Como Funciona a Fala Humana?

Quando você quer falar o corpo expira e a respiração viaja para cima da laringe, localizada na garganta (na área por trás do “pomo de Adão”). Quando não se está falando o ar passa através sem qualquer obstrução. Mas quando você fala, as cordas vocais são trazidas juntas por pequenos músculos da laringe.

No momento em que o ar atinge essas pregas vocais vibram. Nesta fase, a “voz” é apenas um zumbido, amplificado pelas cavidades ressonantes na boca e garganta superior.

Este som é reforçado pela vibração dos ossos do seu crânio e outras partes do corpo (é por isso que, se você está doente, com um resfriado ou uma dor de garganta, a voz soa diferente do habitual). O som é moldado em palavras “articuladoras” – coisas como a língua, lábios, palato mole, forma, tamanho e movimento para criar própria voz.

Como Funciona a Fala Humana?

Como Funciona a Fala Humana?

Partes Da Voz

A. Laringe: Caixa de voz. As pregas vocais (também chamadas de cordas vocais) fazem parte da laringe e vibram para criar o som da voz.

B. Faringe: Garganta. Segue a partir da laringe e se divide em laringofaringe (logo acima da laringe), orofaringe (que vai para a boca) e nasofaringe (ao nariz).

C. Traqueia: Tubo que conecta os pulmões para sua garganta. A laringe fica na parte superior da traqueia.

D. Esôfago: Tubo de alimentação. Está atrás da laringe e traqueia. Auxiliado pela faringe que transporta ar e comida / água.

E. Coluna vertebral: Está por trás do esôfago. É possível sentir ao pressionar a parte de trás do pescoço.

F: Diafragma: Situado debaixo dos pulmões, dentro da caixa torácica. Tem a forma de uma cúpula. O principal músculo para controlar a respiração.

Pregas Vocais Ou Cordas Vocais?

Você provavelmente já ouviu o termo “cordas vocais”, usado para descrever a parte do corpo que cria um som para a voz, assim como as “pregas vocais” no mesmo contexto. Então, qual é a diferença entre os dois?

Pregas vocais são as mesmas cordas vocais. Os dois termos se referem à parte do corpo que desempenha as funções. O termo “cordas vocais” é menos correto no campo técnico, mais frequentemente usado entre leigos.

Anos atrás as pregas vocais foram consideradas como sendo dois cabos esticados através das vias aéreas, como as cordas de um piano (daí o termo “cordas”). Agora sabemos que as pregas vocais são dobras de várias camadas de tecido contínuas com outros tecidos na garganta.

Pregas Vocais Ou Cordas Vocais?

Pregas Vocais Ou Cordas Vocais?

Como Funciona? 

A. O ar sai dos pulmões, através da traqueia e para dentro da laringe.

B. O ar faz com que as pregas vocais vibrem.

C. Quando as pregas vocais vibram, prender o ar e soltam.

D. Cada lançamento envia um sopro de ar na faringe, cada sopro de ar é o início de uma onda sonora.

E. A onda sonora é aumentada à medida que viaja através da faringe; no momento em que sai da boca, isso soa como uma voz.

Anatomia e Músculos Da Laringe

A. Cricoide (rima com “tireoide”): Como o anel superior da traqueia a cartilagem tem a forma de um anel de sinete, mais largo na traseira do que à frente.

B. Cartilagem Tiroide: Se encaixa sobre a cartilagem cricoide, articulada de modo que pode balançar à frente e para baixo. Ela chega a um ponto na parte da frente, o que é chamado de entalhe. As pregas vocais se anexam no interior do entalhe da tireoide.

C. Aritenóide: Em cima da parte de trás a cartilagem cricoide segura à extremidade traseira das pregas vocais. Pode balançar; deslizar e controlar o movimento das pregas vocais.

D. Pregas vocais (cordas vocais) – Estas estruturas notáveis fornecem válvula para as vias aéreas e também vibram para produzir a voz. As cordas vocais são estruturas multicamadas, constituídas por um músculo coberto em revestimento mucoso.

Termos Importante

A. Rapto: As pregas vocais raptam (se separam), a fim de deixar o ar entrar e sair dos pulmões durante a respiração.

B. Adução: As pregas vocais podem para prender o ar nos pulmões.

C. Glotes: Este é o espaço entre as duas pregas. Usados para descrever diversos aspectos da movimentação das pregas vocais. Glote abre e fecha durante a vibração.

D. Epiglote: Cartilagem mole serve como parte do mecanismo de proteção na deglutição. Ela se dobra para trás ao longo da glote durante a deglutição de forma que comida e água não cheguem aos pulmões. Não está envolvida na produção de voz normal.

E. Hióide: Osso em forma de ferradura posicionado acima da cartilagem tireoide. Único no corpo que não está ligado a qualquer outro osso. Fornece o acessório para os músculos da língua, pescoço e mandíbula.

F. Fonação: Palavra usada para fazer barulho com a laringe, ou produzir som vocal.

G. Disfonia: Má qualidade de voz. Pode ser usada mesmo se o som é aceitável, mas a pessoa tem desconforto enquanto fala.

H. Adução: Ocorre quando as pregas vocais se reúnem para fechar a glote.

Músculos Intrínsecos Da Laringe

Cricoaritenóideo Posterior: Estes são músculos envolvidos no ato da voz de modo direto. Eles abrem a glote, puxando as extremidades traseiras das cartilagens. Isso puxa as extremidades da frente (onde as pregas vocais estão anexadas), para além, portanto, puxando as cordas separadas.

Cricoaritenóideo Lateral: Estes são adutores. Eles fecham a glote, puxando a extremidade traseira das cartilagens separadas, fazendo as dobras os vocais irem em conjunto.

Tireoaritenoideo – Estes são os músculos que formam o corpo das pregas vocais em si. Eles as diminuem puxando a aritenoide em direção à tireoide final. Isto reduz as pregas vocais, o que causa a vibrar com maior lentidão.

Os músculos tireoaritenoideos também têm uma força para fortalecer o fechamento da glote. Isto é, ajudam a trazer as cordas vocais em conjunto para resistir ao fluxo de ar dos pulmões.

Cricotireoidea: Alongadores das pregas vocais. Puxe a cartilagem tiroide para baixo e para frente sobre a articulação, o que aumenta a distância entre as aritenoides e o entalhe da tiroide, prolongando e apertando as cordas vocais, o que faz com que eles vibrem mais rápido, aumentando assim a afinação.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.