal e a região que na Península Árabe. O animal nesta região é tido não apenas como doméstico, ou parte da família e usado como principal meio de transporte. Ao longo da história os camelos árabes têm servido às necessidades dos seres humanos. A contrapartida da relação do camelo e o homem é que os seres humanos asseguraram a sobrevivência de camelos há milhares de anos e, literalmente, levou-os para o sucesso como espécie, o que eles provavelmente nunca teriam tido por conta própria.

O camelo tem desempenhado um papel tão importante na cultura árabe que existem mais de 160 palavras para “camelo” em língua árabe. A geografia e o clima se combinaram para definir toda uma cultura com o camelo em seu núcleo. Isso, certamente, deve ser visto como um grande elogio deste animal notável.

http://www.youtube.com/watch?v=pEJOEXax0IY

Os Camelos Na História Do Homem

No ano de 1800 A.C. as rotas comerciais da Ásia e da África cruzavam a Península Arábica para transportar especiarias como incensos, ouro, marfim e a seda. Os camelos foram usados pelos povos antigos como transporte a caminho do Golfo para a capital comercial de Petra, na Jordânia Central. Os camelos foram usados pelos beduínos, cujos guerreiros formaram o núcleo dos exércitos muçulmanos que conquistaram os impérios bizantinos e persas em 7 º século D.C. Guerra e comércio estão na história do homem cavalgando o dorso de um corcunda.

Os Camelos Na História Do Homem

Os Camelos Na História Do Homem

Camelos e Cavalos

Muito se compara ao longo da história esses dois animais e cada um traz suas vantagens no uso pelo homem. Os camelos podem viajar por muitos dias sem comida ou água. Ao montar um cavalo por mais de metade de um dia o usuário precisa encontrar boas fontes de água.

Camelos são mais silenciosos e mais suaves do que os cavalos. Algumas pessoas que têm medo de cavalos se sentem bem confortáveis em cima de um camelo. Situações em que cavalos possam entrar em pânico dificilmente causam qualquer preocupação a um camelo. Se um cavalo fica muito assustado irá correr ou fugir. Os camelos raramente vão agir de uma maneira tão insensível. No entanto, os camelos, às vezes, por nenhuma razão aparente, começam a correr mais rápido.

Camelos parecem mais inteligentes do que os cavalos em uma situação de risco. Se um cavalo fica enroscado em uma corda ele vai lutar violentamente e ganhar queimaduras e arranhões. Um camelo vai conseguir sair do nó depois de tentar diversos caminhos e de forma pacífica, sem se machucar. Mas são apenas especulações, nada provado cientificamente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.