As Mulheres Que Mudaram o Mundo

O poder feminino vem sempre ganhando mais espaço no mundo. Antes, discriminadas e consideradas o ‘’sexo frágil’’, as mulheres lutaram e lutaram para que os direitos, concedidos até então somente para os homens, passassem a valer também para elas.

E funcionou. Atualmente, vemos muitas mulheres bem sucedidas: muitas são gerentes, chefes e até presidentes de uma empresa. Podemos dar um exemplo: Graça Foster, presidente da Petrobrás, uma das maiores petrolíferas do mundo; e também Dilma Rousseff, presidente do Brasil.

Algumas mulheres marcaram a história, seja de um país, pelo seu legado em algo, por ter feito alguma coisa benéfica para a humanidade, enfim. Neste artigo, você vai conhecer algumas das mulheres mais influentes e que, de alguma forma, mudaram o mundo. Vamos lá?

Mulheres Que Deixaram o Seu Legado

As mulheres conseguiram provar diante de todos que elas também tinham a mesma capacidade dos homens de impor suas ideias, de dirigir uma empresa ou país. Embora isso, ainda assim as mulheres ainda sofrem discriminação, ou violência, por parte dos homens. Felizmente, no Brasil, há a Lei Maria da Penha, que ampara as mulheres vítimas da violência doméstica.

Confira, agora, algumas das mulheres mais influentes e que deixaram o seu legado no seu país ou no mundo.

Mulheres Que Deixaram o Seu Legado

Mulheres Que Deixaram o Seu Legado

Madre Teresa De Calcutá

Madre Teresa de Calcutá, hoje também conhecida por Beata Teresa de Calcutá, era uma missionária da igreja Católica, que nasceu em agosto de 1910 em Skopje, Império Otomano (Atualmente não existe mais), que dedicou toda a sua vida em prol dos pobres e doentes.

Aos 18 anos, começou a sua jornada peregrina, atuando no Instituto Beatíssima Virgem Maria, onde ficou por um curto período de tempo.

Na Índia, começou a lecionar para crianças na ‘’Casa da Esperança’’, que fora fundada em 1952. No começo, não foi fácil para Madre Teresa.  Algumas pessoas já professavam outra religião, e seria difícil então, para ela, pregar a sua. Mas, isso foi passageiro. Logo perceberam as ótimas ações que Madre Teresa queria fazer, e assim, foi ganhando apoio e incentivo de muitos. Ganhou prêmios importantes, como o Nobel da Paz, que foi concedido a ela em 1979.

Enquanto preparava um rito religioso em homenagem á Princesa Diana, morta em 1997 devido a um acidente automobilístico (A princesa também era uma grande amiga da missionária) Madre Teresa sofreu um ataque cardíaco e veio a falecer, aos 87 anos, no dia 5 de setembro do mesmo ano da morte de Diana. A data de sua morte é referência na festa litúrgica.  Foi beatificada em 2003, depois de milagres atribuídos a beata.

Madre Teresa De Calcutá

Madre Teresa De Calcutá

Zilda Arns

Zilda Arns nasceu no dia 25 de agosto do ano de 1934, na cidade de Forquilhinha, em Santa Catarina. Era uma sanitarista e também médica, e, pelas suas mãos, surgiram a Pastoral da Criança e a Pastoral da Pessoa Idosa, movimentos hoje ligados com a CNBB. Sendo médica e sanitarista, procurava salvar as crianças, pobres, que estavam à mercê da fome, da violência e, sobretudo, da desnutrição.

O seu trabalho mais notável é a Pastoral da Criança, onde voluntários de determinada região se unem a fim de ver se as crianças se encontram nutridas e bem de saúde.  Nessa pastoral, foi desenvolvida uma farinha nutritiva que, adicionado ao feijão, ajudaria a nutrir a criança.

Zilda já ganhou muitos prêmios, tanto nacionais quanto internacionais, frisando sempre, em seus discursos, sobre a importância da saúde infantil no mundo.

Em janeiro de 2010, Zilda Arns estava discursando no Haiti, para implementar a Pastoral da Criança por lá. Nesse dia, 12, o país foi afetado por um terremoto devastador. A igreja onde se encontrava Zilda desmoronou, acertando-a em cheio na cabeça. Zilda morreu na hora. Encontra-se sepultada no cemitério Água Verde, em Curitiba, Paraná.

Ellen Johnson-Sirleaf

Ellen Johnson-Sirleaf, nascida em outubro de 1938 é, atualmente, a presidente da Libéria. Ela é a primeira mulher a ocupar o cargo de chefe do estado em toda a África. Eleita em 2005, quando derrotou George Weah, Ellen foi reeleita em 2011, ganhando neste mesmo ano o Nobel da Paz.

Ela foi responsável por atrair investidores para a Libéria, coisa que era muito difícil devido à falta de estrutura, pobreza, entre outros aspectos.

Margareth Thatcher

Margaret Thatcher, nascida em Outubro de 1925, foi a primeira mulher a liderar o governo do Reino Unido, entre o período de 1979 a 1990. Nesse tempo, Thatcher demonstrou ser uma mulher forte com pensamentos inteligentes. Quando assumiu o posto, Margaret viu o declínio que o Reino Unido estava condenado. Para que isso não ocorresse, Thatcher tomou uma série de medidas, como a venda de empresas estatais e flexibilização do mercado de trabalho. Surtiram algum efeito, já que a economia recuperou satisfatoriamente. Além disso, foi no governo Thatcher que o país venceu e reiterou a sua soberania sobre as Ilhas Malvinas, em 1982, quando desencadeou a guerra entre Argentina e o Reino Unido.

Era conhecida pela alcunha de ‘’Dama de Ferro’’, devido ás críticas a extinta União Soviética, a sua antipatia aos sindicados e também por quase morrer em uma tentativa de assassinato. Morreu dormindo, no dia 8 de abri de 2013.

Angela Merkel

Angela Merkel, nascida em julho de 1954 é a atual chanceler da Alemanha. Está desde 2005 no cargo, e em setembro de 2013 foi eleita para o terceiro mandato. É bastante aclamada, já que, em plena recessão, a Alemanha foi o único país que cresceu e que não teve um auto grau de desemprego na Comunidade Europeia. Ela é comparada á Margaret Thatcher, descrita acima, pelas semelhanças ao governar um país.  Ela disse que a Alemanha necessita “trabalhar com mais rapidez” para melhores resultados. A Forbes a classificou, em 2013, como a segunda pessoa que mais tinha poder em todo o globo.

Dilma Rousseff

Nascida em 1947, Dilma Rousseff é a atual presidente do Brasil, eleita em 2010, sendo a primeira mulher a ocupar a presidência do país. Sucessora de Lula, a presidente implementou muitos projetos, dentre eles, o ‘’Mais Médicos’’, que visam a contratação de médicos estrangeiros para as cidades do interior do país, que sofrem com a falta de profissionais desse porte. O programa causou muita polêmica.

Por Francisco Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.