A Origem Da Bíblia

A Bíblia é, segundo a Igreja, um manuscrito onde estão contidas as histórias de Jesus, o seu nascimento, os escritos dos profetas, enfim. É um livro muito complexo, onde são relatadas a criação do mundo, Adão e Eva no paraíso, as parábolas de Jesus, salmos, orações, versículos, enfim.

Mas, desde sempre a Bíblia é alvo de críticas, conspirações e outros em torno da sua origem. Muitos querem provas claras e históricas de que realmente os manuscritos que deram origem á Bíblia existiram, de fato.

Quem é cristão, não contesta e segue os ensinamentos que são propostos na Bíblia.  E ele é um dos livros mais lidos e vendidos de todos os tempos.

Você sabe qual é a origem da Bíblia? Neste artigo, iremos falar para você sobre a origem deste livro sagrado para os cristãos, mas de origem duvidosa para alguns que não aceitam alguns pontos. Então, vamos lá?

A Origem Da Bíblia

A Origem Da Bíblia

As Origens Da Bíblia

Do Antigo Testamento

A Bíblia começou a ser formada muito antes de Cristo, aproximadamente os anos de 1200 a.C. ou 1100 a.C até o ano 100 d.C. E a parte mais antiga deste livro nos leva até os primórdios de sua criação, pelo sistema de escrita não estar totalmente desenvolvida, a tradição era oral.

Para a maioria das pessoas, a bíblia surgiu de indivíduos que estavam com inspirações divinas e, a partir daí, começaram a escrever os manuscritos que deram origem á Bíblia.  Os livros que a bíblia comporta em si (Sim, a bíblia é um livro que tem livros dentro) variam de acordo com a religião. Na Cristã evangélica, por exemplo, só são aceitos 66 livros da bíblia, de um total de 73.

Sobre quem construiu a bíblia, temos certeza que não era somente uma pessoa, mas sim várias. Não daria nem para explicitar neste artigo. Quem quiser conferir detalhadamente, aqui está o link da Wikipédia, onde a tabela mostra quais são os autores de determinadas partes da bíblia.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Autores_da_B%C3%ADblia

Há ainda quem diz que a bíblia surgiu de uma ‘’tradução de uma tradução de uma interpretação de uma tradição por meio da fala’’. Mas não foi assim. As traduções feitas dos manuscritos antigos variam de acordo com a língua.

Mas há fatos muito mais polêmicos, como que diz respeito se os manuscritos são mesmo confiáveis. Isso bota em xeque muitas questões chave. No antigo testamento, por exemplo, há mais de 14 mil manuscritos. E, depois disso, várias outras inscrições foram encontradas entre os tempos. No Mar Morto foram descobertos, entre os anos 40 e 50. Esses confirmam os outros manuscritos.

Esses manuscritos descobertos no Mar Morto dão mais uma prova de como a confiança nessas inscrições são muito grandes. Eles, todos redigidos em judaico, era traduzidos por escribas hebraicos. Eles davam a própria vida pela segurança das escrituras. Eles, literalmente, ‘’suavam a camisa’’ para que os manuscritos fossem protegidos. Tinham um enorme cuidado para transcrever corretamente para o hebraico as escrituras. Para você ter uma ideia do comprometimento e do cuidado, se caso algum deles errasse uma única frase ou palavra, era necessário destruir todo o trabalho feito e começar tudo de novo.

E o Novo Testamento

O Novo Testamento remete á segunda parte do livro da Bíblia. Tudo que está nessa parte da bíblia foi redigida depois da morte e ressureição de Jesus Cristo. Ela é totalmente aberta aos Cristãos, embora o Novo e o Antigo Testamento sejam considerados ‘’Escrituras Sagradas’’.

O Novo Testamento, assim como o antigo, é composto de livros, totalizando 27. Ele foi sendo construído paralelamente a divulgação do cristianismo aos povos do mundo antigo. O Novo Testamento também ajudou com fundamentos para a teologia cristã. Ela, além de deixar a sua marca na política, religião e filosofia, ainda marca presença na arte, seja ela musical ou literal.

O Novo Testamento não tem um único autor, mas sim vários. E, como já dito, a sua escritura não foi de imediato, e sim em conformidade com os diferentes momentos da história. Ele começou a ser construído no ano de 42 d.C., na língua grega koiné. Essa língua era comum na porção oriental do imponente Império Romano. Os livros que são a maioria no Novo Testamento podem ter sido redigidos na 2º parte do século I, aproximadamente.

Entretanto, alguns livros não foram bem aceitos de imediato pela Igreja. Alguns tópicos foram bastante criticados e contestados, como é o caso do ‘’Apocalipse de João’’ e determinadas epístolas menores.

Há Quatro Evangelhos Nos Livros Do Novo Testamento:

 

Há Quatro Evangelhos Nos Livros Do Novo Testamento:

Há Quatro Evangelhos Nos Livros Do Novo Testamento:

*Evangelho De Mateus

Este evangelho é redirecionado a Mateus, um apóstolo.  O Evangelho tem início com a genealogia de Jesus Cristo, e recita a história que acerca o seu nascimento. Ele só acaba quando os discípulos são comissionados por Jesus depois de sua Ressurreição. A intenção de Matheus era para que os Judeus assemelhassem Messias a Jesus.

*Evangelho De Marcos

De autoria de Marcos, ele não foi um dos doze apóstolos de Cristo, mas auxiliou Paulo e Pedro. Esse evangelho foi escrito depois de Marcos inspirar-se em ensinamentos de Pedro. Ele se inicia a partir do batizado de Jesus por João Batista.

*Evangelho De Lucas

De autoria de Lucas, ele , assim como Marcos, não foi um dos doze apóstolos, mas ajudante de um deles: Paulo. Ele não testemunhou nada, mas escreveu seu evangelho depois de uma minuciosa investigação dos fatos.

*Evangelho De João

Feito por João, filho de Zebedeu. O evangelho escrito por João se inicia com um prólogo filosófico e acaba com o aparecimento esporádico de Cristo depois de sua ressurreição.

No caso do Novo Testamento, houve cerca de 5000 mil manuscritos, todos eles em grego, comprovando as escrituras desse livro. Alguns desses, por exemplo, são estimados dos séculos 3 ou 4 depois de Cristo.

Críticas Sobre a Bíblia

A bíblia sempre foi banhada de críticas e, na época atual, é ainda mais bombardeada. Exemplo disso é a condenação da relação de pessoas do mesmo sexo. Isso despertou a ira de homossexuais. Alguns ainda dizem que a bíblia tem passagens confusas e radicais demais.

Apresentamos, aí, um pouco sobre a história da Bíblia.

Por Francisco Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.