Análise Comportamental do Filme Avatar

Filme

Na informática, a palavra avatar é usada para indicar a representação gráfica de seu utilizador em um mundo virtual. Como significado literal Avatar descende do Sânscrito: Avatara, aquele que descende de Deus, um mensageiro. No caso do filme, que mistura ação e aventura do diretor James Cameron, o mesmo que dirigiu Titanic, outro filme marcante na história cinematográfica, o sentido utilizado para o nome é mesmo da tecnologia, pois os avatares são pessoas que ao entrarem em uma espécie de máquina, são transportadas para um mundo virtual. A trama do filme é desenvolvida quando um ex-combatente do exército, chamado Jake Sully, perde os movimentos dos membros inferiores em um combate, ficando paraplégico, e sem nenhuma vontade de continuar a lutar. Depois de um periodo de depressão, ele começa a fazer parte de um projeto onde tem a oportunidade de partir para uma aventura emocionante no Planeta ficticio de Pandora, onde logo experimenta uma sensação de liberdade, pois ao ser transportado como Avatar para esse mundo, sua projeção virtual não possui nenhuma paraplegia, fato que o deixa muito feliz. Nesse lugar há uma poderosa mina de minério, que irá incrementar a produção energética , levando os seres humanos a cobiçarem esse mineral. O lugar é habitado por um raça de humanóides, conhecida como Na’vi, que não toleram a presença de avatares nos seus dominios. Nesse mundo espetacular, essa espécie tenta preservar sua civilização a todo custo, da ambição e destruição humanas, tentando expulsar as máquinas mineradoras que avançam sobre suas floras, deteriorando o meio ambiente. O personagem Jake, a principio concorda em levar informações para um general que comanda a destruição do local, no entanto, após apaixonar-se por uma habitante , e refletindo o qual injusto seria a devastação de uma natureza tão abundante, se arrepende liderando uma batalha, como herói com o objetivo de salvar aquela civilização. Ao final após uma luta onde há destruição por toda parte, acontece o recomeço de uma nova vida para Jake, que morre para o mundo e revive em Pandora como seu habitante e lider.

Pandora

Análise Comportamental

Esse filme apresenta entre seus temas principais, como uma devastação ecológica pode destruir todo um planeta e também a capacidade do ser humano de reflexão e tomada de decisões, contrárias ao que antes julgava certo. É interessante ressaltar que Cameron idealizou essa história há 14 anos atrás e, somente agora com capacidade tecnológica conseguiu fazê-lo. Esse fato demonstra a preocupação do diretor com o meio ambiente desde esse periodo. Numa análise mais profunda, o filme mostra o qual frágil é a criatura humana, pois em um primeiro momento, antes da transformação do personagem em heroi, ele tinha como objetivo espionar os habitantes locais, para obter certos privilégios com o comandante, como recuperar de algum modo, os movimentos das pernas. No entanto, ao participar da comunidade do planeta, viu que talvez seu desejo fosse pequeno ,diante da destruição de milhares de seres, que seriam completamente exterminados, devido às suas riquezas ambientais. Além desse aspecto de preservação do meio ambiente, que o diretor tenta nos mostrar, há também o sentimento de amor e companheirismo que une aquelas criaturas e, como esses sentimentos são capazes de transformar todos que deles usufruem. Em uma última análise, quando o protagonista morre para o nosso mundo e renasce no Planeta Pandora, há uma remota esperança de que os homens consigam reverter siuações de guerras, conflitos e destruição, em uma nova perspectiva de vida onde possam viver em paz e com sabedoria.

Um filme interessante para quem quer refletir sobre mudanças, que podem acontecer em qualquer momento de nossas vidas, desde que a desejemos.

Personagem

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cinema

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.