Como a Ausência de Gravidade é Simulada

Simulações

As agências espaciais que precisam estudar o efeito da ausência de gravidade podem fazer isso através de técnicas que permitem simular um ambiente sem gravidade. Embora por um curto período de tempo, essa simulação permite verificar o efeito da ausência de gravidade sobre o organismo humano ou até mesmo objetos. Muitos filmes mostram salas que realmente não tem gravidade ou até cintos ou outros apetrechos que permitem à pessoa “desligar” a gravidade temporariamente, mas isso não corresponde à realidade pois não é possível retirar a gravidade, apenas simular sua ausência.

Velocidade

Nas agencias espaciais isso ocorre fazendo com que a resistência do ar seja quebrada e portanto a sensação do efeito da gravidade seja anulada. Para cortar a resistência as agências utilizam o conceito de queda livre. Outra idéia incorreta que se difundiu é que a ausência de gravidade é simulada para preparar os pilotos para as viagens ao espaço. No entanto, vários objetos e teorias são testados. Os apetrechos que devem ir junto com as naves espaciais, por exemplo, são testados para que os pesquisadores verifiquem se eles possuem uma estrutura compatível e segura para a viagem. O objeto só pode ficar dentro da nave espacial se passar pelos testes que verificam seu comportamento na ausência de gravidade.

Como o Procedimento de Simulação é Feito

A simulação consiste basicamente em fazer com que uma aeronave despenque em queda livre. A aeronave pode estar tripulada por pessoas ou conter objetos que deverão ser testados. O procedimento pode variar de acordo com o objetivo do teste, mas a maioria segue um padrão.

Como a Ausência de Gravidade é Simulada

A altura da qual a aeronave despensa em queda livre é de 10 mil metros ou até 12 mil metros. Neste ponto o piloto inclina a ponta do avião fazendo um ângulo de 45 graus. É necessário ter exatamente esse ângulo para conseguir simular a ausência total de gravidade, senão a sensação de falta de peso não é completamente reproduzida.

Até chegar a 8 mil metros a aeronave demorará entre 20 e 25 segundos. Durante este período de tempo o que estiver dentro da aeronave fica flutuando no ar devido a ausência de peso. Nesse pequeno espaço de tempo os pesquisadores realizam os testes necessários, como medir o efeito da ausência de gravidade sobre o organismo de uma pessoa. Como o tempo é muito curto para verificar o efeito a longo prazo, os cientistas precisam extrapolar os dados e através de cálculos definirem qual seria o impacto de uma exposição prolongada do corpo humano a um ambiente sem gravidade.

Simulador

Gravidade

Quando a aeronave já está a uma distancia menor do que 8 mil metros do chão, a gravidade volta ao normal. Essa sequencia de quedas é feita repetidamente até que complete três horas de voo por piloto.

Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.