O Que é Arma Biologica?

Arma biológica é um artefato desenvolvido para espalhar agentes vivos, seja ele bactérias ou vírus, capazes de infectar um numero grande de pessoas. Uma arma biológico, pode ter formada por micro-organismo patogênicos como, fungos, vírus, bactérias ou por toxinas elaboradas por um desses agentes, desde que elas causem efeito direto sobre o organismo humano ou indireto, fazendo uso da contaminação pretendida, atingindo vegetais ou animais que irão causar efeitos nocivos ao homem.

Desde o século 14, existe registro de manipulação de agentes infecciosos para contaminar inimigo, e recentemente apareceu em pequenos atos terroristas com correspondências infectadas.

Sem um aparato científico-militar é quase impossível desenvolver armas biológicas eficazes. Sendo assim um ataque desse tipo só ocorre feito por terroristas treinados pelo governo que possuam essa tecnologia ou em uma guerra. Porém, se algum cara maluco decidir fazer um ataque em massa, temos de torcer para que ele não escolha a arma biológica de maior potencia de destruição, o antraz.

Em uma famosa simulação publicada pelo Escritório de Avaliação Tecnológica, no ano de 1993, deu-se a ideia de um aterrorizante cenário. O membro da Comissão de Vigilância, Verificação e Inspeção da ONU, o geneticista Roque Monteleone, afirma que, “com o antraz não existe chance de contágio de homem para homem. Porém, dependendo do agente utilizado na arma biológica, a transmissão pode ocorrer também de indivíduo para indivíduo, causando uma epidemia e aumentando seu efeito devastador”.

O Que é Arma Biologica?

O Que é Arma Biologica?

Perigo!

As armas biológicas são tão temidas quanto as armas químicas, aquelas que usam substâncias toxicas como aqueles gases mortais que são criados em laboratórios. De fato, as armas químicas e as armas biológicas, possuem várias semelhanças como:

  • causam mortes em massa;
  • podem ser espalhadas sem explosões;
  • preservam a infra-estrutura física (documentos, edifícios, e outros).
Perigo!

Perigo!

Acordo

Para que essas armas, ou melhor, esses artefatos, sejam usados apenas com propósito militar, no ano de 1972, 144 países assinaram uma convenção internacional. O problema é que esse acordo apenas é uma espécie de carta de intenções, ou seja, quem não cumprir, os infratores, não cumprem penalidade.

O Ataque – Antraz

Um ataque de bactéria, como por exemplo a de maior potencia, o antraz, poderia matar até 3 milhões de pessoas.

– Perigo Aéreo

A maneira mais mortal de fazer um ataque usando antraz, seria a realização de uma pulverização aérea através de spray. Cada partícula com esporos de antraz, precisa ter de 10 a 15 microns, o que significa 5 vezes menor que o diâmetro de um fio de cabelo, para flutuar na altura ideal para infectar um ser humano.

– Efeitos Nefastos

Um ataque de arma biológica, em condições ideais, com 100 quilos de antraz, possui um potencial para matar até 3 milhões de pessoas. Nesse mesmo cenário, uma arma química, como uma tonelada de gás sarin, causaria 8 mil mortos.

– Bactéria Mortal

O antraz, ou melhor bacillus anthracis, é uma bactéria comum na natureza, a qual infecta ovelhas e bois, através da alimentação. O ser humano, pode ser contaminado por acidente ou de propósito, através do contato da bactéria com a pele, por ingestão ou inalação.

– Semente Do Mal

O antraz, para causar destruição em massa, precisa ser manipulado, produzido em laboratório, para que assim assuma a forma de esporo, um estágio onde a bactéria resiste a falta de água e a altas temperaturas, porém permanece capaz de causar infecções e permanece viva.

– Fauna Condenada

O antraz pode contaminar, na natureza, não só o homem, porém qualquer mamífero que também inale o esporo. Essa bactéria pode ficar “incubada” até mesmo por várias décadas no ambiente, assim impossibilitando a vida humano neste local.

Doença Causada Pela Arma Biológica

– Primeiros Sintomas

O corpo humano oferece condições  para que os esporos se alojem e volte à ativa na forma de bactéria. O primeiro sintoma, quando o esporo é inalado, é uma gripe. Caso o esporo entre em contato com a pele, irá aparecer pequenas feridas. Esses sintomas ocorrem em até uma semana após o ocorrido.

– Contaminação Na Pele

Quando o esporo da arma biológica, antraz, atinge somente a pele, o que é menos mal, a irritação que ocorre na pele leva de um a dois dias para se transformarem em feridas abertas as quais possuem um caroço escuro exposto. Apesar deste aspecto horrível, somente 20% dos casos que não são tratados com remédios são fatais.

– Contaminação Pulmonar

Já quando a pessoa inala um esporo do antraz, a coisa é mais feia, pois a infecção que parentava ser uma gripe simples, rapidamente contamina os pulmões e se espalha pela corrente sanguínea, onde libera componentes tóxicos os quais levam a morte em até 48 horas.

A Cura

– Remédios

Paras as pessoas que tiveram sintomas de infecção pulmonar pelo antraz, não existe outro jeito, a não ser só o tratamento com remédio. Porém, é importante medicar também as possíveis vítimas, com antibióticos para inibir a bactéria nos estágios  da contaminação. Contra o antraz, existe uma vacina, porém, ela precisa ser aplicada antes do ataque, e ela possui fortes efeitos colaterais e um custo alto.

– Limpando a Área

Para limpar os esporos dos veículos, do ambiente, prédios e até mesmo dos solos, tais devem ser esterilizados com produtos incinerados ou químicos como formol. Só para você ter uma ideia, o Governo Britânico levou mais de 4 anos para limpar ai inabitada ilha escocesa de Gruinard, palco de testes com antraz na Segunda Guerra.

Qual o Interesse Em Produzir Uma Arma Biológica?

Podem ser diversos os interessem que levam à confecção de armas biológicos como, religiosos, políticos ou territoriais, envolvendo diferentes etnias. A produção de armas microbiológicas, com a finalidade de assegurar o potencial bélico, usa diferentes meios para dissipar nos campos ou nas cidades, a destruição da população, seja pelo ar, através de alimentou ou pela água.

http://www.youtube.com/watch?v=ydgDNZJIVRY

Armas Biológicas

Além do antraz, que falamos aqui, existem outras armas biológicas como:

  • Clostridium botulinum – bacilo encontrado nos alimentos ou na água;
  • Orthopoxvirus – vírus da varíola;
  • Ébola – febre infecciosa hemorrágica.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ciência

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.